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HyTrade Inbound Marketing

5 itens obrigatórios para um funil de vendas efetivo

por Ricardo De Lucia Leite
funil de vendas

Todos os negócios precisam ter um funil de vendas simples que é composto por cinco itens obrigatórios:

  1. Definição do One-Liner (o que a empresa faz em uma linha)
  2. Um website
  3. Um ativo para geração de leads
  4. E-mails de nutrição
  5. E-mails de venda

Usamos este sistema, que foi desenvolvido pela StoryBrand, na HyTrade e nos nossos clientes e ele funciona. Vamos passar rapidamente por cada um desses cinco itens.

1) One-Liner (o que a empresa faz em uma linha)

Todas as empresas precisam ter um “One-Liner”. É comum perguntarem para nós “O que a sua empresa faz?” e muitas vezes nos complicamos para responder, seja porque a empresa oferece diversos produtos ou serviços complexos ou seja porque nunca paramos para elaborar esta resposta de forma simples e concisa. O “one-liner” serve para isso.

Para elaborar o one-liner você precisa ter a capacidade de gerar curiosidade nas pessoas sobre os produtos e serviços que a sua empresa oferece. É uma forma rápida de explicar qual problema você resolve, como você resolve e como a vida dos seus clientes ficará melhor depois que eles fizerem negócio com você.

2) Website

É óbvio que todas as empresas hoje em dia precisam de um website, porém há uma técnica e uma fórmula de quais e como as informações devem ser dispostas nas seções de cada página, principalmente na home page. Se isso não for feito corretamente, o seu website não irá performar como deveria e você vai perder negócios.

3) Ativo para geração de leads

Depois de acertar o seu website, você precisará de um ativo com conteúdo relevante para oferecer aos visitantes do seu website. Esses ativos (como e-books, whitepapers, estudos de caso) devem ser simples e focar nos problemas dos seus clientes. A redação do conteúdo de cada ativo e o local e como eles devem ser disponibilizados no seu website é de essencial importância para gerar os resultados esperados.

4) E-mails de Nutrição

A série de e-mails de nutrição, como o nome já diz, são projetados para nutrir um relacionamento contínuo com os seus leads. Você deve oferecer valor nestes e-mails, mostrando como resolver problemas que os seus clientes em potencial enfrentam. Você quer manter um relacionamento duradouro com eles, pois talvez eles não estejam prontos para comprar os seus produtos e serviços logo de cara e ao mesmo tempo, você não quer perder o contato com eles.

A maioria das empresas erram nesta parte, pois elas enviam comunicados, exageram comercialmente nos e-mails e não oferecem valor suficiente para que as pessoas queiram continuar na lista para receber os seus e-mails, e quando isso ocorre elas cancelam as suas assinaturas.

5) E-mails de Venda

A série de e-mails de venda, como o nome já diz, são projetados para vender, transformando, logicamente, os leads em clientes pagantes. Aqui, novamente, você tem que falar sobre os problemas que os seus produtos e serviços resolvem, evidências de que você já resolveu estes problemas para outras empresas e, no final, realizar a sua oferta de venda. Aqui o segredo é equilibrar uma oferta que não seja exagerada, mas que ao mesmo tempo faça com que o lead se comprometa com a venda ao comprar o seu produto ou serviço.

Sobre esta série

Esta estrutura funciona muito bem, seja para pequenas, médias ou grandes empresas B2B. Porém, a implementação dessa sequência é essencial para garantir o seu sucesso, e é isso que desdobraremos nos próximos artigos em maior profundidade.

Portanto, fique ligado nos próximos artigos e, caso você ainda não tenha assinado a nossa newsletter, você pode fazer clicando aqui.

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