Por Silvio Tanabe
Uma pesquisa recente realizada pela IDC revela o quanto a automação de marketing e outras ferramentas de software vem ganhando para as empresas em todo o mundo. Segundo o estudo, o mercado mundial já representa U$ 20 bilhões e deve chegar a US$ 32 bilhões até 2018, um crescimento de 12,4% ao ano.
Custo-benefício, possibilidade de planejar, executar e monitorar diversas ações estão entre os principais motivos indicados pelos profissionais de marketing e vendas ouvidos pela pesquisa.
Infelizmente, o IDC não informa se os CMOs das empresas no Brasil foram ouvidos, mas pela percepção que temos o nosso mercado está ainda muito atrás dessa realidade. Se o mesmo levantamento for feito aqui, certamente a constatação será de que a previsão de investimentos será bem menor, inclusive entre as companhias internacionais.
O que não deixa de ser uma oportunidade para as empresas que planejam ou efetivamente estão investindo em automação de marketing. Afinal, os números servem para reforçar uma tendência inevitável (e inexorável) e quem sair na frente com certeza vai levar vantagem sobre a concorrência.
Sobre o autor: Jornalista com pós-graduação em comunicação com o mercado pela ESPM-SP, Silvio Tanabe é empresário, sócio da Clínica Marketing 8Ps, agência parceira da HyTrade no desenvolvimento de mercado e novos negócios.