Patentes recentemente concedidas poderiam significar que os anúncios do Google podem oferecer opções de transporte para empresas locais
Por Christopher McGraw
Todo ano, as empresas gastam bilhões de dólares em publicidade, frequentemente com o objetivo de levar consumidores para as suas localizações, para comprar bens ou serviços. Enquanto que anúncios certamente podem ser um meio eficaz para tirar as pessoas da cadeira e leva-las aos seus carros, não seria mais fácil se as empresas buscassem esses consumidores em casa?
Esta é exatamente a ideia do Google.
“Levar um cliente potencial para a localização de uma empresa, para vender alguma coisa, pode ser uma das tarefas mais difíceis para uma empresa ou para um anunciante”, diz a recentemente concedida patente para o último algoritmo de publicidade do Google. Intitulado “Publicidade de consciência de transporte físico para conversões”, a patente foi submetida em 2011 e aprovada na semana passada.
O algoritmo “relata geralmente providenciar gratuitamente ou com desconto o transporte para a localização de um anunciante”, de acordo com a patente. Usando o algoritmo, as empresas podem garantir “que os obstáculos para o cliente entrar na localidade da empresa são menores”, dando, portanto, mais um incentivo para frequentar a empresa.
O algoritmo usa dados do consumidor para determinar o seu valor potencial para a empresa; isto é, qual é a distância da sua casa até a empresa, usando os meios atuais de transporte. O Google combinaria esta informação com o seu conhecimento já bem desenvolvido do transporte, para coordenar o modo mais eficiente de transportar o cliente até a empresa. Esta opção de transporte grátis, ou de baixo custo, seria então apresentada ao usuário, como parte de um anúncio local dirigido.
Aqui está o segredo: Os inventores (Luis Ricardo Prada Gomez, Andrew Timothy Szybalski, Sebastian Thrun, Philip Nemec, Christopher Paul Urmson) “são também responsáveis por muitas das patentes do Google para carros sem motoristas”, de acordo com a TechCrunch.
Isto significa que brevemente nós veremos carros sem motoristas pegando consumidores e os levando até lojas, tudo isto enquanto drones (aeronaves sem pilotos) da Amazon estarão no ar, entregando os seus pacotes dentro de uma hora? Quem sabe? Agora mesmo isto é apenas um algoritmo que o Google patenteou, mas, não seria muito imaginar a cena acima descrita.
Fonte: AOL Autos
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite