Por David A. George
Twitter, Vine, Instagram, mesmo o Google+… e agora o Facebook!
Até parece que não há mais o símbolo da libra – apenas hashtags (jogo da velha) em todo lugar.
Por uma boa razão.
Os hashtags, assim como outros símbolos, servem para um propósito: eles basicamente indexam toda a tagarelice da nossa mídia social e a categorizam, para a nossa conveniência. Uma enorme tarefa, em minha opinião!
Mas, porque nós devemos gastar o nosso tempo para aprender qualquer coisa sobre estas hashtags – o que têm elas para nos beneficiar?
Boa pergunta! Mas, antes nós precisamos responder…
Porque as hashtags são importantes?
Como eu mencionei anteriormente, as hashtags são uma forma estruturada de categorizar e de indexar as suas postagens e outros conteúdos no Facebook. Elas dão contexto ao que você está compartilhando online.
Por outro lado, se você colocar uma hashtag ao início de uma palavra, você instantaneamente torna essa palavra clicável, de forma que quando alguém clica no mesmo hashtag, o seu conteúdo é indexado naquela categoria.
De acordo com o Facebook:
“Os hashtags transformam tópicos e frases em links clicáveis, em postagens na sua agenda pessoal ou na sua página e ajudam as pessoas a achar postagens sobre os tópicos nos quais elas estão interessadas”.
Todo o conteúdo compartilhado, incluindo textos postados, vídeos e fotos são mostrados na página de resultado, quando você clica sobre ou faz uma busca para ou clica sobre #navegar:
Como os hashtags do Facebook ajudam a minha empresa?
Além de tornar o seu conteúdo relevante para a #conversa digital que você está escolhendo, considere estes usos possíveis…
Promoção de um concurso/campanha
Os hashtags do Facebook são uma forma muito útil de obter mais tráfico numa campanha ou concurso que você está organizando. Ao acrescentar hashtags às suas postagens que mencionarem o concurso, as pessoas que estão navegando na mesma hashtag têm maior probabilidade e ver o seu concurso e de engajar nele.
Também, solicitando aos seus fãs do Facebook para fazer “pegadas” e carrega-las com uma hashtag é uma maneira segura de gerar mais imagens, engajamento e atenção, anunciando a sua presença no Facebook.
Promoção de um novo produto
Esta é uma grande maneira de ganhar exposição para uma nova linha de produtos que você está lançando, ou para uma nova coleção que você está oferecendo.
Como nós sabemos que o usuário médio gasta cerca de 85 dólares americanos (aproximadamente 190 reais) no Facebook, e que o custo médio de adquirir um novo fã é 1,07 dólares americanos (aproximadamente 2,35 reais), o benefício de colocar a sua marca em mais telas não precisa de um grande cérebro matemático. Use as hashtags do Facebook para que quando as pessoas estiverem buscando por coisas em oferta, tais como #vestidos, #roupas impermeáveis, ou #botas, elas saberão onde compra-las.
Maximize o seu SEO social
Usando as hashtags adequadas para todos os aspectos da sua empresa, você pode atrair olhos de potenciais clientes (leads) de todos os cantos da rede social.
Por exemplo, se você possuir uma loja de artigos para jardim, você faz muito mais do que vender rosas vermelhas. Você também vende #fertilizantes, #ProdutosparaGramado, além de #grelhas, #SementesParaPássaros, ou oferece serviços como #paisagismo.
As pessoas estão procurando diariamente essas coisas, portanto, assegure-se que elas estejam bem visíveis ao postar o seu conteúdo com hashtags.
Mas, não faça como aquela pessoa chata, que coloca 12 hashtags em cada postagem que ela faz! Esta é uma grande maneira de perder fãs, ou de (que horror!) ser escondida no noticiário das pessoas!
Anúncio dirigido
Sabendo como é fazer negócios no Facebook, você pode bolar estratégias de direcionamento educadas na sua nova campanha.
O seu produto ou serviço tem alguma relação com um evento atual? Imagine como dirigir-se a uma audiência no Facebook usando a voz pode acrescentar “viralidade” (enorme difusão) online à sua marca, postando atualizações com a mesma hashtag.
Ouça!
Uma das características frequentemente negligenciada na mídia social é a capacidade de ouvir o que a massa está dizendo – a “rádio peão”.
Ouça o que as pessoas estão sentindo. Ouça quais são as necessidades delas. E, especialmente, ouça o que as pessoas estão dizendo sobre a sua marca.
Em conclusão
Lembre sempre que, quando usadas corretamente, as hashtag do Facebook trazem muitos benefícios. Mas, quando elas são usadas incorretamente, elas apenas fazem barulho.
Além disto, ao combinar palavras numa hashtag do Facebook, considere usar o caso Camel (conhecida marca de cigarros). Ele torna a sua hashtag 100 vezes mais fácil de ler. Por exemplo: #istonãoétãofácildeler vs. #AgoraIstoÉMuitoMaisFácilDeLer.
Agora é a sua vez
Você já usou alguma hashtag do Facebook? Quais são os seus pensamentos inicias? Compartilhe conosco nos comentários a seguir!
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Sobre o autor: David A. George é o Chefe de Conteúdo da Heyo. Ele é apaixonado por marketing, pelo Android, por ir à praia e por mergulhar. Ele gostaria de conectar-se com você pelo LinkedIn,Twitter, Facebook, e Google+. Ou escreva um e-mail para dgeorge@heyo.com
Fonte: Heyo
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
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