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Dez práticas recomendadas de marketing de conteúdo para obter maior eficácia

por dionei

Por Heidi Cohen

Todo homem de negócios, independentemente do tipo de organização onde ele trabalha (B2C, B2B, organização não lucrativa, ou empreendedor individual), quer conteúdo que dirija tráfico e que ajude a construir audiência. Para este propósito, é importante fazer o seus leitores se sentirem especiais, criando conteúdo eficiente de marketing que forneça acesso exclusivo à informação.

Para minimizar os custos e para alavancar a distribuição e a promoção a eles relacionadas, é útil ter um plano desde o início do seu programa de conteúdo. As seguintes melhores práticas de marketing de conteúdo e algumas dicas o ajudarão a construir este plano da melhor e mais eficiente maneira possível.

Criação eficiente de conteúdo

Independentemente de oferecer produtos físicos, serviços e/ou mídia, estas dicas e ideias o ajudarão a aumentar o volume do conteúdo que você pode eficientemente criar, para apoiar as metas da sua empresa.

1. Dê à sua audiência um vislumbre, por trás das cenas, da sua empresa: Pense como no teatro e aplique isso ao conteúdo. Você precisa responder a seguinte pergunta: o que a sua audiência achará interessante saber. A força deste tipo de informação é que ele não precisa ser criado no mesmo formato que o resto do seu conteúdo. De fato, ele fica frequentemente melhor se ele for uma cortesia.

Dica acionável de marketing de conteúdo: Ofereça atrás do palco, mostre e diga para a sua audiência, o que pode ser contar uma história, mostrar fotografias adicionais, mostrar vídeos ou outros formatos. Mesmo empresas “chatas” podem alavancar o poder de se dirigir aos seus empregados, para fazer nascer um produto. Descubra quais membros da sua equipe que são apaixonados pelo produto, independentemente dos seus cargos na organização. São estes evangelistas internos que podem realmente fazer nascer a sua marca.

2. Conteúdo especial: Forneça informação exclusiva que a sua audiência não encontrará em outro lugar. Isto é útil para fazer as pessoas visitarem os seus outros conteúdos e localidades de mídia social e você pode utilizar uma ampla variedade de formatos de conteúdo, tais como listas de verificação, vídeos, artigos sobre “como fazer” e folhas de trabalho.

Dica acionável de marketing de conteúdo: Desenvolva um plano para criar este conteúdo ao mesmo tempo no qual você cria o seu conteúdo principal, de forma a obter maior valor do talento e dos recursos pelos quais você está pagando, bem como garanta que o seu conteúdo tem um aspecto consistente e dá a sensação de ser consistente. Um grande exemplo, verifique o que fez Pat Flynn para o lançamento do livro “Let Go”.

3. Entrevistas: Enquanto que muitas empresas de mídia usam entrevistas como a parte central das suas ofertas de conteúdo, veja uma página de Jon Stewart, do canal Comedy Central, que especificamente oferece as suas entrevistas no ar para serem usadas como conteúdo único apenas na web.

Dica acionável de marketing de conteúdo: Avalie o potencial para explorar informação adicional sobre os tópicos que você usa para as suas principais peças de conteúdo. Considere também falar com pessoas chave relacionadas a esse tópico. Para muitas empresas, isto quer dizer seus empregados, bem como peritos de fora.

4. Perguntas e respostas: Aumente o valor do seu conteúdo respondendo perguntas feitas pela sua audiência, ou pelos seus colegas de indústria e pelos seus pares. Da mesma forma que com a informação por atrás das cenas, você pode coletar esses dados como parte do seu processo de criação geral de conteúdo. Novamente, este conteúdo pode ser desenvolvido através do uso de um vídeo, de um áudio e/ou de um texto.

Dica acionável de marketing de conteúdo: Seja criativo em relação às pessoas com as quais você fala. Não se limite àquelas que você destaca no seu conteúdo principal. Se você fez uma apresentação num webinar, use as perguntas da sua audiência. Alternativamente, use os seus canais de comunicação para enviar perguntas para uma audiência mais ampla, para obter também as contribuições delas. Por exemplo, eis aqui uma mesa redonda na qual eu peço a peritos para definir o que é marketing de conteúdo.

5. Cenas externas: Aprenda com a indústria do cinema, que empacota os seus DVDs com cenas externas extras. Nenhuma promoção do cinema fica completa, hoje em dia, sem conteúdo adicional que seduz a audiência para desenvolver relações mais profundas com a sua empresa.

Dica acionável de marketing de conteúdo: Planeje filmagens adicionais quando você está capturando conteúdo para o filme, para vídeos e para fotografias.

6. Gestão do conteúdo: O objetivo é oferecer recursos relacionados para a sua audiência, que destaque a sua introspecção e o conhecimento de uma determinada área. Isto é particularmente útil para acrescentar valor a uma peça de profundidade. É também uma boa maneira de reposicionar o seu velho conteúdo e para dar nova vida a ele.

Dica acionável de marketing de conteúdo: Ao invés de produzir uma coleção de links, acrescente comentários ao conteúdo existente, para ajudar a sua audiência a entender melhor os assuntos envolvidos. Este conteúdo trabalhado pode servir de base para uma Newsletter semanal a ser entregue à sua audiência.

7. Pano de fundo: Não suponha que a sua audiência está familiarizada com todos os aspectos do tópico escolhido. Crie conteúdo que ofereça a informação que ela necessita para melhor entender os assuntos e para discutir nas suas ofertas de conteúdo – sem se dirigir a ela de cima para baixo.

Dica acionável de marketing de conteúdo: Gerencie o seu conteúdo passado (bem como o conteúdo de outras fontes) para preencher as lacunas dos tópicos mais complexos. Acrescente comentários para guiar os leitores e para oferecer valor e perspectiva adicionais.

Três dicas adicionais para tornar o seu conteúdo mais eficaz

1. Crie o seu conteúdo exclusivo ao mesmo tempo em que cria o seu conteúdo principal: Fazendo isto, você garante continuidade na sua informação e tira vantagem de recursos e de talento externos.

2. Use diferentes formatos de conteúdo: Não se limite a texto. Entenda que diferentes pessoas absorvem informação de maneira diferente. Considere fotografias, vídeos, podcasts (entrevistas) e apresentações.

3. Garanta que os contratos de talentos lhe dão o direito de reposicionar e de distribuir quaisquer conteúdos criados em múltiplos formatos e plataformas: Embora essa seja uma questão legal, ela é crítica para garantir que você esteja protegido e que não necessite fazer gastos extras.

As empresas, independentemente do foco, necessitam continuamente de novo e fresco conteúdo. Cada vez que você faz um brainstorm para criar um novo conteúdo de marketing, tenha a certeza de que você também inclui acesso a informação adicional exclusiva, que a sua audiência quer.

Você já usou quaisquer dessas boas práticas de marketing de conteúdo para ampliar o seu marketing? Se a resposta for sim, qual foi a sua experiência? Há quaisquer outros tipos que você gostaria de acrescentar a esta lista?

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Sobre a autora: Heidi Cohen é perita em marketing acionável. Como presidente da Riverside Marketing Strategies, Heidi trabalha com empresas e e-varejistas de mídia online para aumentar a lucratividade com programas de marketing inovador, baseados em sólida análise. Durante 20 anos, Heidi obteve profunda experiência em marketing direto e digital junto a uma ampla gama de produtos, incluindo bens não duráveis, serviços financeiros, entretenimento, entidades de mídia e bens artesanais. Heidi compartilha as suas introspecções sobre marketing acionável no seu blog. Encontre Heidi Cohen online no Twitter @heidicohen, no LinkedIn e no Facebook.

Fonte: Content Marketing Institute

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

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