By Collin Smith
Parece que cada ano traz novas melhores práticas e estratégias na área da capacidade de entrega de e-mails. A equipe responsável pela capacidade de entrega da Act-On (representada no Brasil pela HyTrade) quer ter a certeza que você esteja um passo adiante da concorrência e no domínio dos últimos avanços. Nós identificamos o que pensamos serão as três principais tendências da capacidade de entrega para 2015; dê uma olhada e descubra como ter a certeza que cada uma das suas mensagens de e-mail será entregue.
1. O engajamento continuará a ser crítico
Tem havido muitas mudanças na capacidade de entrega, mas uma coisa definitivamente permanecerá consistente: o engajamento é importante. Grandes provedores de serviços de internet estão constantemente melhorando a sua capacidade para medir o engajamento, o que significa que eles são mais capazes de – e provavelmente irão − julgar as suas mensagens de e-mail através da qualidade e da quantidade do engajamentos. O Google fez algum ruído nessa área, no final de 2014, com o lançamento do seu Inbox App. A sua característica de “pacote” coloca mais ênfase no engajamento e embaça as linhas da colocação na caixa de entrada. Como um profissional de marketing, você pode tirar vantagem dessas mudanças, focando os seus esforços no aumento do engajamento com a sua audiência alvo.
O engajamento começa pelo seu conteúdo
Enviar conteúdo relevante e personalizado pode ajuda-lo a conectar com o seu destinatário, de forma mais poderosa. Por exemplo, uma simples personalização do primeiro nome na sua linha de assunto, pode pagar grandes dividendos na geração de taxas de abertura.
O engajamento se aprofunda com a segmentação
Esta é uma tática de engajamento que o ajuda a construir um grupo mais forte de subscritores. Isto o ajuda a fazer mais ofertas especializadas e a usar uma linguagem sob medida para falar a uma pequena audiência, ao invés de uma audiência mais ampla. A beleza da segmentação é que ela pode ser enviada de várias maneiras. Você pode partir de uma simples dicotomia de destinatários engajados versus destinatários não engajados (uma tática simples, mas ainda eficaz de capacidade de entrega) até uma divisão complexa, baseada nas ações ou nos interesses de uma pessoa. Qualquer tipo de segmentação pode gerar engajamento e melhorar a capacidade geral de entrega.
2. O crescimento dos dispositivos móveis exige uma melhor otimização
Verificar e-mails em nossos telefones móveis ou em nossos tablets tem se tornado uma atividade simples. Se estivermos no trabalho, em casa, ou se tivermos saído em busca de uma xícara de café, nós temos acesso aos e-mails a qualquer momento do dia. Esta mudança para dispositivos móveis continuará (e provavelmente será acelerada) em 2015. Isto pressiona os profissionais de marketing para assegurar que os seus e-mails estejam otimizados para dispositivos móveis. Os e-mails com letras pequenas, chamadas tediosas para ação e imagens grandes demais e quebradas produzirão destinatários insatisfeitos e oportunidades perdidas. É importante investir em desenhos ou em modelos responsivos, que permitem que os e-mails fiquem de maneira estética e adequada nos dispositivos móveis. Gastar tempo e esforço na otimização para dispositivos móveis pode pagar grandes dividendos.
3. Aprenda e viva sob as regras da capacidade de entrega
Há muitas regras de capacidade de entrega que profissionais de marketing inteligentes devem continuar a seguir no próximo ano. Veja, a seguir, algumas das mais importantes:
■ Em primeiro lugar, há a necessidade contínua de seguir o que dita a lei CAN-SPAM , uma lei federal (nos Estados Unidos) que pode desencadear sérias penalidades para os profissionais de marketing que quebrem estas regras. Isto não vai mudar.
■ A seguir, há a necessidade de investir em ferramentas para gerência de listas, para manter os dados limpos. Os destinatários estão constantemente mudando os endereços de e-mail (pessoalmente, eu tive quatro diferentes endereços de e-mail no ano passado), e os provedores de serviços de internet fazem de muitos endereços de e-mails abandonados armadilhas de spam. Essas armadilhas tornar-se-ão mais dinâmicas e eficientes na determinação de blocos. A melhor maneira de mitigar este risco é limpar a sua lista frequentemente. O princípio do ano oferece a oportunidade perfeita para revisar a sua base de dados e remover quaisquer subscritores que não tenham aberto os seus e-mails ou clicado neles (nós recomendamos tipicamente de seis a nove meses). Revise e retire, para que você possa focar no grupo central importante dos seus subscritores.
Enquanto estas três tendências estiveram presentes em 2014, todas elas continuam a evoluir e tornar-se-ão ainda mais importantes em 2015. Os membros da nossa equipe de capacitação de entrega estão constantemente pesquisando os dados do mercado para permanecer na frente das novas tendências. Então, por favor, deixem-nos saber se você tem alguma pergunta.
Sobre o Autor: Collin Smith é analista de entregabilidade de serviço da Act-On Software.
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
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