Por Nicki Howell
O Instagram foi lançado em 2010. Nos primeiros dias, o site então pouco conhecido de compartilhamento de fotos tiradas por dispositivos móveis caia frequentemente – um início não muito promissor. Mas, atualmente, ele é uma grande potência.
Um número cada vez maior de profissionais de marketing usa o Instagram, e espera-se que esta ferramenta da mídia social alcance logo taxas de adoção sem precedentes, incluindo uma previsão que ela ultrapassará o Twitter em 2017. Quase 50 por cento das marcas dos Estados Unidos usaram o Instagram durante 2016, mas, de acordo com o eMarketer, esse número deve crescer para 70 por cento neste ano.
Recentemente, o Instagram lançou o “Stories” – uma característica que está capturando a atenção de muitos profissionais de marketing. Nos primeiros três meses, Stories abrigou 100 milhões de usuários diários. Por quê? O que é tão bom em relação à Stories? E como podem os profissionais de marketing usa-lo para atingir as suas metas?
Stories do Instagram: Exatamente o que é isto?
Você já usou o Snapchat? Se já usou, você verá uma surpreendente semelhança com a nova característica Stories. Todavia, o Snapchat tem muito menos usuários – 150 milhões de usuários ativos por dia, em comparação com os 300 milhões do Instagram.
Se você não usou o Snapchat, ele é um app popular para dispositivos móveis, que permite postar fotos e vídeos, que desaparecem logo após terem sido compartilhados. A Stories do Instagram inclui este mesmo elemento de tempo, e os posts expiram dentro de 24 horas. O Stories também inclui texto e ferramentas para desenho, que oferecem uma oportunidade adicional para temperar as fotos e os vídeos.
O Stories reside numa localização separada do feed regular da sua marca no Instagram. Consequentemente, você pode criar uma história e posta-la frequentemente, sem a preocupação de supersaturar a sua audiência. Ao contrário de outros canais da mídia social, as pessoas não podem “curtir” os posts ou deixar comentários. Resulta disso que alguma pressão é aliviada, e as marcas podem se concentrar mais em criar grande conteúdo e se preocupar menos com o número de curtidas e de comentários que são capturados.
Veja sete estratégias para adotar o Stories nos seus planos de marketing para 2017, para obter maior impacto.
1. Cubra um evento
Você tem um evento se aproximando? Se tiver, este é um grande momento para testar o Stories do Instagram. Nas outras plataformas da mídia social, as audiências podem ficar sobrecarregadas pela grande quantidade de conteúdo postado.
Em contraste, o Stories do Instagram permite que os membros da equipe postem conteúdo para apenas uma história. O antigo conteúdo desaparece automaticamente, deixando a história limpa e organizada.
Recentemente, a Deloitte Digital ofereceu uma visão, por detrás das cortinas da edição da Advertising Age sobre “Mulheres a serem observadas em 2016” (“Women to Watch in 2016”), usando esta característica. A história da empresa no Instagram incluiu pequenas entrevistas com palestrantes principais e breves tomadas das apresentações.
2. Crie P&R (Perguntas e Respostas)
Os profissionais de marketing são responsáveis por entender os pontos dolorosos da sua audiência alvo. E, mesmo se você verdadeiramente entender a sua audiência, ela pode ter perguntas que você ainda não considerou. Poste uma pergunta nos canais da mídia social para aprender quais questões são, agora, as mais preocupantes para a sua audiência alvo.
Depois de coletar as respostas, procure as mercadorias e programe um Instachat, que basicamente é um bate-papo com a sua audiência em tempo real. Promova o evento nos canais da mídia social e, cuidadosamente, faça anotações do conteúdo da sessão de bate-papo (chat). Poste percepções importantes, fotos e vídeos relacionados a esse conteúdo através de uma história no Instagram.
3. Faça uma oferta especial
A escassez é um dos motivadores mais poderosos do marketing e da publicidade. Ela move os compradores da fase de busca de informação, ou de avaliação, diretamente para a fase de comprar – o que é poderoso. O Stories do Instagram cria naturalmente esta escassez, mas você precisa saber como alavancar isto.
Um dos métodos mais fáceis de fazer isto é a promoção clicando num link que contenha a oferta especial. Poste fotos, vídeos e outros conteúdos relacionados e destaque a mensagem de que, tão logo expire a mensagem, o mesmo acontecerá com a oferta.
Os espectadores podem tirar vantagem da promoção clicando num link para o seu bio no Instagram, que você pode conectar com a landing page. Ou, você pode pedir a eles que enviem uma mensagem através do Instagram, para reclamar a oferta, o que resultaria colocar o cliente em contato com a equipe de vendas.
4. Construa um boato relacionado ao seu próximo produto
A Apple é notória por criar rumores sobre os seus lançamentos de produtos. Consequentemente, milhões de clientes inundam as lojas nos primeiros dias do lançamento do produto, ansiosos por serem os primeiros a comprar. Assim mesmo, como podem os profissionais de marketing B2B criar semelhante rumor sobre os produtos e serviços deles? A resposta é simples: vazando estrategicamente a informação.
Comece criando suspense. Faça uma parceria com um punhado de influenciadores do seu nicho e, lentamente, libere pedaços de informação antes do lançamento do novo produto. Dê um papel diferente a cada influenciador. Quando você chegar mais perto da data de lançamento, crie uma história no Instagram e revele pequenos detalhes de informação sobre os benefícios do novo produto.
5. Seja real com os clientes
Personalize a sua marca, permitindo que os clientes aprendam mais sobre os seus funcionários. Por exemplo, recentemente a NASA usou o Stories do Instagram para apresentar os seus astronautas e para mostrar grandes foguetes e equipamento espacial. Destacando certos funcionários e compartilhado detalhes pessoais sobre eles, a organização foi capaz de mostrar a diversidade dos funcionários e gerar maior engajamento com a sua audiência.
A We Work é uma empresa que oferece desenhos inovadores de espaços de trabalho, e que alavanca o Stories do Instagram, para permitir que a sua audiência conheça pessoas que usam os seus espaços. Recentemente, a empresa destacou Tracy, a pessoa que desenhou o seu novo website. Através dessa história, a We Work humanizou a cultura da empresa e promoveu espaços de trabalho inovadores.
6. Deixe a sua audiência falar através do Stories
Empodere os clientes para gerar o seu conteúdo através do Stories do Instagram. Por exemplo, faça um brainstorm de algumas ideias potenciais para um tema. Então, leve essas ideias à sua audiência através de diversas plataformas sociais e deixe os espectadores votar. Peça à sua audiência para curtir ou comentar a ideia de que ela mais gostar.
Tome o conceito mais popular e o transforme numa história no Instagram; complete com fotos, vídeos e soluções valiosas para os desafios da sua audiência. Promova a história através de várias plataformas da mídia social – e enfatize que isto estará disponível apenas nas próximas 24 horas.
7. Encene uma aquisição do Instagram
Os profissionais de marketing gastam bastante tempo engajando e promovendo conteúdo através da vários canais da mídia social. Entretanto, usar uma “aquisição de uma mídia social” sugere que você está pegando todo esse trabalho duro e o está entregando a um estranho pelas próximas 24 horas. Por quê?
Resumidamente, esta estratégia é altamente impactante e lhe dá um grande estrondo pelo seu dinheiro. Comece selecionando estrategicamente um influenciador que compartilhe com você uma audiência comum, e que tenha uma influência online. Promova a data da aquisição e quais serão os benefícios para a audiência.
Entretanto, estabeleça antecipadamente uma meta. Por exemplo, talvez você queira aumentar a sua audiência no Instagram, o que o ajudaria a mover alguns membros desse grupo da mídia social para o funil de vendas. Defina a sua meta, combine com o influenciador adequado e crie uma estratégia que seja mutuamente benéfica para ambos.
Por exemplo, a empresa de roupas Eddie Bauer entrega a sua conta no Instagram a influenciadores. Estes influenciadores são pessoas normais que construíram grandes grupos de seguidores e que falam sobre coisas importantes para a audiência da marca.
Seguindo adiante com o Stories
O Stories tem sempre estado no coração do engajamento. Há centenas de anos, as pessoas se reuniam em volta de uma fogueira para contar fábulas. Se você visitar hoje o Havaí, os moradores locais ainda “contam histórias”, uma expressão que eles usam para descrever o engajamento e para se reunir com amigos e familiares. O Stories do Instagram é simplesmente isso: outra maneira de engajar com a sua audiência.
Torne as histórias divertidas, valiosas e as converta em tempo bem gasto, e a sua audiência crescerá para amar as suas histórias e para lê-las com um senso de urgência – não só por que ela está interessada e engajada, como também por que esta plataforma exige isto.
Você já tentou o Stories do Instagram? Se a resposta for sim, por favor, compartilhe os seus resultados.
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Sobre a Autora: Nicki Howell é uma profissional de marketing de conteúdo B2B, especializada no ramo da tecnologia. Ela ajuda os seus clientes a melhorar as suas taxas de respostas, a comunicar mensagens complexas e a gerar leads de alta qualidade. Você pode conectar com Nicki no LinkedIn, segui-la no Twitter ou aprender mais aqui.
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
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