Por Nidhi Puri
O e-mail marketing é uma das maneiras mais eficazes para as empresas alcançarem diretamente os consumidores e prospectos. Esta é uma tática proativa e voltada para fora, em oposição a métodos mais passivos e voltados para dentro de marketing e de pesquisa sociais. Ao enviar um e-mail para uma caixa de entrada, o destinatário definitivamente o verá (se você tiver feito o trabalho de otimizar a entrega). O que este destinatário irá fazer depois dependerá da sua capacidade para encorajar o engajamento. Uma campanha de e-mail marketing de sucesso requer uma combinação precisa de vários ingredientes chave:
● Capacidade de entrega: Mantenha a boa reputação de quem está enviando e uma lista limpa, garantirá que o e-mail chegue ao destino correto.
● Capacidade de resposta: Garanta que o seu e-mail possa ser visto por diferentes navegadores e em várias plataformas, tais como tablets, desktops e telefones celulares.
● Direcionamento: Selecione e segmente a lista para escolher os dados demográficos corretos para a sua mensagem.
● Personalização: Personalize o e-mail para o nome, título do cargo, ou outros dados relevantes do destinatário.
● Momento correto: Use testes A/B para descobrir qual é o melhor momento para enviar e-mails de campanhas e os disparados por gatilho.
● Relevância: Use chamadas (incentivos) para ação que leve a conteúdo apropriado e engajador.
● Otimização: Analise os resultados, faça o ajuste fino da sua abordagem e meça o retorno sobre o investimento.
Tendo em mente estes fatores, vamos ver sete maneiras de melhorar o engajamento de cada e-mail que você enviar.
1. Comece pelo título
Os títulos são muitíssimo importantes. De fato, 33% dos destinatários de e-mail abrem-no baseados apenas no título. Para ter sucesso, comece pensando em títulos que o fazem abrir um e-mail da sua caixa de entrada. As melhores práticas incluem fazer uma pergunta, ser específico, criar um senso de urgência e manter os títulos curtos, além de usar letras minúsculas. Usar a personalização nos títulos pode aumentar a taxa de abertura em 22,2%. Se você precisar de mais orientações, veja neste link 5 dicas para escrever títulos eficazes.
Testar os títulos é um passo extremamente importante. Por exemplo, você pode descobrir se uma pergunta (“O que está em promoção nesta semana”?), ou se uma oferta (“Economize 50% apenas nesta semana”) ressoa melhor num determinado segmento. Usando testes A/B, com os quais você mede o desempenho do e-mail A, em comparação com o e-mail B, você pode testar qualquer aspecto de um e-mail que possa impactar a conversão, mas, títulos são os principais motivos para testar e-mails. No caso de ter uma lista muito grande, digamos centenas de milhares de pessoas, dois títulos podem ser testados numa amostra da lista, escolhendo o que tiver a maior taxa de abertura e enviando-o para o resto da lista.
2. Inclua opções para compartilhamento social
Os e-mails que incluem botões de compartilhamento têm uma taxa de cliques 158% maior. Mesmo se os seus leitores não estiverem interessados nas ofertas incluídas, eles podem encaminhar a mensagem para um amigo ou para um colega. É importante tornar este passo tão fácil quanto possível, portanto, assegure-se de incluir botões que permitam que as pessoas curtam e sigam a sua marca nas principais redes sociais. Você também pode publicar campanhas de e-mail para redes sociais para aumentar o seu alcance.
3. Segmente as listas e direcione as mensagens
Para evitar aborrecer os destinatários com conteúdo irrelevante, e para aumentar a probabilidade do leitor clicar, use a segmentação. Crie grupos de pessoas que pensem da mesma forma para que você possa fazer ofertas sob medida para as qualificações específicas deles. Os profissionais de marketing que segmentam as suas listas desfrutam de melhores transações, mais leads de vendas e maior receita. Uma vez segmentada a lista, e você souber para quem está enviando os e-mails, o nível seguinte é considerar que conteúdo eles estão procurando e usa-lo para a oferta. Se a oferta estiver de acordo com as necessidades do cliente, ele não precisa fazer um esforço mental para e o e-mail receberá mais cliques para aproveitar a oferta.
4. Retire distrações
É importante considerar o objetivo de qualquer e-mail enviado. O que queremos que o leitor faça? Se a meta for obter mais fãs no Facebook, o texto do e-mail precisa ser escrito visando este objetivo, e a chamada para ação deve ser óbvia e fácil de executar. Uma caixa destacada ou colorida, com um link e uma chamada para ação simples, pode aumentar as taxas de cliques, da mesma forma que podem os botões coloridos de alto contraste e as imagens que atraem os olhares.
5. Descubra qual é a melhor frequência e qual é o momento mais adequado
Descubra quando uma pessoa tem maior probabilidade de abrir o e-mail, rastreando as aberturas anteriores, segmentando essas aberturas e aplicando dados de localização geográfica. Esta é uma tática que requer testar usando o bom senso e métricas. A melhor frequência e o melhor momento dependem da audiência alvo. Se você está se dirigindo a pessoas de negócios, será melhor enviar e-mail durante o horário de trabalho. Se os e-mails forem enviados de manhã muito cedo, eles podem se perder numa arrumação, ou numa caixa de entrada cheia. Se os e-mails forem enviados no final da tarde, o destinatário pode considera-lo como uma última coisa a ser revista antes da hora do encerramento, ou adiar a leitura até a manhã seguinte. Talvez a sua audiência somente disponha de tempo para verificar os e-mails durante o horário de almoço ou depois do trabalho. Tente pesquisar diferentes horários e faça testes A/B.
A frequência ideal para enviar e-mails depende do conteúdo e das preferências do subscritor, mas, se você não tiver certeza, é necessário pesquisar. A maioria das empresas gosta de começar por uma newsletter mensal e então, possivelmente, aumentar a frequência a partir daí. Se você tiver muito conteúdo, e a sua newsletter ficar muito longa, considere aumentar a frequência e dividir o conteúdo.
Muitas empresas se apoiam em e-mails de vendas e promocionais para ficar no preto. Neste caso, e-mails promocionais semanais, ou mesmo diários são adequados. É claro que, em primeiro lugar, e-mails frequentes apenas funcionam se isto for o que o subscritor estiver esperando. Monitore de perto a taxa de cancelamento da subscrição, assim como a taxa de abertura.
6. Use diferentes tipos de e-mail para aumentar o engajamento
Um só tamanho não servirá para todos, quando se tratar de e-mails. Veja, a seguir, algumas maneiras de misturar os tipos de mensagens que você envia.
● Use um e-mail especial de boas vindas para criar uma boa primeira impressão. Oferecer um presente ou um cupom a cada novo subscritor aumenta o engajamento do subscritor com a sua marca. De acordo com a Forrester Rersearch, os e-mails de confirmação recebem as taxas mais altas de abertura e de leitura. Portanto, a próxima vez que um cliente comprar um produto, não envie apenas um e-mail de confirmação – adicione algumas promoções para complementar os produtos comprados. Compartilhe planos para conquistar mais membros associados, promova newsletters, aborde as perguntas mais frequentes e ofereça informação sobre atendimento aos clientes e a política de devoluções de produtos. Fique atento, pois vários países têm diferentes legislações sobre os tipos de e-mails. As mensagens comerciais (tais como fazer uma oferta) podem ter regras e restrições que diferem das consideradas tradicionais (as confirmações de subscrições, as mensagens sobre a situação de pedidos e as atualizações de envio são exemplos de comunicações transacionais). Tenha a certeza de obedecer as regras do país aos quais você fizer envios.
● Tente os e-mails baseados em gatilho para fazer uma grande diferença nos resultados do e-mail marketing. As mensagens são disparadas automaticamente, com base em eventos importantes ou no momento apropriado, relacionado às ações do subscritor. As mensagens disparadas por gatilho podem fazer os subscritores se sentirem valorizados, seja sob a forma de um e-mail de boas vindas, de um lembrete para recomprar um produto necessário, de uma mensagem para avisar o subscritor que você sente falta dele, ou mesmo de um e-mail para celebrar um aniversário.
Usar diferentes tipos de e-mails com prospectos aumenta a probabilidade de que o destinatário interaja com o e-mail e com a sua marca.
7. Analise os resultados
Uma vez que você tenha feito tudo que pode para aumentar o engajamento com o seu e-mail, é importante ver os resultados. As métricas de e-mails podem ajudar a determinar a eficácia das comunicações e fazer um ajuste fino delas, para melhorar a eficácia. Os dados que você deve coletar começam pelo básico:
● Total das mensagens enviadas
● Total das mensagens entregues
● Rejeições duras e suaves
● Taxa de abertura
● Taxa de cliques
● Cancelamento de subscrições
Portanto, quais são estas métricas e o que elas nos dizem? Os números de envio e de entregas, juntamente com os números de rejeições duras e suaves, podem nos dizer se a sua lista está saudável e como está a entrega e a gerência dos seus e-mails.
A taxa de abertura mede o interesse inicial dos destinatários. Mede se a sua capacidade de convencimento para que eles abram o seu e-mail é boa. Depois disso, o texto, a diagramação e as imagens podem assumir a responsabilidade. A taxa de cliques informa se os destinatários estão interessados num determinado assunto e como nós converteremos o interesse inicial deles em ação.
Para dar um passo adiante, você deve medir a resposta ou a taxa de conversão. A taxa de resposta é o número de respostas, ou de ações desejadas, dividido pelo número de mensagens entregues. Discute-se se a taxa de resposta é a melhor maneira para medir a eficácia de uma campanha de e-mail. Afinal, não importa se os leitores abrem ou clicam no e-mail, se eles, em última instância, não fizerem o que você está esperando que eles façam.
O último item crítico para rastrear é a taxa de cancelamento de subscrições, ou seja, o número de cancelamento de subscrições dividido pelo número de mensagens entregues. Use a taxa de cancelamento de subscrições para medir até que ponto a sua campanha de e-mail mantém o interesse dos subscritores no longo prazo. Se os subscritores não gostarem do que está sendo dito, não acharem o conteúdo interessante, ou sentirem que nós estamos enviando e-mails em demasia, eles nos dirão isso escolhendo abandonar a lista de e-mails.
Seja diligente sobre rastrear estas métricas para cada e-mail, e você começará a entender de quais respostas você pode esperar e aprender rapidamente a identificar se alguma coisa está errada. Os seus e-mails estão funcionando? Eles compensam o esforço dispendido? Com a métrica adequada você pode ficar sabendo. E com toda a informação que você juntou, você pode consertar uma campanha que falhou, ou melhorar muito uma boa campanha e transforma-la num enorme sucesso.
Uma nota final: os e-mails estão rapidamente fazendo a transição do ambiente dos desktops para os dispositivos móveis. Isto os torna potencialmente mais sensíveis ao tempo correto e a um canal de comunicações mais pessoal. Isto também significa que você deve garantir que o desenho dos seus e-mails seja bom e que o seu texto seja fácil de ler numa tela de um dispositivo móvel. Fique de olho nas métricas que mostram quantos dos seus e-mails estão sendo abertos e clicados em dispositivos móveis e faça as mudanças para satisfazer esses leitores, se for necessário.
Sobre o autor: Nidhi Puri é um profissional astuto com 11 anos de experiência, atualmente associado ao Act-On Software como Gerente de Programas de Marketing responsável pela região Ásia-Pacífico.
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
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