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Faça um grande sucesso de público: 8 dicas sobre como promover um webinar

por dionei

Por Rachel Rosin

O que aconteceria se você desse uma festa e ninguém aparecesse? Da mesma forma, porque ter todo o trabalho de planejar, criar e hospedar um webinar, apenas para ter poucas pessoas participando? Para começo de conversa, promover um webinar, de forma que as pessoas fiquem sabendo que ele vai acontecer e se motivem para se inscrever e participar dele é tão importante quanto cria-lo.

Faça um plano promocional

Comece desenvolvendo um simples esboço, que detalhe quantos participantes você espera ter e quais canais você pretende usar para atingi-los. Então, você pode concentrar a sua atenção em produzir ativos de criação, que serão usados para informa-los sobre esta fabulosa oportunidade que lhes estará sendo oferecida através deste evento.

Comece o seu planejamento pelo menos com um mês de antecedência, para que você possa devotar um mínimo de três semanas a esses esforços promocionais. Isto lhe dará tempo suficiente para construir e testar os seus ativos promocionais e, então, enviar e-mails, publicar uma campanha de anúncios, atualizar o seu website e promover o seu evento na mídia social.

Você já pensou nos objetivos empresariais deste webinar e já redigiu um resumo deles, verdade? Garanta que a sua estratégia esteja alinhada com os objetivos do seu negócio. Rastreie o número de participantes que cada canal promocional é responsável por gerar, de forma que você possa reforçar os seus esforços nos que ainda não mostraram um bom desempenho, ou, discretamente, abandonar os que estão decepcionando e canalizar o seu orçamento para os que estão indo bem, ou, ainda tentar algo novo e promissor.

Veja, a seguir, 8 dicas sobre como promover um webinar e obter uma plateia necessária para atingir os seus objetivos.

1. Crie a sua landing page

A landing page é onde as pessoas que queiram participar do seu webinar têm a oportunidade para se inscrever. Este é o primeiro passo crucial para converter curiosos, que parecem estar interessados no seu webinar, em participantes. O seu e-mail e os outros esforços promocionais devem levar à landing page, que foi desenhada para facilitar a conversão dos visitantes. Os seus esforços promocionais fizeram uma promessa que intrigou as pessoas o suficiente para leva-las a visitar essa página; agora, a página precisa fazer a sua parte. Ela deve declarar claramente de que trata o webinar, promover os palestrantes (use fotografias 3 x 4 para que isso seja mais pessoal), informe a data e o tempo de duração do webinar, inclua um formulário simples para inscrição e destaque os benefícios para os participantes.

2. Envie o seu primeiro e-mail

O e-mail é a espinha dorsal da maioria das campanhas promocionais dos webinars. É provável que os e-mails gerem entre 70 e 100% das suas inscrições. Portanto, pense muito nisso e capriche o máximo na criação. No mínimo, você deve enviar um conjunto de 3 e-mails: o primeiro, com três semanas de antecedência; o segundo, duas semanas depois (faltando uma semana para o evento); e o terceiro, um dia antes, ou na manhã do evento. Tente incorporar em cada e-mail mensagens e títulos ligeiramente diferentes e assegure-se de incluir uma forte chamada para ação, para conduzir os interessados à sua landing page. O último e-mail pode ser do tipo “última chance”.

3. Promova o evento no seu website

promover um webinarO seu website é a porta da frente da sua empresa e da sua marca, portanto, tenha a certeza de promover o webinar usando bandeirolas, links e pop-ups. Você pode colocar algo na sua homepage; você também pode procurar outra página com alto tráfico do seu site, se as palavras-chave dessa página e do webinar forem as mesmas. Atualmente, muitos websites têm centros de recursos, nos quais os visitantes podem se inscrever para eventos atuais, futuros e sob demanda. Se o seu website for assim, garanta ter, na sua homepage, um link proeminente para esse centro de recursos, ou para quaisquer outras páginas relevantes.

4. Compartilhe o evento na mídia social

Você pode começar imediatamente a compartilhar o webinar na mídia social, tão logo o primeiro e-mail seja enviado. Compartilhe regularmente no LinkedIn, Twitter, Google+ e no Facebook nas três semanas que antecedem o evento. Crie logo a sua hashtag do evento e a inclua no seu compartilhamento social desde o início. Estimule os seus palestrantes e funcionários a também compartilhar a informação sobre o webinar. Você pode também criar um evento no Google+, que é uma grande ferramenta para webinars, por permitir que os organizadores promovam eventos para as pessoas do seu círculo e colocará o evento no calendário dos seus seguidores.

5. Publique blog posts que promovam o seu webinar

Considere criar um ou dois blog posts que levem ao evento. Não escreva o conteúdo do blog post sobre o mesmo assunto do webinar. Os tópicos destes posts devem ser intimamente relacionados ao tópico do webinar, mas, eles devem se destacar por si próprios, através de conteúdo que tenha um significado. Use alguma versão de “aprenda mais sobre (este assunto) em nosso próximo webinar”, como chamada para ação, e faça um link direto à landing page do webinar.

6. Faça a sua equipe de vendas promover o webinar

promover um webinarNão se esqueça de que você tem uma equipe de vendas de pessoas que falam todos os dias com participantes potenciais: a sua equipe de vendas pode também ajudar a promover o evento, e eles podem até gostar de ter um motivo para falar e algo para oferecer como pretexto para uma visita ou para um toque através de um e-mail.

Ajude-os a ter mais sucesso: faça pequenas promoções em folhas de dicas (ou e-mail) que os informe de que trata o webinar e para quem ele é dirigido. Faça uma versão modelo do seu e-mail, que eles possam enviar e dê a eles alguns pontos, ou um roteiro, a serem explorados numa conversa, e forneça mensagens sociais para eles usarem. Se estiver de acordo com a cultura da sua empresa, peça à equipe de vendas para acrescentar uma linha à sua assinatura de e-mail, que promova o evento, incluindo um link para o formulário de inscrição.

7. Envie lembretes para garantir que as pessoas participem

Inscrever-se para um evento e participar dele são coisas diferentes e você precisa vendê-las de forma diferente.

Crie uma campanha para as pessoas que se inscreveram, para ajuda-las a se manterem motivadas a participar. Enviar um e-mail como lembrete entre 1 e 24 horas antes de evento é uma maneira comprovada de fazer isto, mas, você pode também usar outras táticas como um e-mail automático de voz.

8. Meça e otimize a sua campanha

Lembre-se de que você definiu um objetivo promocional para gerar um certo número de inscrições e de participantes para o seu webinar. Você deverá, então, medir os resultados obtidos, para compara-los aos esperados.

As diferentes campanhas de marketing que você executou para promover o evento são, em grande parte, responsáveis pelo atingimento ou não desse objetivo. Observe bem o número de inscrições geradas antes das datas estabelecidas (3 semanas, 1 semana e 1 dia). Se elas não estiverem no caminho certo para atingir a sua meta, otimize as coisas, como títulos de e-mails, formulários de inscrição na landing page, chamadas para ação e os outros canais promocionais.

Uma pesquisa da ON24 mostra que 42% das inscrições para o webinar são feitas uma semana ou mais antes da data da realização, e 28% delas ocorrem um dia antes (não se esqueça do e-mail do último dia referente à última oportunidade).

Use tantos diferentes canais promocionais quanto for possível e ligue-os à sua página de inscrição, para que as pessoas possam chegar lá em um clique. Use URLs rastreáveis para cada canal, de modo que à medida que as inscrições ocorram, você possa determinar quais canais têm melhor desempenho. Considere a possibilidade de oferecer prêmios ou incentivos. Por exemplo, se um dos palestrantes escreveu um livro, ofereça um exemplar grátis às primeiras cinco pessoas que se inscreverem para o webinar. Inclua links do tipo “convide um amigo” para o webinar em todos os e-mails, blog posts e anúncios na mídia social.

Capa Whitepaper 8 Maneiras LP 317bE lembre-se que: quando você confirmar uma inscrição, inclua instruções sobre como acessar a web e o áudio, bem como quaisquer outras instruções especiais para participar. Ter toda essa informação antecipadamente ajuda a comunicar que este evento está bem organizado e ocorrerá sem problemas, além de ser um bom uso do tempo dos participantes.

Pronto para começar? Verifique este guia para mais informação sobre como organizar perfeitos eventos online e em pessoa.

Sobre a autora: Rachel Rosin é responsável pelo desenvolvimento e execução de webinars e de campanhas de e-mail designadas para atrair, capturar e nutrir prospectos e leads. Ela é também uma importante participante do desenvolvimento de conteúdo para cultivar leads e a linha de abastecimento, com foco em aumentar as taxas de conversão.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

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