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8 exemplos de como a automação de marketing pode fazer mais com menos

por dionei

Por Silvio Tanabe

Fazer mais com menos – esta é uma definição perfeita para a automação de marketing. Além de gerar mais oportunidades de negócios e fechamento de vendas, seu grande benefício é aumentar a eficiência e a produtividade tanto da área de marketing quanto também da comercial. Ou seja, gerar mais resultados com menos recursos.

Abaixo, reunimos oito exemplos de como essa ferramenta facilita a integração, execução e monitoramento de várias atividades, poupando tempo e permitindo se concentrar no público que realmente interessa.

1. Diminuir o tempo de execução

A automação de marketing eficiente facilita a rápida coordenação, programação, lançamento e mensuração das campanhas de marketing, das mais simples até as mais complexas, através de um único canal ou de vários canais. O que costuma levar semanas pode ser realizado em horas ou dias.

2. Testar a eficácia das campanhas

Através de testes A/B para avaliar o sucesso das campanhas é possível monitorar e identificar o que funciona e o que não funciona, e fazer alterações em “pleno vôo”, ou seja, à medida em que as ações se desenrolam, de modo a aumentar a eficácia das mensagens e o aumento das conversões.

3. Personalizar as interações

A plataforma de automação de marketing possui diversos indicadores que permitem analisar comportamentos de compra de acordo com perfis individuais, abrindo novas possibilidades de comunicação através de ações de e-mail marketing personalizados contendo ofertas e promoções de acordo com seus diferentes interesses.

4. Otimização para buscadores e PPC

As buscas do Google, tanto as orgânicas quanto pagas (PPC) são responsáveis por quase metade de todas as visitas a websites de empresas (47%). As plataformas de automação de marketing podem simplificar as tarefas de SEO com ferramentas de avaliação para assegurar que as páginas da web, blogs e outros conteúdos sejam otimizados e alinhados com as melhores práticas, garantindo melhor posicionamento nas pesquisas e, por consequência, mais tráfego. Por outro lado, oferecem recursos para avaliar a eficiência das campanhas de links patrocinados na geração de leads qualificados.

5. Interação social

A automação ajuda a rastrear e monitorar as redes sociais, permitindo até mesmo o envio de notificações. Algumas plataformas oferecem inclusive análises de concorrentes e de prospects.

6. Entender os seus visitantes da web

O rastreamento de visitantes do website pode mostrar em quais produtos e serviços cada visitante está interessado, ajudando a direcionar ainda mais as campanhas e promoções e a identificar visitantes por meio do incentivo de preenchimento de formulários de contato.

7. Campanhas de e-mail do tipo programe, configure e “esqueça”

A automação do marketing tira vantagem do e-mail marketing como “gatilho”. Conteúdo, ofertas e mensagens predeterminados são automaticamente enviados para os destinatários corretos, no momento adequado, para mantê-los engajados através do funil de vendas.

8. Eventos na web

Os eventos na web – webinars, webcasts, conferências virtuais, demonstrações – oferecem múltiplos benefícios, incluindo a geração de leads, treinamento/educação e construção de marcas. Os softwares de automação de marketing podem ser integrados a plataformas de webinars, tais como a WebEx e GoToWebinar, contribuindo para reduzir o tempo gasto na organização de eventos, assim como incluir os participantes diretamente na base de dados para futuras ações personalizadas.

Para saber mais sobre os benefícios da automação de marketing, baixe gratuitamente os nossos whitepapers!

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Sobre o autor: Jornalista, pós-graduado em comunicação com o mercado pela ESPM, Silvio possui vasta experiência em marketing digital, comunicação e empreendedorismo, foi editor da Revista Supergiro, consultor da Magoweb e fundador da Clínica Marketing Digital, trabalha em parceria com a HyTrade no desenvolvimento de mercado e novos negócios.

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