Alcançar o sucesso no mundo da música tem sido sempre uma questão de sorte, talento e hora certa. Hoje, isto pode também envolver uma conta no Facebook e alguns algoritmos.
Baseadas em redes sociais e em análises, empresas estão juntando volumes de dados através da internet para distinguir os “hits” (sucessos) dos fracassos – e para ajudar músicos e empresas musicais a melhor entender as suas audiências.
“Nós queremos abrir a caixa preta de como os artistas se convertem em estrelas” diz Alex White, presidente e fundador da Next Big Sound, à GigaOm.
Seguindo centenas de milhares de novos fãs de artistas, peças de teatro, espectadores e comentários nas redes sociais e então fazendo a correlação entre eles e eventos tais como lançamentos de novas músicas ou de novos shows, a Next Big Sound, que nasceu de uma classe de empreendedorismo da Universidade Northwestern nos Estados Unidos, pode identificar, na web, a popularidade de uma nova banda antes que recordes de vendas aconteçam.
White diz que a tecnologia da Next Big Sound identificou a banda Alabama Shakes, liderada pela cantora Brittany Howard (vista numa apresentação no Bowery Ballroom em NY), como uma das 15 com crescimento mais rápido na internet, mesmo antes dos shows desta banda ficarem com a lotação esgotada e antes deles aparecerem no Late Show de David Letterman.
*NT: o Late Show de David Letterman é um show que aparece diariamente, de segunda a sexta-feira, na rede de televisão CBS dos Estados Unidos e que sempre destaca, além de atores e atrizes cinematográficos, que são entrevistados, entre outras coisas, sobre novos filmes em lançamento, uma banda de sucesso, que apresenta um número musical.
Fonte: The Face of Big Data