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Comércio móvel no Brasil começa devagar, mas está ganhando momento

por dionei

Futuros compradores por smartphone no Brasil são desencorajados em virtude de pequena experiência do varejo com telefones móveis

O comércio móvel no Brasil está ainda dando os seus primeiros passos, mas a intensa procura por telefones móveis no país e a maturação do espaço do e-commerce estão ajudando a levar adiante as compras feitas através de telefone celular.

No apanhado de junho de 2013 sobre o estado do e-commerce no Brasil, o e-bit, um provedor líder de dados sobre o e-commerce no país, mostrou que as compras através de telefone (ou de outro dispositivo) móvel foram responsáveis por somente 3,6% do total de transações de e-commerce durante esse mês. Embora essa seja ainda uma participação pequena, o número de junho de 2013 representa um salto substancial em relação aos dados basais de 2010. O e-bit mediu o crescimento a cada seis meses e verificou que a participação no e-commerce cresceu entre 100% e 200% durante alguns desses intervalos de seis meses, nos anos anteriores.

Mcommerce I

Os maiores obstáculos para a compra através de telefones móveis no Brasil parecem ser uma mistura de fatores, com aspectos relacionados ao investimento do varejista em dispositivos. Em fevereiro de 2013, o estudo do Google chamado “O nosso planeta móvel” (em inglês, “Our Mobile Planet”) verificou que o longo tempo de carregamento da página foi a principal barreira para as compras através de telefones móveis, citada por 32,1% dos usuários de smartphones pesquisados. Embora isto possa ser parcialmente um reflexo da limitada rede de telefones móveis no Brasil, é algo que poderia ser resolvido pelos varejistas, criando sites de compras para dispositivos móveis de baixa largura de banda.

De maneira semelhante, soluções de projetos responsivos poderiam ajudar a resolver o pequeno tamanho das telas dos smartphones, que 29,2% dos usuários de smartphones citaram como uma barreira às compras através de telefones móveis. Isto poderia também ajudar em relação a pouca informação detalhada sobre produto ou serviço, que foi classificada em terceiro lugar como motivo para não fazer a compra através de dispositivos móveis.

Mcommerce II

A despeito da ainda pequena adoção do e-commerce móvel e das numerosas barreiras que retardam os futuros compradores, os donos de smartphones que adotaram a prática de comprar através dos telefones celulares parecem estar convencidos. O estudo do Google verificou que 40,8% dos compradores de smartphones no Brasil compra com esses dispositivos pelo menos uma vez por semana e que 23% deles comprou pelo menos uma vez por dia.

Mcommerce III

Os dispositivos móveis certamente apresentam mais limitações para a compra digital do que os computadores. Mas, a significativa adoção dos smartphones no Brasil, juntamente com a crescente inclinação pelo e-commerce no país deveriam motivar os varejistas a dedicar um maior esforço às suas vitrines móveis, na esperança de atrair compradores receptivos através de telefones móveis.

Fonte: eMarketer

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

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