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Um pouco mais da metade dos jogadores no Brasil jogam em smartphones

por dionei

Os jogos lideram o uso de aplicativos em smartphones

Um estudo em múltiplos países feito pela Newzoo registrou 48,8 milhões de jogadores no Brasil em 2013, o segundo maior mercado entre os países selecionados para o estudo, embora bem atrás dos 173,4 milhões da China e apenas marginalmente na frente da Rússia, com 46,4 milhões.

Afastando-se dos números absolutos, a Newzoo verificou que os jogos sociais/informais foram a plataforma mais popular, com níveis semelhantes de penetração nos seis países pesquisados. O Brasil, novamente, classificou-se em segundo lugar, com 92,6% dos jogos citando tal plataforma, atrás da China, com 93,8%. Computadores e consoles variaram em preferência pelos países, mas também estiveram entre as plataformas de jogos mais populares em todos eles.

Uma diferença mais marcante foi nos dispositivos móveis. Enquanto que 52,9% dos jogadores no Brasil jogaram nos seus smartphones, a porcentagem cresceu para 81,1% na China e caiu para 43,1% na Rússia. No Brasil, isto se traduziu em 25,8 milhões de jogadores em smartphones. Pelas estimativas do eMarketer, isto também significa que 85,2% dos 30,3 milhões de usuários de smartphones em 2013 jogaram nessa plataforma.

Jogadores no Brasil jogam em smartphones I

Apesar da penetração relativamente baixa de smartphones no Brasil, um estudo de setembro de 2013 pela Mobile Marketing Association e IBOPE Nielsen Online verificou que jogar foi a principal atividade dos donos de smartphones no Brasil, através dos aplicativos citados por 40% dos que responderam. Nesses níveis de uso, os aplicativos de jogos em smartphones ultrapassaram mesmo os aplicativos sempre populares de redes sociais, que ganharam a atenção de 35% dos usuários de smartphones.

Jogadores no Brasil jogam em smartphones II

Aplicativos de e-mail e música seguiram em popularidade, usados por 31% e 28%, respectivamente, dos donos de smartphones. Ao contrário, os jogos e as redes sociais foram dois dos menos populares tipos de conteúdo em navegadores de dispositivos móveis, acessados por 11% e 19% dos donos de smartphones, respectivamente. Os serviços de comparação de preços foram o tipo de conteúdo menos acessado através de aplicativos de smartphones, usados apenas por 7% dos que responderam, talvez refletindo o estágio ainda nascente do comércio por dispositivos móveis no Brasil.

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Fonte: eMarketer

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

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