O Facebook continua a liderar o uso de redes sociais no Brasil
A grande população do Brasil e o crescimento do espaço da internet ajudaram a criar um dos maiores mercados mundiais das mídias sociais. Pelas estimativas do eMarketer, o Brasil ainda está atrás da China, dos Estados Unidos e da Índia em número de usuários das redes sociais. Mas, com 79 milhões de pessoas, ou 78,3% dos usuários da internet, nas redes sociais, o Brasil será sede de mais de um terço dos usuários das redes sociais da América Latina em 2013.
De acordo com dados de outubro de 2013 do Experian Marketing Services, 73,5% de todas as visitas a sites das redes sociais no Brasil nesse mês foram ao Facebook. O Experian Marketing Services classifica o YouTube como uma rede social e o colocou num segundo lugar, bem atrás do primeiro, com uma participação de 16,34% das visitas a sites sociais do país. A mudança mais significante, entretanto, veio com a ascensão do Badoo ao terceiro site mais visitado das redes sociais no Brasil, empurrando as redes sociais do Google, do Google+ e do declinante mas popular orkut para mais longe do topo.
O Facebook ainda domina a paisagem da mídia social no Brasil por uma larga margem. Pelas estimativas do eMarketer, este domínio vem sob a forma de 61,5 milhões de pessoas que acessaram o site social pelo menos uma vez por mês em 2013. Isto representa 41,4% de crescimento sobre os números de 2012, um salto substancial considerando que, no último ano, 70,3% dos usuários das redes sociais no país e pouco menos da metade dos usuários da internet já estavam ativos no Facebook.
Em 2014, o eMarketer espera que 92,2% dos usuários das redes sociais e cerca de dois terços dos usuários da internet no Brasil irá frequentar mensalmente o Facebook.
Fonte: eMarketer
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite