Por Silvio Tanabe
Das cinco grandes tendências que devem movimentar o mercado brasileiro de marketing digital em 2015 apresentadas pelo portal Exame (data driven marketing, internet das coisas, mídia programática, business data analytics), o content delivery é o que mais está próximo da realidade de um maior número de empresas no que se refere à tecnologia e retorno de investimentos.
Content delivery é se relacionar com os consumidores atendendo suas necessidades e interesses por meio de conteúdos (blogs, vídeos, aplicativos, etc.) e mídias (computadores, tablets, smartphones, quiosques em lojas). Ao contrário da internet das coisas (ainda incipiente) ou business data analytics (voltado apenas para grandes corporações), criar e oferecer conteúdo que os seus clientes desejam pode ser feito por praticamente qualquer empresa, independente do seu porte ou segmento de atuação. Tanto que, segundo pesquisa realizada pela Adobe, 79% dos executivos de marketing pretendem investir em soluções que permitam criar, gerenciar e distribuir adequadamente seus conteúdos (marketing automation, ou automação de marketing).
Nesse aspecto, a automação de marketing (AM) não é tendência, mas realidade. Estudos realizados nos EUA mostram que estratégias de marketing de conteúdo associadas à AM aumentaram em 451% a geração de leads (contatos comerciais) qualificados, que geraram aumento de quase 50% nas vendas. Segundo a consultoria Focus Research, 80% das empresas que implementaram plataformas de automação de marketing obtiveram retorno sobre o investimento (ROI) em menos de 12 meses.
Para as empresas no Brasil, uma boa notícia: já está disponível uma das principais plataformas do mercado, a Act-On. Focada principalmente em empresas de pequeno e médio porte, seus clientes aumentaram a conversão em 26% em média e as receitas em até 50%.
Sobre o autor: Jornalista com pós-graduação em comunicação com o mercado pela ESPM-SP, Silvio Tanabe é empresário, sócio da Clínica Marketing 8Ps, agência parceira da HyTrade no desenvolvimento de mercado e novos negócios.
Imagem de capa: Melpomen