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10 coisas que os profissionais de marketing B2B devem fazer no Twitter

por dionei

Por Kelly Jo Horton

Muitas empresas B2B lutam com dificuldades para ver o Twitter como uma ferramenta viável de marketing. “Os meus clientes não usam o Twitter”. “O Twitter é para marcas de produtos de consumo”. “O Twitter é para adolescentes”. Desculpas, eu já ouvi todas. A verdade é que o Twitter é uma excelente adição ao seu marketing mix.

O Twitter sabe que você é cético, portanto, eles fizeram uma parceria em 2013 com a Market Probe International e realizaram um estudo de campo com 500 adultos que seguiram no Twitter empresas de pequeno e médio porte. Veja, a seguir, o que eles descobriram:

• 72% dos seguidores têm maior probabilidade de comprar algo de empresas que eles seguem.

• 86% dos seguidores têm maior probabilidade de visitar uma empresa se um amigo a recomendar.

• 85% dos seguidores se sentem mais conectados com empresas após as terem seguido.

Portanto, o que você está esperando? Veja, a seguir, 10 coisas que você deve fazer no Twitter agora mesmo.

1. Posicione a sua empresa como uma líder de pensamento

Se você tiver quaisquer funcionários que possam ser considerados peritos no seu ramo de atividades, trate-os com amor no Twitter, quando eles tiverem feito apresentações em conferências, publicado um artigo ou um blogpost, ou tiverem sido reconhecidos por terem ganho um prêmio. O Twitter se liga a novidades atuais no seu ramo de atividades. Isto mostra que você se mantém atualizado e sabe o que está acontecendo fora das suas paredes. Tuite conteúdos que o façam parecer inteligente a bem conectado.

2. Engaje com a sua audiência

O Twitter não deve ser o seu próprio megafone. Ele é uma conversa de duas vias. Já se foram os dias quando você podia apenas postar links para conteúdos e chama-los de bons. E se alguém no Twitter mencionar a sua empresa num tuite − bom ou mal – você precisa responder em tempo real. Esta é uma oportunidade para você mostrar que há um ser humano por trás dos tuites, e que você se importa com eles (com quem tuitou). E você ainda pode receber uma pontuação extra pela autenticidade.

3. Dê alguma personalidade à sua marca

Ninguém quer ler um monte de tuites robóticos. Encontre a personalidade da sua marca e dê uma voz a ela. Você pode mostrar a personalidade sem ser pessoal. Se você tiver várias pessoas lidando com o seu Feed do Twitter, garanta que elas saibam que personagem elas estão adotando, e que elas sejam consistentes ao lidar com essa voz.

4. Dirija tráfico para o seu conteúdo

Se você não estiver usando o Twitter para dirigir tráfico para o seu conteúdo, você está perdendo o barco. Você pode promover a mesma peça de conteúdo muitas vezes mudando o texto do tuite e programando postagens em diferentes fusos horários. Tente usar a #ICYMI (In Case You Missed It), em português, #ECTPI (em caso de ter perdido isto), em postagens recicladas, para que as pessoas saibam que os tuites não são novos.

5. Verifique a concorrência

A corrente da sua concorrência no Twitter é como um passe livre ao plano de marketing dela, logo, porque você não prestaria atenção nele? As empresas postam links para os seus mais recentes comunicados de imprensa, ebooks, blogposts, aquisições e anúncios de produtos. Você também pode ver o que as outras pessoas estão dizendo sobre os seus concorrentes, buscando a marca deles e quaisquer hashtags que eles usem regularmente.

6. Tuite com 120 caracteres ou menos

Não há nada mais frustrante que tentar retuitar um tuite que usa todos os 140 caracteres permitidos pelo Twitter. Você deve saber que o Twitter acrescenta à sua mensagem um “RT”, um espaço e dois pontos no tuite quando alguém retuita, certo? Mantenha os seus tuites com 120 caracteres ou menos, para maximizar a possibilidade de retuites.

7. Não faça tudo apenas sobre você mesmo

Todos nós sabemos que a sua empresa e os seus produtos são incríveis, mas, por favor, não tuite sobre você mesmo até ficar enjoado. O seu Feed do Twitter precisa contar uma história quando alguém lê os tuites postados durante dias. Tenha certeza que a história não seja sempre sobre você mesmo.

8. Mencione os seus clientes

Todo mundo gosta de reconhecimento público. Se algum dos seus parceiros ou clientes tiver algum artigo publicado, ou tiver feito uma apresentação num evento, dê-lhes um alô, se se tratar de alguma coisa relacionada à sua empresa.

9. Faça uma programação para todos os fusos horários

Só porque você está acordado às 7 horas da manhã de uma sexta-feira, isto não quer dizer que todo o resto do mundo também esteja. Seja consciente sobre quem vai ver os seus tuites e a que horas isto vai ocorrer. Use uma boa ferramenta de programação para ajuda-lo a programar os seus tuites em todos os fusos horários relevantes e, por favor, não programe cinco tuites no mesmo horário. É uma benção as suas postagens serem automáticas. As pessoas gostam de saber que há um ser humano por trás do Feed.

10. Divirta-se

Só trabalho sem diversão faz do seu Feed uma leitura chata. Não tenha medo de divertir-se um pouco. Tente postar uma vez por semana um questionário impossível, uma foto que seja uma bomba, uma foto do funcionário da semana, de cliente da semana, uma votação semanal, um teste do tipo preencha os espaços vazios, etc. As possibilidades são intermináveis. O importante é ser consistente. Se você começar a fazer um tuite sobre o cliente da semana, você precisa se comprometer a fazê-lo todas as semanas. Seja criativo!

Se você já estiver fazendo tudo isto, ótimo! Você é uma estrela no Twitter. Se você não souber bem como se engajar no Twitter, a sua lição de casa é esta: tente uma destas 10 ideias por dia, durante 10 dias e veja o que acontece. O meu palpite é que você verá mais engajamento dos seus atuais seguidores, obterá mais novos seguidores e terá mais retuites e respostas. E todas essas coisas colocadas juntas levam a um maior alcance, expandem o reconhecimento da sua marca, tornam os seus clientes mais felizes e, talvez, o ajudem a obter alguns novos prospectos.

Fonte: Act-On Software

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

Act-On agency partner logo® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos com autorização.

 

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1 Comentário

HypeCast #9 – Será que o Twitter serve para os profissionais de marketing B2B? - HyTrade Inbound Marketing 26 de março de 2022 - 09:40

[…] encerrar o programa, destacamos no nosso tópico da semana, um artigo do nosso blog escrito pela Kelly Jo Horton, que fornece dez dicas de como os profissionais de marketing B2B podem utilizar o Twitter para […]

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