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O vídeo marketing também funciona para empresas B2B

por dionei

Por Lisa Cannon

Mergulhar no vídeo marketing pode ser um real desafio para muitas organizações. A produção barata de vídeos pode fazer a sua marca parecer amadora, mas a produção profissional pode ser extremamente cara. Entretanto, muitos profissionais de marketing estão ultrapassando essas barreiras ao descobrir que o vídeo pode fazer mais que um simples barulho e ganhar seguidores no YouTube. Isto é porque, para os profissionais de marketing B2B de hoje, os vídeos se tornaram uma ferramenta obrigatória para a geração de demanda.

De fato, de acordo com os resultados de uma recente pesquisa da empresa revisora de tecnologia de marketing, Software Advice, se você não estiver usando vídeos, você pode estar perdendo uma maneira valiosa de obter mais leads. No seu relatório anual Marco de Geração de Demanda B2B, eles pesquisaram 200 profissionais de marketing B2B para entender quais canais, ofertas, tipos de conteúdo e tecnologias estão produzindo resultados para os seus programas de geração de demanda. Veja, a seguir, o que eles descobriram sobre o vídeo marketing.

Imagens em movimento

Nessa pesquisa, os que responderam foram solicitados a classificar a eficácia para a geração de demanda e de leads dos diversos tipos de conteúdos, de ofertas e chamadas para ação (CPAs). Os vídeos estão sendo usados por gritantes 92% dos profissionais de marketing B2B nos seus programas para a geração de demanda. Este número está acima dos encontrados para pesquisas (88%), relatórios técnicos (88%) e estudos de casos (87%).

O video marketing tambem funciona para empresas B2B I

Esses resultados podem parecer surpreendentes. Os vídeos, como eu anteriormente mencionei, podem ser difíceis de produzir para muitas organizações. A resposta pode estar nos dados demográficos. De acordo com a Software Advice, os que responderam são principalmente de grandes empresas, e 73% deles trabalham em organizações que têm 100 funcionários ou mais. E mais, 13% dos que responderam representam empresas com mais de 10.000 funcionários.

Por razões óbvias, desenvolver vídeos é muito mais fácil para os profissionais de marketing que trabalham para grandes empresas. Algumas delas têm equipes próprias para produzir vídeos e muitas delas trabalham com agências de criação, que oferecem vídeos como parte da sua carteira de serviços. Mas, mesmo assim, os profissionais de marketing de equipes menores podem colocar a mão na massa. Mesmo os tipos básicos de vídeos como “uma cabeça que fala” podem produzir resultados, desde que o conteúdo tenha uma proposição de grande valor, ou dicas de um especialista confiável (e que não seja chato). Esses fatores são mais importantes que um grande orçamento ou que efeitos especiais.

Vídeos que produzem leads

Como todos nós sabemos, os vídeos têm crescido em popularidade online, para dizer o mínimo. E embora muitos de nós estejamos apenas assistindo mais filmes de gatos que não são capazes de saltar, algumas pessoas estão realmente assistindo demonstrações de soluções de software de nível empresarial. De acordo com a pesquisa da Software Advice, os vídeos estão rapidamente provando ser uma excelente maneira para atingir novos prospectos para empresas e para transforma-los em leads.

Quando solicitados a avaliar tipos de conteúdo, os profissionais de marketing mais comumente citaram vídeos B2B para gerar uma grande quantidade de leads (23%). Os vídeos aparentemente são mais que simples geradores de interesse indireto (e usados como diversão). Eles são realmente responsáveis por diretamente produzir leads e gerar conversões.

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Claramente, os profissionais de marketing B2B ao buscar uma vantagem competitiva fariam bem ao usar consistentemente conteúdo em vídeo para atrair novos visitantes e transforma-los em leads. Você quer saber mais como será o futuro para os profissionais de marketing? Leia o relatório da pesquisa da Software Advice sobre o Marco para Geração de Demanda B2B para ver mais previsões sobre a estratégia e sobre gastos para a geração de demanda em 2015.

Como começar atrás das câmeras

Mas, e se você jamais criou um vídeo, nem mesmo da festa de aniversários dos seus filhos? Não é difícil começar, mas, há algumas dicas importantes para ter em mente. Em primeiro lugar, você precisa determinar porque você está fazendo um vídeo (além do fato de todo o resto do mundo também estar fazendo). Em seguida, você precisa determinar que tipo de vídeo você irá fazer e que duração ele deve ter (dica: quanto mais curto, melhor).

Num webinar previamente realizado neste ano, Marketing de Conteúdo: Será 2014 Realmente o Ano do Vídeo? nós ouvimos as melhores práticas para fazer vídeo marketing por Richard Boehmoke, da Vibrant Motion, Kristen Craft da Wistia e Zach Cole da Lyft. A seguir, estão algumas dicas sobre os tipos mais comuns de vídeos, bem como algumas ideias sobre como usa-los para gerar leads.

  1. Educacionais. A meta dos vídeos educacionais é ajudar os espectadores a descobrir como resolver um problema ou como melhorar uma situação. Em virtude deles geralmente terem alguma profundidade, estes vídeos podem ter uma duração que varia entre 5 e 15 minutos. Para gerar leads através destes vídeos, você pode criar uma série, na qual o primeiro fique disponível para todos, mas que, para ver a série completa, os espectadores precisem fornecer informação para contato. Deixe que as pessoas se inscrevam para receber alertas por e-mail, que lhes informará quando o próximo capítulo da série estará disponível.
  1. Demonstração de produtos. Se você estiver mostrando um produto novinho em folha ou complexo, o seu vídeo provavelmente será longo, com até 15 ou 20 minutos de duração. Se os seus prospectos já estiverem familiarizados com essa categoria de produtos, você provavelmente pode enviar a sua mensagem em menos de um minuto. Qual é a novidade? Qual é a atração? Foque no benefício para os prospectos e clientes. Esses tipos de vídeos podem ser uma grande maneira de vender mais para os clientes, fazendo-os comprar acessórios e atualizações de serviços.
  1. Pedindo ajuda. Se você trabalhar para uma organização não lucrativa, os vídeos para captação de doações são obrigatórios. Mas, eles também podem ser usados pelas organizações que visam lucro. Por exemplo, uma empresa de navegação pode criar um vídeo de motoristas vestidos como elfos, que distribuem presentes de férias para uma obra local de caridade. A chamada para ação pode ser fazer as pessoas se inscreverem para participar de um passeio de brincadeira. Estes tipos de vídeos podem também ser divertidos e atrativos, além de poder durar de 5 a 10 minutos.
  1. Estudos de casos. Estudos de casos reais são um assunto natural para vídeos. Eles possibilitam que as empresas deixem os seus clientes falar sobre características e benefícios; é por isso que as entrevistas com clientes são importantes. Estes vídeos podem durar de 3 a 7 minutos.

Não deixe de ver o vídeo Marketing de Conteúdo: Será 2014 Realmente o Ano do Vídeo? (em Inglês) para conhecer ainda mais estratégias para fazer vídeo marketing com sucesso (a não ser que você esteja no ramo de fazer vídeos de gatos). Mas, com certeza, você precisa usar cada minuto para fazer a sua mensagem valer a pena para os seus clientes e prospectos.

Sobre a Autora: Lisa Cannon é uma escritora e editora sênior na Act-On Software, baseada em Portland, nos EUA. Ela possui mais de 25 anos de experiência como redatora de marketing, diretora editorial e gosta de especializar-se em transformar temas complexos e técnicos em textos de fácil compreensão.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

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