As tendências das tecnologias emergentes sinalizam um futuro com interações sem telas entre empresas e consumidores, dispositivos para vestir e inteligência artificial, que, lenta mas seguramente, retiram da equação a interface tradicional dos usuários de gráficos (GUI – graphic user interface).
“A próxima década será ainda mais disruptiva sobre como os clientes interagem com as marcas”, disse o CEO da Adobe, Shantanu Narayen, no Summit EMEA do mês passado. Veja os números que apoiam essa afirmação.
- A Gartner prevê que, por volta de 2020, 100 milhões de consumidores comprarão através da realidade aumentada. Ela também prevê que, nessa época, 85% das interações com os clientes serão gerenciadas sem um ser humano.
- Um estudo da PwC feito com 2.500 consumidores norte-americanos e tomadores de decisões empresariais, que, especificamente, os líderes empresariais acreditam que, no futuro, a IA será fundamental. De fato, 72% a chamaram de “vantagem empresarial”.
- A PwC também descobriu que, no futuro imediato, os executivos irão procurar a IA para aliviar tarefas repetitivas e secundárias, como papelada (82%), agendamento (79%) e planilhas (78%).
- A PwC perguntou quais soluções alimentadas pela IA os executivos digitais imaginam que terão o maior impacto nas suas empresas. A maioria deles (31%) disse assistentes pessoais virtuais. Analistas automatizados de dados (29%), comunicações automatizadas, como e-mails e chatbots (28%), relatórios de pesquisa automatizados e agregação de informações (26%) e analistas automatizados operacionais e de eficiência (26%) completaram os cinco primeiros lugares.
- Em maio de 2016, o Google relatou que 20% das suas consultas em dispositivos móveis foram de buscas por voz.
- 500 milhões de auriculares de RV serão vendidos por volta de 2025. Esta pode ser uma boa notícia para os primeiros que entrarem nesse mercado, como o Facebook e a Samsung, com as suas respectivas ofertas de Oculus Rift e de Gear RV.
- 37% dos consumidores usam o Siri, 23% deles usam o Cortana AI da Micrtosoft e 19% deles usam o Alexa AI, da Amazon pelo menos uma vez por mês.
- O Pokemon Go da Niantic, que aumentou significativamente a consciência dos apps de RA, atingiu, em julho último, um pico diário de 45 milhões de usuários ativos.
- O Alexa, assistente de voz da Amazon, pode trazer ao gigante de e-commerce dos Estados Unidos uma receita de 10 bilhões de dólares por volta de 2020 e se tornar um mega sucesso.
- A falta de conhecimento dos profissionais de marketing sobre o marketing alimentado pela IA pode estar influenciando a sua taxa de adoção. A saber, mais de 40% dos participantes disseram que eles pensavam já ter adotado o marketing conduzido pela IA, refletindo uma crença que a sua capacidade de direcionamento e de automação significava que a IA estava operando por trás das cenas.
- De acordo com uma pesquisa da Adobe Digital Insights – ADI, o impacto da automação e dos robôs está no topo das mentes, mas, ao contrário da crença popular, a maioria das pessoas está falando sobre como os robôs as está ajudando a realizar o seu trabalho, em vez de eliminar empregos. As menções online da automação dobraram de ano para ano, e, em média, as menções diárias de robôs e de empregos aumentaram em 70% de ano para ano.
- Software de análise preditiva será a categoria de grande crescimento precoce para aplicações em aprendizado de máquinas. Espera-se que isto alcance 6,5 bilhões de dólares em todo o mundo em 2019, um crescimento a partir de 2 bilhões de dólares em 2012.
- Em 2008, já havia mais “coisas” que pessoas conectadas à Internet. Por volta de 2020, a quantidade de coisas conectadas à Internet alcançará 50 bilhões, com 19 trilhões de dólares de lucro e de economia de custos provenientes da IoT na próxima década.
- Por volta de 2020, estima-se que 90% dos carros serão conectados à Internet, em comparação com 10% deles em 2012.
- De acordo com recentes relatórios da PwC, a indústria de drones pode valer 127 bilhões de dólares por volta de 2020. Relata-se também que alguns dos maiores aumentos podem ser de aplicações para empresas (negócios), agricultura e efeitos especiais.
Sobre a autora: Giselle Abramovich é Editora Sênior & Estratégica da CMO.com
Fonte: CMO.com
Tradução: Fernando B. T. Leite
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