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A Copa do Mundo de 2014 e os dispositivos móveis

por dionei

Por Fernando B. T. Leite e Ricardo Leite

No início da Copa, a eMarketer publicou novo artigo referente ao gasto em anúncios digitais em dispositivos móveis no Brasil e a influência da Copa do Mundo sobre esse gasto.

De acordo com o artigo, os investimentos em tais anúncios neste ano deverão totalizar aproximadamente 259 milhões de reais, com crescimento de 28%, pelo menos em parte impulsionado pela Copa do Mundo de 2014 organizada pela FIFA.

Ainda segundo a eMarketer, o total gasto na mídia digital, incluindo todos os formatos para desktops a dispositivos móveis atingirá aproximadamente 6,22 bilhões de reais, quase o dobro da taxa de crescimento esperada para 2015. O artigo menciona ainda que, em virtude dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro, deverá haver um novo salto de crescimento mais acelerado.

O gasto com publicidade em dispositivos móveis ainda representa atualmente uma pequena fração do gasto total com publicidade na Internet, mais precisamente 2,24%. Todavia, segundo a eMarketer, em 2018 está previsto um gasto publicitário em dispositivos móveis acima de 2 bilhões de reais, chegando a representar 20,7% do gasto total com publicidade digital.

A Copa do Mundo de 2014 e os Dispositivos Moveis

E do que depender das redes sociais, a Copa do Mundo de 2014 no Brasil foi o maior evento social de todos os tempos, com a final entre Alemanha e Argentina batendo todos os recordes possíveis.

Segundo o Twitter, a vitória de 1-0 da Alemanha contra a Argentina na final teve um pico de 618.725 tuítes por minuto, quebrando facilmente o recorde anterior de 580.166 tuítes por minuto registrado durante o massacre de 7-1 sobre o Brasil na semifinal. Só a quantidade total de tuítes disparados durante o jogo da final que não superou o jogo da semifinal contra o Brasil, chegando a 32,1 milhões de tuítes contra 35,6 milhões do jogo anterior.

Lukas Podolski, o rei das selfies durante a Copa, teve a foto do seu beijinho com Schweinsteiger, tuitada depois da conquista, retuitada mais de 92 mil vezes.


Já de acordo com o Facebook, a final teve mais de 280 milhões de interações (posts, curtidas e comentários) gerados por mais de 88 milhões de usuários globais. Segundo eles, este número bateu facilmente o recorde anterior de 245 milhões de interações registradas durante o Super Bowl de 2013. Os top cinco países que participaram do “buzz” global foram, em ordem, EUA, Brasil, Argentina, Alemanha e Indonésia.

Ainda, de acordo com pesquisa realizada e divulgada pela IAB sobre a Copa do Mundo, fãs de futebol de todo o mundo disseram que seus dispositivos móveis iriam ter papel fundamental durante os jogos. Segundo a pesquisa, 63% dos respondentes disseram que iriam acompanhar os jogos na TV, 48% nos seus dispositivos móveis e 32% em seus computadores.

Com mais de 272 milhões de linhas ativas no Brasil e 35,6 milhões de smartphones vendidos em 2013, a conclusão a que chegamos diante desses dados é que o uso de dispositivos móveis no Brasil crescerá muito nos próximos anos e que as empresas não devem perder esta oportunidade de pensar logo em sites e em publicidade otimizada para dispositivos móveis.

O que você achou deste post? A sua empresa já tem um site otimizado para dispositivos móveis? Por favor, deixe a sua opinião e comentários no espaço a seguir.

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