Por Jeff Bullas
Na década de 1960 os loucos da “Madison Avenue” (Avenida de Nova Iorque conhecida pelo surgimento da indústria de publicidade a partir da década de 1920) foram desafiados pela nova era da televisão que viria a mudar para sempre o mercado de marketing e publicidade.
A televisão a cores, que surgiu em 1961, foi se tornando rapidamente parte integral do lar das famílias, engajando milhões de pessoas com shows de televisão cativantes, notícias em tempo real e filmes.
As agências de publicidade precisaram se reinventar conforme a nova tecnologia se generalizava, passando a 300 milhões de televisores e ocupando os cantos das salas de estar pelo ano de 1979.
Há cinquenta anos as opções de mídia eram poucas comparadas com as de hoje. Havia essencialmente alguns poucos meios de comunicação:
- • Rádio
- • Jornal
- • Revista
- • Cinema
- • Televisão
- • Teatro
- • Cartaz
Em 2012 nós temos uma miscelânea de mídias incluindo CDs, podcasts (publicação de arquivos de mídia digital pela Internet), blogs, vídeos online, fotos online, iTunes, rádio por satélite, celulares smartphones, tablets, e-mail, Internet, TiVo (marca popular de gravador de vídeo digital) e gravadores de vídeo, só para citar alguns!
A Era da Convergência das Mídias
Em 2012, se você quiser ver um vídeo, ouvir o rádio ou enviar um e-mail, SMS ou tweet você só precisa de um dispositivo, o seu celular.
O seu smartphone oferece uma plataforma onde você pode ver notícias, música, vídeos, GPS, previsão do tempo, Twitter, rádio, televisão, relógio e blogs.
O desafio para a mídia tradicional é que ela:
- • Não é pesquisável;
- • Não pode ser vista quando você quiser;
- • Não pode ser vista na plataforma de hardware de sua preferência (Tablet, PC, Laptop ou celular);
- • Não constrói um ativo online para a marca.
A Coca-Cola decidiu que é hora de ir além dos comerciais de 30 segundos conforme a mídia social e a mídia tradicional se convergem para se tornar “mídia”.
A excelência em produzir conteúdo “Líquido” e “Linkado” é o novo Mantra da Coca-Cola!
Você só tem que ver o sucesso da campanha de marketing “Old Spice” (Veja Aqui) para perceber que a convergência das mídias chegou. Um vídeo que pode ser visto em qualquer lugar, a qualquer hora e que é eminentemente pesquisável e não apenas um comercial na TV (no Brasil, temos como exemplo o comercial “Pequenos Pôneis”, criado para a Nissan).
Canais de Convergência
1. Televisão
Agora temos as três telas, TV, computador e celular. Desenvolver mídia compatível com os três dispositivos é vital. Há rumores que a Apple trará seus gênios do design e branding para transformar a TV, assim como transformaram as indústrias de música e celulares!
Ela possui o ecossistema, o conteúdo, a plataforma e a tecnologia, além do conhecimento em marketing.
A TV e o Twitter estão sendo utilizados em conjunto em shows de televisão ao vivo para convidar e incentivar os telespectadores para participarem dos programas com tweets em tempo real.
Os vídeos online e a publicidade na televisão agora fazem parte da mesma campanha de publicidade com a mídia, sendo publicada em ambas.
2. Filmes
Os filmes agora podem ser vistos por demanda e em qualquer tipo de tela, caso eles tenham sido convertidos para um formato online, ao invés de serem esquecidos em arquivos cinematográficos e armários.
3. Jornais
O “jornalismo cidadão” tem emergido conforme os blogs estão sendo aceitos como um canal dominante para divulgação de notícias e eventos por parte das empresas. Os blogs estão surgindo como parte importante dos principais veículos de comunicação. O conteúdo gerado por usuários oferece interação e feedback que permitem aos jornais tradicionais se tornarem mais sensíveis às mudanças de tendências.
4. Rádio Tradicional
O rádio e a música podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar através de serviços online, como o iTunes da Apple, Spotify e tantos outros!
5. Revistas
As revistas impressas tradicionais estão rapidamente sendo desafiadas pelos blogs, tecnologia RSS e revistas online. Isso inclui blogs de moda e culinária juntamente com outras diversas categorias como política, entretenimento e tecnologia.
6. E-mail tradicional
A mídia social e o e-mail continuam a seguir no sentido da integração conforme os botões sociais de compartilhamento são integrados nas plataformas e modelos de e-mail com hyperlinks, que possibilita tal compartilhamento de forma rápida fácil.
7. Fotos e Imagens
As fotos e imagens têm sido tradicionalmente mantidas para publicação em revistas e são frequentemente guardadas e esquecidas nos computadores. Sites como Facebook (a maior rede de compartilhamento de fotos do mundo), Flickr, Picasa e Pinterest estão fornecendo plataformas que socializaram o então mundo estático e tradicional da fotografia.
Considerações na Era da Convergência da Mídia Social e Massificada
Mídia Social está se tornando mídia e qualquer mídia que não possibilitar o compartilhamento e portabilidade de tempo e lugar irá desaparecer.
Portanto, como você planeja a convergência das mídias?
1) Crie mídia para os canais tradicionais e sociais (vídeos tem que ser criados para que possam ser publicados e promovidos em canais sociais e massificados);
2) Crie conteúdo para as três telas;
3) Foque em conteúdo que possa viralizar (Pequenos Pôneis, Old Spice);
4) Crie perfis corporativos nas redes sociais como Facebook, Twitter e Youtube para promover e publicar seus vídeos e conteúdo;
5) Use mídia paga como “Search Engine Marketing” (SEM) e “Social Media Marketing” (SMM) como catalizador inicial;
6) Crie um ponto central para publicação do seu conteúdo, como sites e blogs e depois compartilhe nas redes sociais que é onde está o seu público;
7) Portanto, o pensamento contínuo tem que ser… Como eu posso integrar a mídia social na minha mídia tradicional para que eu possibilite o compartilhamento do meu conteúdo e marca de forma fácil e prática à multidão e tribos?
É hora de tornar o seu conteúdo “livre” e “compartilhável”.
Conforme a mídia tradicional se tornar cada vez mais social, todas as mídias serão apenas “mídia”.
Fonte: business2community
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite