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A psicologia das cores em marketing

por dionei

Por Nicki Howell

Os clientes formam opiniões sobre os seus produtos e serviços em segundos, 90 para ser exata. Mas, o surpreendente é que a maioria destas conclusões é alimentada por algo inteiramente fora da consciência dos clientes: a respostas deles às cores.

A Heinz, uma gigante do ramo alimentar, descobriu o poder de escolher a cor certa pelo marketing quando ela fez o amigo das crianças EZ Squirt catchup (uma embalagem para esguichar) na cor verde espinafre. Isto parecia uma loucura, mas foi um sucesso instantâneo e originou todo um arco-íris de cores de catchup – e, ultimamente, 25 milhões de unidades vendidas. Como todas as novidades, esta desvaneceu após o sucesso inicial e foi descontinuada em 2006 (exceto a garrafinha comemorativa do dia de São Patrício). Mas, isto foi lucrativo enquanto durou.

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As cores e o marketing: um guia rápido

Se as cores são uma ferramenta eficaz de marketing, como podem os profissionais de marketing B2B alavancar esta ferramenta para produzir melhores resultados?

Seja ao redesenhar um website, usar em materiais colaterais, ou em outros esforços de marketing, as cores podem ajudar a melhorar os seus resultados. Mas, para maximizar os seus esforços, você precisa conhecer a sua audiência alvo (a maioria dos profissionais de marketing conhece), incluindo o que ela procura em você, e você precisa entender como as cores provocam emoções. Veja, a seguir, um rápido guia para selecionar as cores com um melhor propósito.

As cores primárias

Teoricamente, cada cor do arco-íris pode ser feita misturando as três cores primárias: azul, vermelho e amarelo (leia como a descoberta de Sir Isaac Newton possibilitou o conhecimento atual das cores). Cada cor pode provocar uma paleta de emoções, dependendo do seu uso e do contexto, mas há emoções elementares associadas a cada uma delas.

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Azul

O que significa. O azul é usado pelas marcas para comunicar confiança, força, compreensão, segurança, calma.

Marcas que usam o azul. Juntamente com as empresas financeiras, as grandes marcas da mídia social – Facebook, Twitter e LinkedIn – estão usando o azul para construir confiança e compreensão. O Facebook está “dando às pessoas o poder de compartilhar e fez o mundo ficar mais aberto e conectado”. O Twitter está dando a todos o poder de, instantaneamente, criar e de compartilhar ideias e informação, sem barreiras. E o LinkedIn está trabalhando “para conectar os profissionais do mundo para torna-los mais produtivos e bem sucedidos”.

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As grandes marcas de tecnologia, como a HP, a Intel, a Dell e a PayPal também usam esta cor para comunicar segurança e confiabilidade.

Vermelho

O que significa. O vermelho é uma cor poderosa, que evoca muitas emoções, inclusive poder, excitação e um senso de urgência. Algumas autoridades dizem que ela provoca fome, o que poderia ser o motivo dela ser usada por cadeias de restaurantes como a KFC (Kentucky Fried Chicken) e a Wendy’s (NT: proximamente no Brasil). Veja como a Wendy’s usa o vermelho no seu feed do Twitter:

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Outras macas que usam vermelho. Muitas grandes marcas B2C, como a Target, a Netflix e a Levi’s usam o vermelho no seu “branding” (promoção da marca).

A Pinterest usa o vermelho, assim como a BBC e a Marketing Week.

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Amarelo

O que significa. O amarelo comunica otimismo e clareza. Como explica a Business Insider,

“As marcas usam o amarelo para mostrar que elas são divertidas e amigas”. O olho humano processa primeiro o amarelo, o que explica por que ele é usado nos sinais de advertência e pelos veículos de socorro de emergência.

Marcas que usam o amarelo. A IKEA está entre as muitas marcas que usam o amarelo para atrair e engajar os clientes. Ao entrar numa loja, você se vê diante de cores brilhantes, de espaços abertos e tem uma sensação de que você está lá para fazer alguma coisa divertida (a não ser que você fique esmagado pelo enorme tamanho da loja!).

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O amarelo é também usado para a sinalização de estradas, sinais de tráfico de advertência e para assinalar solo molhado. Os arcos do McDonald’s são dourados e a cor brilhante captura a atenção dos viajantes nas estradas. A Shell Oil, a IMDb (Internet Movie Database), a Penzoil, a Ferrari, o Batman e a Caterpillar proclamam-se orgulhosamente ser amarelos.

As cores secundárias

Uma cor secundária é feita misturando duas cores primárias.

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Verde

O que significa. O verde desencadeia sentimentos de crescimento, paz e natureza.

Marcas que usam o verde. A Starbucks alavanca esta cor (a sereia no centro do logo da empresa tem sido verde desde 1986). No website desta empresa, você pode ver que eles estão comunicando uma mensagem de paz através desta cor, ao dizer “Nós somos orientados para o desempenho através da lente da humanidade”.

A Animal Planet é outra marca que optou pelo verde. Verifique a capa do livro dela:

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Elas usam o verde para passar a mensagem focada na natureza, na paz e em sinergia – precisamente as emoções que elas querem evocar nos visitantes do website.

Laranja

O que significa. A cor laranja diz que os seus produtos e serviços não causam preocupações, são divertidos e lúdicos. Mas use a cor laranja com cuidado; a sua desvantagem inclui sugerir uma falta de seriedade intelectual e mau gosto. Por exemplo, para um provedor de serviços financeiros, a cor laranja pode comunicar que os clientes não os devem levar a sério (o que pode explicar por que tantos deles optaram pelo azul – que transmite segurança e confiança).

Marcas que usam o laranja. A rede de televisão Nickelodeon alavanca a cor laranja com sucesso. A missão desta empresa é entreter crianças.

A Harley Davidson consegue combinar algo lúdico e cuidadoso num só produto e logo:

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A Amazon usa diversos tons de laranja como um acento; um deles como parte do seu logo, e outro como parte da sua paleta da web. Ela quer “construir um lugar onde as pessoas podem vir para encontrar e descobrir qualquer coisa que elas queiram comprar online”. Isto confirma a promessa da cor laranja; afinal, quem não acha que encontrar qualquer coisa que você quiser é divertido? Note que os dizeres “Try Prime” sob o logo está em confiável azul.

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Roxo

O que significa. Historicamente, o roxo está associado à realeza e à riqueza, e também ao sagrado (por exemplo, os mantos religiosos) e à coragem (condecoração Purple Heart – Coração Roxo). Esta cor também comunica criatividade e sabedoria, e desencadeia emoções associadas à qualidade, riqueza, luxúria e decadência.

Marcas que usam o roxo. A Hallmark usa o roxo para evocar sentimento de qualidade nos seus produtos. Você pode ver isso no seu logo, que destaca uma coroa.

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Em contraste, a Yahoo usa o roxo para comunicar criatividade. Você pode ver isto quando eles dizem que a “Yahoo era o guia original da Internet, conectando os usuários com as suas paixões e os ajudando a descobrir o mistério e a promessa da ampla rede mundial (World Wide Web)”.

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E, é claro, o roxo ajudou Prince (cantor recentemente falecido) a construir uma marca icônica.

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Outras cores

O rosa não é uma cor primária nem secundária, sendo um matiz de vermelho que embala um “soco” de uma marca bem no alvo.

O que significa. Na cultura ocidental, o rosa está ligado à feminidade. Ele é tipicamente usado quando uma marca quer mostrar amor, nutrição, ou carinho. De acordo com a fatrabbit, “os tons de rosa brilhantes e cálidos, como fúcsia ou magenta, são vibrantes, jovens e encorajam um sentimento de confiança… enquanto que tons calmos de pink são amistosos e representam os dias despreocupados da infância”.

Marcas que usam o rosa. A Fundação Susan G. Komen usa o rosa (pink, famoso na fita rosa) para as campanhas de conscientização do câncer de mama.

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Os varejistas da Victoria’s Secret também usam esta cor; eles lançaram uma marca específica chamada “PINK”.

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O preto não é só para os vilões; ele também é autoridade e poder, e pode ser abreviação ou sofisticação. Use-o estrategicamente e com moderação, pois, preto demais pode ser negativo e opressivo.

O branco projeta clareza, limpeza, inocência, pureza e frescor. Um espaço branco é sempre uma boa coisa; ele abre uma área e acrescenta espaço para respirar numa imagem de uma multidão. Ele também é excelente para criar contraste. De fato, algumas das marcas mais populares do mundo (Google!) usam o branco para criar mais espaço e para se destacar.

O logo com o panda branco e preto da World Wildlife Foundation (Fundação da Vida Selvagem) é um excelente exemplo do uso muito apropriado do preto.

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Motivos fortes em preto e branco podem ser muito atraentes.

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Dicas para usar cores para obter grandes resultados

Considere a sua audiência alvo. O guia de cores é um bom lugar para começar, mas, naturalmente, há muitas variáveis diferentes, incluindo o sexo, que desempenham um importante papel. Por exemplo, em geral, as mulheres não gostam do cinza, do laranja e do marrom e preferem o azul, o roxo e o verde.

Os homens têm as mesmas preferências, mas preferem o preto ao roxo. Também, as cores não são universais, quando se trata de geografia. Leia este blog post da Shutterstock para obter uma visão inicial sobre como as cores são usadas em todo o mundo.

Mantenha a simplicidade. Ao usar cores para evocar emoções, mantenha a simplicidade usando uma cor predominante e equilibrando-a com uma nuance neutra. Usar menos cores evita evocar demasiadas emoções de uma só vez.

Use contraste. Selecione cores escuras e as contraste com cores claras. Ou selecione cores complementares, que são diretamente opostas na roda das cores; por exemplo, roxo e amarelo.

Opte por cores vivas para as chamadas para ação. As cores vivas – vermelho, verde, laranja, amarelo – apoiam maiores taxas de conversão. É fácil tirar vantagem desta dica, e é fácil testar para saber qual delas dará os melhores resultados.

Teste, meça e ajuste

Usar as cores não é uma ciência exata. A chave é testar, medir e ajustar os seus esforços. À medida que você continue a fazer isto, você determinará quais cores levam ao sucesso e capturam a maioria dos leads, para produzir os resultados para a sua marca.

Como você usa as cores no seu marketing? Por favor, compartilhe as suas experiências e resultados.

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Sobre o autor: Nicki Howell é uma profissional de marketing de conteúdo B2B, especializada no ramo da tecnologia. Ela ajuda os seus clientes a melhorar as suas taxas de respostas, a comunicar mensagens complexas e a gerar leads de alta qualidade. Você pode conectar com Nicki no LinkedIn, segui-la no Twitter ou aprender mais aqui.

Fonte: Act-On Software

Foto “Covers #PRINCE” by @DrGarcia usadas sob Creative Commons 2.0 license

Tradução: Fernando B. T. Leite

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