Por Ivan Monteiro
Como fazer uma associação crescer e ganhar relevância?
Definida pelo objetivo de obtenção de finalidades comuns, representação e a defesa dos interesses dos seus integrantes, as Associações podem ganhar uma voz tão ampla que conseguem até mesmo mudar questões dentro da sociedade. Porém, para se conquistar credibilidade e relevância, é necessário superar desafios como a burocracia, a busca por um propósito sólido, organização e divulgação.
A prática da organização de afiliados deve ter como meta a satisfação das necessidades coletivas. Para os seus gestores, manter uma associação forte e relevante é uma luta constante, afinal, é uma questão de esforço e tempo, muitas vezes não remunerado , para reunir ações na intenção de reivindicar melhorias na comunidade, defender os interesses dos associados, desenvolver interesses coletivos de trabalho, produzir e participar no desenvolvimento da região na qual as associações estão inseridas, entre outras causas.
Os desafios das Associações no Brasil
Um estudo realizado pelo Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), chamado “Gestão de Associações no Brasil: Desafios e Tendências”, apurou quais são as práticas de gestão associativa mais utilizadas por associações brasileiras e como elas variam em função de seu tipo de membro – pessoa física ou jurídica.
A pesquisa, divulgada em 2016, foi realizada com 99 associações brasileiras (57 de pessoas jurídicas e 42 de pessoas físicas), com grande variação no perfil (associações com atuação representativa, setorial, ativista ou profissional); assim como de diversidade de porte, indo de pequenos a grandes orçamentos (média de 2,1 milhões de reais), e de diferenças na base de associados, indo de apenas 4 associados até 32 mil.
Entre os dados revelados, o estudo evidenciou quais são as práticas mais relevantes de gestão associativa. Podem-se destacar os seguintes tópicos:
- Para o Recrutamento de novos associados, destacam-se as ações de comunicação externa, cujo objetivo é tornar a organização conhecida e ajudar a atrair o perfil adequado de candidatos à associação;
- Para o Engajamento e Manutenção de associados existentes, destacam-se as ações de relacionamento e networking e de comunicação voltadas à base associativa.
- A importância da coprodução das atividades principais da organização: envolver o associado não apenas como público-alvo das ações mas sobretudo como parceiro e protagonista dessas ações.
Pouco engajamento reflete em saída de associados
Um dos pontos mais delicados que a pesquisa apontou é referente à desfiliação (a gestão da saída dos associados). É alarmante o quanto
ainda há de espaço para melhorar e avançar na retenção de associados.
Entre os principais motivos de saída estão:
- Falta de pagamento (53%);
- Distanciamento (17%);
- Problemas éticos (9%).
O estudo concluiu que as organizações parecem se preocupar sempre com o buscar novos associados, mas não equilibram esses esforços com igual foco em evitar o afastamento ou a saída dos membros existentes.
A HyTrade é aliada para o sucesso de Associações
Colocando em prática 6 modernas técnicas de marketing geridas por quem entende do assunto, é possível que associações ganhem visibilidade, fiquem mais modernas, dinâmicas e prontas para que seus gestores aloquem seus esforços e atenção para ações mais estratégicas.
A HyTrade é uma agência de Marketing Digital que possui como diferencial oferecer um amplo apoio para associações que visam conquistar novos membros, manter os associados e ganhar credibilidade na sociedade com eventos e conteúdos educativos e informativos.
Entre os nossos serviços, se destacam:
1. Sites | E-Commerce
Para conquistar novos associados, é necessário oferecer experiências cada vez melhores. A primeira coisa que o gestor de uma Associação deve pensar é na necessidade de ter um moderno website com e-commerce acoplado para gerenciar as associações através de cobranças automáticas, mantendo um banco de dados dos associados organizado. É partir deles que se deve desenvolver ações de marketing digital, incluindo a sua estratégia de conteúdo, automação, mídia social, publicidade online e SEO.
> Ajudamos no desenvolvimento e manutenção do website e respectiva loja virtual, painel de associados, gestão de inscrição de eventos, sistema de fidelidade, redes sociais privadas e/ou aplicativos.
2. Marketing De Conteúdo
Desenvolver e executar uma boa estratégia de conteúdo deve ser a prioridade número dois das associações. Realizamos um diagnóstico das necessidades da associação, desenvolvemos uma estratégia de marketing de conteúdo que esteja alinhada com o missão, visão e propósito da associação, executamos ela por meio de um sistema de funil de vendas para atrair novos associados e nutrimos estes potenciais membros através de conteúdos educativos e informativos até eles ficarem prontos para aderirem à ideia.
> Essa estratégia é importante também para manter um fluxo consistente de comunicação e manter os associados engajados com a causa.
3. Automação De Marketing
Um bom software de automação de marketing é de fundamental importância na execução da sua estratégia de marketing de conteúdo e consequentemente para se ter sucesso e retorno para organizações na Era Digital. Com ele, é possível aumentar a base de associados através de técnicas como a pontuação de leads, que é um sistema de rastreamento e processo de qualificação de possíveis associados, onde designa-se a cada lead (um possível associado) um valor numérico que indica se esse lead está pronto para as vendas (se tornar um associado), se precisa ser nutrido (através de e-mails ou de outros recursos), ou se deve simplesmente ser descartado.
4. Marketing De Mídia Social
Nós iremos ajudar com a gestão das suas ações nas redes sociais, porém não antes de colocar todos estes esforços dentro de uma estratégia de distribuição de conteúdo que faça sentido.
5. Publicidade Digital
Não adianta nada ter a melhor estratégia de marketing de conteúdo do planeta, se o seu conteúdo não chegar a ninguém. Construir uma audiência fiel leva tempo e dedicação, e a publicidade digital pode e deve ser usada para distribuição de conteúdo e para tornar a causa e serviços mais conhecidos.
> Nossos serviços incluem gestão de Google Adwords, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, Twitter Ads, Pinterest, YouTube Ads, compra de mídia digital em maior escala e compra programática.
6. SEO
É um imperativo da causa. A otimização para máquinas de buscas (SEO) é uma das coisas mais impactantes que uma Associação pode fazer para melhorar a sua capacidade de ser encontrada online. Por meio da aplicação de SEO para páginas do seu site, pode-se atrair mais visitantes que procuram exatamente as mesmas finalidades.
> Executamos e monitoramos ações de aperfeiçoamento no seu site (SEO) para posicioná-lo nos primeiros resultados das buscas do Google.
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Sobre o autor: Ivan Monteiro é jornalista com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.
Imagem de capa projetada pela Freepik
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