O Facebook lidera por ampla margem como o principal exibidor de anúncios
Dados de abril de 2013 da comScore mostraram que o Facebook é o exibidor líder de publicidade no Brasil, com quase cinco vezes mais impressões do que os concorrentes mais próximos, o UOL e a globo.com, ambos portais da web muito populares entre os usuários da internet no Brasil e que pertencem a dois dos maiores grupos de mídia da América Latina. Vale a pena notar que outros exibidores da lista da comScore, com exceção do Google, incluem portais domésticos da web que também são bastante populares.
O Facebook também lidera a competição em termos do número de visitadores únicos, que foram expostos a anúncios, embora nem de perto por uma margem tão ampla.
Num país onde, de acordo com estimativa do eMarketer, 79% dos usuários da internet usarão redes sociais este ano e 88,1% deste grupo usará especificamente o Facebook, os anúncios no Facebook podem atingir e influenciar um número significativo de consumidores online do Brasil.
Um estudo da Ipsos OTX e da Ipsos Global @dvisor de abril de 2013 mostrou que 69% dos usuários da internet no Brasil compraram um produto ou serviço baseados num anúncio que eles viram na mídia social, uma porcentagem mais alta do que no México e na Argentina, dois países vizinhos com taxas de penetração das redes sociais semelhantemente altas.
Ao comparar o Brasil com outros países do mundo, a Ipsos também verificou que os usuários da internet no Brasil eram mais propensos a comprar baseados num anúncios nas redes sociais, em comparação com países da região Ásia-Pacífico e da Europa.
Fonte: eMarketer
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite