Por Genevieve Lachance
As dicas seguintes para uso do Facebook são bastante diretas e fáceis de seguir. Eu fico assombrada de ver empresas entende-las erradamente! Isto não é para bebes recém nascidos; eu vejo empresas bem estabelecidas também cometer estes erros.
Portanto, a seguir está uma recapitulação do que todo dono de página do Facebook deveria saber, para não ficar parecendo um tolo.
1. Saiba a diferença
Os perfis do Facebook são para uso pessoal e não para empresas. É aqui que você compartilha fotos dos seus filhos e onde se conecta com a sua família e com os amigos. Está bem se você fizer uma rede com pessoas usando o seu perfil pessoal, mas você não pode conduzir empresas dessa maneira. Lembre-se de que os perfis pessoais representam indivíduos.
Uma página de empresa no Facebook tem muitos benefícios específicos:
- • As páginas são públicas e, portanto, qualquer pessoa pode lê-las e seguir as suas postagens;
- • Você pode instalar aplicativos e abas na sua página;
- • Você pode colocar anúncios na sua página;
- • Você pode fazer concursos e promoções;
- • Você tem os Insights (estatísticas) na página do Facebook, que o ajudam a ver como está o desempenho dela;
- • Você pode ter várias pessoas gerenciando uma página, com diferentes responsabilidades a eles designadas.
Além disso, os regulamentos do Facebook não permitem que você conduza negócios num perfil pessoal. Tome cuidado, pois o Facebook é conhecido por ter fechado contas sem aviso prévio.
2. Facilite o compartilhamento da sua página
Customizar o endereço da sua página na web facilitará o compartilhamento da sua página de empresa nos seus comunicados de marketing, no website e nos cartões de visita. Você só pode muda-lo uma vez, portanto, tome cuidado e pense no longo prazo a este respeito. Você pode mudar a sua URL aqui https://www.facebook.com/username.
A seguir, há um exemplo da diferença entre os dois:
URL default: www.facebook.com/pages/vasimpleservices/177767078381
URL customizada: www.facebook.com/vasimpleservices
Lembre-se que se você trocar o endereço URL da sua página, você provavelmente terá que muda-lo em todos os outros locais na web, inclusive no seu website, para não ter links quebrados.
Dica bonificada: Para torna-lo ainda mais curto, você pode também usar www.fb.com/vasimpleservices (use FB no lugar de Facebook) para compartilhar a sua página após ter customizado a sua URL.
3. Não me faça trabalhar
Preencha adequadamente a seção “About”, inclusive com um link para o seu website. Por favor, diga-me numa sentença o que é o seu site; não me faça procurar por todos os lados ou clicar em qualquer coisa para ficar sabendo! A maioria das pessoas nunca clica na caixa “About” para obter informação adicional.
Se a seção “About” da sua página não permite que você ponha nela uma descrição adequada da sua empresa (isto vai depender da categoria de página que você escolheu), faça a imagem da sua capa contar a sua história.
Lembre-se apenas das regras do Facebook para as páginas iniciais (capa), que não permitem mais de 20% de texto.
4. Use uma figura de tamanho adequado
Se você não usar uma imagem de tamanho adequado na sua capa e na figura de perfil, a qualidade vai geralmente parecer ruim. Faça a primeira impressão funcionar e escolha gráficos de boa qualidade! Você pode obter melhor qualidade usando um arquivo PNG.
Tamanho da imagem da capa: 851×315 pixels
Tamanho da figura do perfil: 180×180 pixels (aparece em 160×160)
5. Conheça as regras
Fazer concursos e promoções* requer que você obedeça algumas regras. Há no Facebook regulamentos que você precisa seguir e leis que você precisa respeitar. A opção “eu não sabia” geralmente não funciona, sendo sua a responsabilidade de obedecer as regras.
* Nota do tradutor: No Brasil há, como sempre, excesso de regulamentação. Veja mais informações aqui.
6. Nem todos os seus fãs vêm as suas postagens
Mesmo quando alguém curte a sua página de empresa do Facebook, isto não significa que esta pessoa verá as suas postagens. Realmente, dependendo do tipo de postagens que você está usando, provavelmente menos de 16% dos seus fãs verá o conteúdo.
Isto é por causa da fórmula do algoritmo do Facebook, chamada EdgeRank , que é usada para controlar a quantidade de conteúdo que as pessoas vêm no seu feed de notícias.
Se você quiser que mais pessoas vejam as suas postagens, você precisa conseguir que a sua audiência se engaje no seu conteúdo (curtir, comentar, compartilhar), o que ajudará a aumentar o seu EdgeRank. Além disso, você tem a opção de pagar para promover as suas postagens.
7. Faça postagens como sua página
Quando você postar na sua página, é melhor postar “como a sua página”, ao invés de como você mesmo (indivíduo). Quando você postar na sua página usando o seu perfil pessoal, as suas postagens acabam na caixa à direita, chamada “Publicações recentes de outros usuários”, que é vista apenas se você for diretamente para a sua página, e os seus fãs não receberão as suas atualizações nos seus próprios feed de notícias.
Lembre-se que menos de 2% das pessoas que curtiram a sua página de empresa no Facebook voltará para ela depois disso. A maioria dos seus fãs irá consumir diretamente o seu conteúdo no feed de notícias dela e não na sua página de empresa do Facebook.
8. Seja relevante
Se eu for seguir a sua empresa no Facebook, eu quero ver postagens relacionadas a ela. Se você for um construtor de website, porque você está constantemente postando citações inspiradoras? Tente ficar focado e não se desvie para muito longe do principal assunto da sua empresa, caso contrário, você irá confundir a sua audiência.
9. Spam é ruim
Não faça spam! Realmente, isto parece óbvio, mas eu vejo isto constantemente! Eu considero spam quando eu vejo continuamente as suas mensagens de venda no meu feed de notícias.
Tente aplicar a regra 80/20: 80% do seu conteúdo devem oferecer valor e menos de 20% das suas postagens devem promover os seus produtos e serviços.
Alguns dos maiores culpados que eu vejo são pessoas do ramo imobiliário, que frequentemente postam 100% do seu conteúdo sobre as suas listas de imóveis disponíveis para venda ou locação.
10. Não desapareça
Ser consistente é a chave do marketing no Facebook. Evite ficar afastado por um longo período de tempo. Lembre-se de que o que está longe da vista fica longe do pensamento e do coração!
Se você for viajar, ou tiver um dia ou uma semana muito ocupados, use a ferramenta de agendamento do Facebook para planejar antecipadamente as suas postagens, o que o ajudará evitar ficar “morto em ação” (desaparecido).
O marketing no Facebook não é uma ciência de foguetes espaciais, mas você precisa se manter atualizado sobre as mudanças e conhecer as regras básicas para evitar erros. Como você se mantém atualizado?
Sobre a autora: Alguns diriam que eu sou um pouco obcecada por tecnologia, pela web e por mídia social! Eu diria que eu sou mais apaixonada por manter a pulsação das novas tendências e ferramentas. Na minha vida diária, eu ajudo empresários a otimizar as suas empresas através da tecnologia e de alavancar a internet.
A Hytrade é parceiro da Heyo e juntos oferecemos soluções em aplicativos sociais. Clique Aqui e saiba mais.
Fonte: Heyo
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
Todos os artigos da Heyo são publicados no nosso blog com autorização.