Por Laura Bowers
Com mais de meio bilhão de usuários ativos no Facebook, é claro que o seu negócio deveria estar presente no site desta rede social dominante. Mas simplesmente jogar uma página da sua empresa no Facebook não é suficiente – é importante aperfeiçoar a sua presença digital para garantir que as diretrizes corretas sejam canalizadas de volta para o seu negócio. Eis 10 erros comuns que as pequenas empresas cometem quando se trata do Facebook, bem como o que fazer para corrigi-los.
Erro 1: Não criar um plano de mídia social. Ter um objetivo ou uma meta para a sua página no Facebook economizará tempo e dinheiro, como também o farão o seu acompanhamento e a sua manutenção. Você deve ser capaz de determinar se o conhecimento da sua marca, do seu serviço ao consumidor e do seu engajamento e interação serão o foco da sua página. Uma vez que isso estiver decidido, você pode customizar a sua página e as suas postagens para refletir esta estratégia.
Erro 2: Não oferecer informação suficiente. É muito importante ter o seu perfil completo, com informação precisa e detalhada. Por exemplo, se a sua página é construída como uma empresa, garanta que as primeiras linhas reflitam bem o seu lema (slogan), a sua descrição, ou outra informação importante. Se a sua página for construída como um negócio de bairro, o seu horário de funcionamento, o seu endereço e a informação para contato precisa ser correta.
Erro 3: Falta de investimento. De forma simples e direta, para ter sucesso você precisa gastar algum tempo no Facebook. A sua página não pode servir apenas para um novo anúncio, para uma postagem pessoal ou para a sua atualização pessoal. Faça contato com os clientes, siga empresas ou marcas similares e poste conteúdos relevantes. De aos seguidores um motivo para continuarem conectados à sua página.
Erro 4: Gramática, pontuação e informação incorretas. A sua página no Facebook reflete diretamente a sua marca. Os administradores da sua página devem usar gramática e pontuação corretas. Alguns erros comuns são excesso de letras maiúsculas, terminar cada atualização com uma pergunta e usar muito o pronome “eu”. As postagens devem parecer originárias da sua marca, ao invés da pessoa que a administra.
Erro 5: Não estar engajado com os seus clientes. Scott Stratten, presidente da empresa UnMarketing, escreveu o seguinte no seu livro de mesmo nome: “Se eu lhe oferecesse, há 10 anos, uma ferramenta que o permitisse fazer o que as redes sociais fazem hoje, você teria pagado 20.000 dólares americanos por mês para ter acesso a ela e, hoje, ela é grátis”. Em outras palavras, você tem a atenção dos seus clientes – o que você quer fazer com ela? Engajar, interagir e manter os seus clientes interessados, além de fazê-los continuar a visitar a sua página.
Erro 6: Ignorar as reclamações. O Facebook continuará a ser um lugar aonde é fácil dar vasão às reclamações. Estas queixas precisam ser manejadas de um modo apropriado, ou você se arriscará perder o negócio de seus clientes insatisfeitos, bem como o de outros que podem ver as queixas ao visitar a sua página. A regra geral é, em primeiro lugar, tratar da queixa online e, se necessário, continuar off-line.
Erro 7: Medir as percepções erradas. Embora as curtidas sejam boas indicadoras de que os clientes estão vendo sua página, o seu foco deveria estar no Facebook Insights (percepções no Facebook), tais como “Alcance” e “Falando sobre isso”. Estas medidas vão mostrar melhor o engajamento dos seus clientes, e elas são melhores para conferir verdadeiro valor à sua página.
Erro 8: Não tirar vantagem das características do Facebook. Além de prover na sua página informação precisa e completa e de prestar atenção às percepções, é bom usar as outras ferramentas que o Facebook proporciona. Criar uma história da sua empresa usando a linha do tempo, criar ofertas e eventos entre outros recursos. Ter uma fotografia corretamente dimensionada e um bom perfil também otimizarão a sua página.
Erro 9: Não respeitar as regras do Facebook. Este é um grande erro, que pode até resultar na perda da sua página. Quando você estiver fazendo uma promoção, seja através de um plano bem bolado com um prêmio valioso, ou simplesmente distribuindo uma camiseta, as características e funções do Facebook não podem ser usadas, tais como as “curtidas” numa página ou compartilhamento de uma postagem para ganhar o prêmio. Para ser válida, a promoção precisa usar um aplicativo terceiro. Você pode verificar a Política de Promoções do Facebook para mais detalhes.
Erro 10: Não reservar um orçamento para fazer publicidade no Facebok. Ter uma presença no Facebook é grátis, mas, se você quiser tirar mais vantagens do Facebook, usar os seus anúncios e ofertas é uma grande maneira de conseguir clientes para a sua empresa ou para a sua loja online. A publicidade no Facebook funciona bem para fazer promoções, para promover eventos ou para promover uma nova característica do seu negócio.
Você conhece mais erros comuns e como evita-los? Deixe-os nos comentários abaixo!
Sobre a autora: Laura Bowers é coordenadora de mídia social para o The Briad Group.