Por Emma Siemasko
Há alguns meses, o CEO de uma empresa de suprimentos de animais de estimação veio a mim com um problema. Quando as pessoas digitavam a marca, o Google corrigia automaticamente a consulta para o nome de um programa popular de TV. A marca estava perdida na vastidão da Internet e o CEO (vamos chama-lo de Mike) estava preocupado que ninguém fosse capaz de achar a sua empresa através de uma busca.
Uma vez que eu tinha experiência na otimização de websites para busca (SEO = search engines optimizaton), Mike pediu-me para ajuda-lo a construir uma SEO mais forte. Dentro de algumas semanas, eu fui capaz de fazer o website de Mike aparecer como o primeiro resultado numa busca do nome da empresa no Google.
Para começar, eu foquei na tática usual de SEO do que já foi testado e comprovado, como encurtar as URLs, fixar meta tags e verificar a velocidade do website. Mas, o fator chave para a empresa de Mike – que alguns profissionais de marketing deixam escapar – foi a mídia social. Acontece que a mídia social e SEO têm relacionamentos loucos, mas importantes.
Uma rápida história
Num vídeo de 2014, Matt Cutts, o então chefe da equipe de Web Spam do Google definitivamente disse que há um relacionamento entre busca e o social. Embora os posts do Facebook e do Twitter sejam tratados como páginas da web, o Google não indexa todos os posts da mídia social. Sim, mesmo o Google tem os seus limites.
Há alguns anos, o Google fez um trato com o Twitter, que permite que o Google veja cada tuite em tempo real, sem ser necessário indexar todos eles para busca. De acordo com um estudo da Stone Temple Consulting, o Google indexa menos de 4 por cento de todos os tuites. E embora o Google rastreie as páginas sociais através de robô, Cutts explicou que a máquina de busca não considera as curtidas do Facebook ou os seguidores do Twitter nas classificações de buscas.
Num recente artigo para a Entrepreneur, o escritor Larry Alton postulou que uma forte presença na mídia social não é correlacionada com as classificações de SEO, mas admitiu que ninguém realmente sabe como isto acontece. O Google mantém segredo sobre as suas decisões, e há tantos fatores que afetam as classificações das buscas, que é difícil determinar o impacto do social.
Por esta razão, as marcas colocam recursos significativos na mídia social, mas, elas geralmente veem este investimento como um meio de anunciar e obter engajamento dos consumidores, ao invés de SEO. Recentemente, entretanto, especialistas descobriram algumas conexões soltas entre essas duas coisas.
Como o social legitima as marcas
O site de Mike não estava aparecendo nos resultados do Google, por que as máquinas de busca não sabiam que a sua marca existia. Ele não tinha perfis na mídia social que provassem que a sua marca era legítima.
A primeira coisa que eu disse para o Mike foi que nós devíamos criar perfis sociais e regularmente compartilhar conteúdo de valor. Associados a um website mais amigável e a um lugar na listagem do Google Meu Negócio, esses perfis ajudariam as máquinas de busca a entender que a marca de Mike era mais que apenas um erro de digitação de um programa de televisão.
Quando se tratar de SEO de marcas (que foca num termo de uma marca, como o nome de uma empresa, ao contrário de palavras-chave), a mídia social é extremamente importante, uma vez que os perfis aparecem no topo de uma página de resultados de uma máquina de buscas (SERP = search engine results page).
Por exemplo, se você digitar o meu nome no Google, o meu perfil no LinkedIn aparecerá no topo da SERP, seguido pelo meu website e pelo meu fluxo embutido no Twitter.
Entretanto, se você não mantiver esses perfis ativos, você pode deixar escapar substanciais benefícios da SEO. De acordo com um estudo da Chitika, uma rede de anúncios online, a primeira posição na SERP do Google tem 33% de todo o tráfico de busca.
As redes sociais como máquinas de busca
Se você estiver procurando o restaurante perfeito para um primeiro encontro, você provavelmente buscará no Google em algum momento, mas você também pode verificar no Yelp, examinar o TripAdvisor e dar uma olhada nos posts do Facebook. O Google é dominante, mas a busca é muito mais holística que nós gostaríamos que fosse, e muita gente agora usa a mídia social como máquina de busca.
No último verão, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou que a sua rede social já estava recebendo 1,5 bilhão de buscas todos os dias. Em setembro de 2015, o Twitter estava lidando com, 2,1 bilhões de buscas por dia.
Os gigantes de buscas estão lentamente começando a tirar vantagem dessa tendência. Em 2014, a Yelp fez uma parceria com a Yahoo, de modo que as revisões saltariam após uma consulta de busca. O Google tem gráficos de conhecimento que aparecem no lado direito da primeira página de resultados, quando as pessoas procuram determinadas pessoas, ou lugares, e a revisão de restaurantes do Google aparece nesses gráficos. Aqui, há potencial para mais incorporações de outras redes sociais no futuro.
O ponto é que, o conteúdo que você compartilhar nas redes sociais ainda pode afetar, embora indiretamente (por ora), a sua SEO e o reconhecimento da sua marca.
Geralmente, se uma marca estiver no topo da sua estratégia de marketing de busca, ela também acredita nas virtudes da mídia social. Se você estiver trabalhando para cobrir ambas as coisas, você provavelmente está controlando um relacionamento incomum.
No caso de Mike, os perfis sociais deram à sua empresa uma chance de competir no Google. Dentro de semanas de haver postado para feeds sociais, o Google não mais estava confundindo produtos para animais de estimação com um programa de televisão. O mal entendido digital transformou-se numa lição sobre a importância da SEO.
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Sobre a autora: Emma Siemasko é uma escritora autônoma e uma estrategista de conteúdo que ajuda startups e empresas de tecnologia a contar as suas histórias. Ela ama livros, cachorrinhos e ajudar outros.
Fonte: The Content Strategist
Tradução: Fernando B. T. Leite
Imagem de capa: seo/social Ozerina Anna
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1 Comentário
[…] tenha preenchido um formulário após ter assistido um webinar sobre SEO, mas, antes disso, leu uma história sobre o inusitado relacionamento entre a SEO e a mídia social. O artigo não merece algum […]