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Estudo: ninguém usa as reações do Facebook

por dionei

Por Dillon Baker

Se qualquer emoji pudesse representar o Facebook agora mesmo, ele seria reações do facebook.

Por quê? De acordo com um novo estudo da quintly, uma plataforma de dados analíticos da mídia social, os botões das reações de algazarra do Facebook são responsáveis por apenas 3% de todas as interações dessa rede social.

Quando o Facebook oficialmente lançou seis reações em fevereiro, elas foram uma grande coisa. Como disse a escritora Sarah Frier num artigo de destaque na Bloomberg, “mudar o botão é como a Coca-Cola, mexendo com as suas receitas secretas”.

Das seis reações do Facebook, uma é apenas o velho botão “curtir”, mas o resto – um coração, uma face rindo, uma face dizendo uau, uma face triste e uma face com raiva – significaram uma mudança fundamental em relação a como a rede social funcionou até aqui.

Ou, pelo menos elas deveriam representar.

reações do facebook

Gráfico via quintly

Como mostra este gráfico, a maioria das interações no Facebook ainda são as clássicas: curtidas, compartilhamentos e comentários. Outros estudos chegaram a conclusões similares. A Unmetric, outra empresa de análises, verificou que 93% das reações do Facebook eram curtidas. Um estudo diferente, da empresa de pesquisa UserTesting, insinuou por que: as pessoas não sabem como acessar os novos botões. Quarenta por cento dos que responderam os classificaram como sendo difíceis de encontrar, embora 80% deles tenham achado que eles são úteis.

O estudo quinty também mostrou que o emoji do coração, designado para significar amor, é a mais popular das cinco novas reações. O Facebook não pode estar muito feliz com estes resultados, considerando que um amor é muito diferente de uma curtida.

Entretanto, uma nuance interessante é que os usuários tiveram uma probabilidade 40% maior de usar as reações nos vídeos do Facebook que nas fotografias. Parece intuitivo que os vídeos, que geralmente incluem uma narrativa mais forte que uma imagem estática, causariam uma maior reação.

reações do facebook

Gráfico via quintly

Embora as reações ainda sejam relativamente novas, vale a pena perguntar como o Facebook levará as pessoas a usa-las com maior frequência. Mais reações significam mais dados para o algoritmo do Facebook – por exemplo, uma face com raiva envia um sinal muito diferente que uma curtida. Estes emojis também ajudam as marcas e editores a otimizar o seu conteúdo, sem ter que analisar os comentários.

Até agora, está claro que esta característica não funcionou. Agora, a questão é: achará o Facebook uma maneira de revitalizar esta característica, ou ela morrerá lentamente, triste reações do facebook?

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Sobre o autor: Dillon Baker é um Editor Associado da Contently, onde ele cuida do The Freelancer e trabalha no The Content Strategist. Ele é antigo Editor de Artes e Escritor Sênior da The Vermont Cynic. Envie e-mails para ele em dmbaker412@gmail.com.

Fonte: The Content Strategist

Tradução: Fernando B. T. Leite

Imagem de capa: Facebook Newsroom

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