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Landing pages que convertem, Parte 1: os fundamentos do design

por dionei

Por Melissa Wagner

Estão as suas landing pages convertendo da forma como você gostaria? Se a resposta for não, talvez seja a hora de voltar aos fundamentos. Vamos examinar os blocos de construção de uma boa landing page a ver cinco melhores práticas para criar landing pages e obter grandes resultados.

Antes de começar, nós devemos, em primeiro lugar, definir o que é uma landing page e saber por que você precisa dela. Simplesmente, ela é uma página da web que você designou, geralmente para fazer uma oferta a um visitante que venha ao seu site ao clicar num link de uma fonte online. O link pode estar num tuite, num blog post, num e-mail, num anúncio onde você paga para clicar, em outro site, ou numa página do seu próprio site (e assim por diante).

A maioria de nós usa as landing pages como ferramentas de conversão e elas estão entre as mais potentes que temos à disposição. O texto ao redor do link faz uma promessa (tal como “aprenda como”) e a landing page cumpre a promessa ao oferecer algo de valor (um e-Book, um vídeo, um podcast, ou qualquer tipo de conteúdo que o seu comprador ideal irá apreciar). O seu visitante precisa querer o conteúdo o suficiente para troca-lo pela informação dele para contato. Ele recebe em troco valiosa informação – e quanto melhor ela for, melhor ela cumprirá a promessa, e melhor você ficará diante do potencial comprador. Você recebe, no mínimo, o nome e um endereço de e-mail de alguém que está motivado para investigar o seu produto, serviço, ou ramo de atividades. Este é um bom começo para um relacionamento recíproco.

Como tudo o mais em marketing, as landing pages são uma mistura de arte e de ciência. O investimento que você faz em termos de tempo e talento significa que você precisa destas páginas para ser recompensado com leads que convertem e com informação útil. Vamos inicialmente ver como fazer uma landing page e, na parte seguinte desta série, veremos como a otimização do texto e a oferta certa, podem melhorar os resultados.

A anatomia de uma landing page

As landing pages consistem de elementos comuns. Eles incluem a oferta, o texto, a forma e o próprio design da página. Ao criar landing pages, pense nestes elementos como se fossem os seus blocos de construção.

1. Crie uma oferta atraente

A oferta é a parte mais importante da sua página. É o que você oferece aos prospectos em troca da informação sobre quem eles são e no que eles estão interessados. Quanto melhor for a oferta, maior será a taxa de conversão. A oferta também deve estar fortemente ligada ao valor proposto pela sua marca, para atrair as pessoas que tenham uma maior probabilidade de querer o que a sua empresa vende. Se você vender solventes industriais por carros tanque, a sua oferta pode estar, por exemplo, relacionada à saúde e ao gerenciamento da segurança feito pela sua empresa. Teste as suas ofertas. Um e-Book pode converter muito mais que outro e um vídeo pode supera-los.

2. Faça um ajuste fino do texto

A sua manchete deve ser simples e específica. Ela deve oferecer um benefício, não uma característica, e idealmente, ela deve ser bastante forte, de modo que o leitor motivado saltará imediatamente para o formulário. O seu texto deve descrever a oferta e os benefícios que serão entregues aos seus prospectos. Mantenha o texto simples e específico, faça sentenças curtas e ativas e apoie o título e a chamada para ação. Teste os seus títulos, pelo menos. Idealmente, você deve testar cada elemento da sua página.

3. Desenvolva o formulário da sua landing page

Landing pagesO formulário da landing page terá campos que permitem que você colete informação sobre os seus prospectos. Você deve pedir, no mínimo, um nome e um endereço de e-mail. O que mais você pedir dependerá de diversos fatores, inclusive do seu ramo de atividades, do que você vende, do tamanho do seu ciclo de vendas e o tamanho usual de um negócio (valor do pedido), bem como do valor do conteúdo que você oferecer.

Geralmente, você consegue mais conversões com um formulário curto. Os formulários mais longos podem fazer as pessoas desistir; você não deve pedir informação demais nem muito pessoal, de modo a fazer o prospecto se sentir acuado. Se você precisar de mais informação, você pode usar uma série de formulários progressivos para construir um perfil, o que é um processo mais lento, mas mais amigável. É claro que se alguém estiver disposto a preencher um formulário longo, ele pode ser um prospecto melhor qualificado, ou ter um problema mais urgente para resolver.

Nota: Se algumas pessoas derem falsos nomes e endereços de e-mail, você não dá a recompensa (o download, ou o que for) ou não manda uma resposta de agradecimento, que é enviada após o preenchimento do formulário. Ao invés disso, informe-o que você está enviando um e-mail com um link para o download. Isto permite que você verifique se o e-mail é real antes de acrescenta-lo à sua lista, e também permite que você envie esse e-mail imediatamente, demonstrando a rapidez da sua resposta.

4. Crie uma forte chamada para ação

Facilite para as pessoas saberem o que fazer a seguir. A sua chamada para ação, seja ela um texto, um botão, ou uma imagem, deve indicar claramente a ação e a recompensa. Esta é outra coisa que é importante testar, para você saber se escrever “faça download agora” ou “baixe o e-Book” será a mensagem que produzirá mais conversões.

5. Desenhe pensando em conversões

Com uma oferta, um texto e um formulário específico, você pode desenhar a sua página. É importante desenhar a página de modo que a atenção do visitante seja centrada no formulário. Não deixe a sua página ficar atravancada por imagens ou texto demais. Use muitos espaços em branco e pontos de marcação para que a página seja fácil de ler. Garanta que ela tenha a aparência da sua marca e que a página pareça pertencer ao seu website (e apenas ao seu website). Use as suas cores padrão e use as mesmas fontes que você usa nas demais páginas do seu website, no mesmo tamanho e com o mesmo espaçamento.

6. Otimize o design para os dispositivos móveis

Landing pagesGaranta que a sua landing page apareça bem nos dispositivos móveis. De fato, se você ainda não está usando design responsivo, você pode usar um design pensando em dispositivos móveis. Use texto maior e garanta que os botões sejam suficientemente grandes para serem acionados por um dedo. Além disso, não há mais “página anterior” – ou, pelo menos, telas de diferentes tamanhos dificultam saber onde a separação da página poderia estar. É por isso que você deve criar versões menores da chamada para ação logo de início – uma versão que salta logo para o formulário da web.

Landing page: um estudo de caso

Agora, vamos ver o caso da reforma de uma landing page no mundo real – neste caso, uma landing page de uma pesquisa da Act-On, com a oportunidade de ganhar um MacBook Pro.

Landing pages

A landing page de pesquisa demonstra cinco melhores práticas para formulários – e resultou em melhora significativa das nossas taxas de conversão. Nós testamos estes diferentes elementos para otimizar a nossa landing page. Pense neles quando você estiver desenhando as suas landing pages.

Campos do formulário: Teste diferentes tipos e formas. Nós testamos usando uma lista de seleção, ao invés de marcar quadradinhos. Isto tornou o formulário muito menor e menos sobrecarregado para o espectador. A lista de seleção foi também muito mais fácil de submeter num dispositivo móvel.

Informação preenchida antecipadamente: Se você tiver qualquer informação sobre quem está submetendo, preencha-a antecipadamente, minimizando a quantidade de informação a ser preenchida por ele. Isto economiza tempo (sempre apreciado) e também lembra sutilmente que vocês já têm um relacionamento. Inclua apenas os campos necessários para a sua equipe de vendas ou para o CRM.

Landing page responsiva: Ter uma landing page responsiva facilita muito a leitura e a submissão de formulários para quem a está vendo em dispositivos móveis. Se você não tiver uma landing page responsiva desenhe-a pensando nos dispositivos móveis. Garanta que você entende como a página vai parecer quando o espectador a vir num dispositivo móvel.

Botão da chamada para ação: Teste diversas chamadas para ação. “Entre para ganhar” não soa melhor que “Submeta”?

Elementos do design: Tente acrescentar animação ou algum elemento interativo à sua landing page, para atrair a atenção do espectador. Nós colocamos um GIF animado à landing page para acrescentar movimento e reforçar o texto. Apenas garanta que ele não distraia a atenção do formulário, mas, pelo contrário, apoie a chamada para ação.

Uma landing page bem desenhada e elaborada deve incorporar algumas práticas fundamentais para que convertam visitantes em leads valiosos.

Sobre a autora: Melissa Wagner é uma Gerente de Programas de Marketing da Act-On, especializada em programas e em campanhas para geração de demanda. Ela tem 20 anos de experiência em marketing de tecnologia, em empresas que incluem TeleTech, Qwest, Stratagene, Altera e Fujitsu.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

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