Criar conteúdo, espalha-lo por aí, parar e rezar não vai leva-lo a lugar algum. Você até pode colher alguns frutos, mas nada perto daquilo que você realmente precisa, pode e deve colher, se antes você não definir claramente quais são os seus objetivos.
Os objetivos sozinhos também não fazem verão, já que eles compõem somente o primeiro item do que deve ser a sua estratégia de marketing de conteúdo, que, por sua vez, antecede a sua própria execução, que se pode chamar de gestão dos processos de criação e curadoria de conteúdo. Portanto, se você já está criando e compartilhando conteúdo por aí, sem antes ter uma estratégia, você está literalmente colocando a charrete na frente dos cavalos. Mas, não se avexe minha amiga e meu amigo, porque é muito melhor começar sem saber para onde ir, do que saber para onde ir e não ter a coragem ou o conhecimento para começar. Portanto, nunca é tarde e você pode aproveitar esta oportunidade para começar a criar a sua estratégia de marketing de conteúdo agora mesmo.
Depois de definir os seus objetivos, cujos tipos veremos neste post, você ainda terá que definir os personagens da sua audiência, qual será o ciclo de engajamento, o seu nicho de conteúdo e, por fim, você irá escrever a sua declaração da missão de conteúdo e, logicamente, compartilha-la com todos que criam e cuidam do conteúdo da sua empresa, conforme explicarei em futuros posts.
Encontrar um objetivo de conteúdo, que de fato faça a sua organização andar no caminho desejado, pode ser uma tarefa um tanto desafiadora. Será necessário incluir nesta receita boas pitadas de paixão, determinação e entendimento do mercado, para definir o tipo de conteúdo que você precisa criar, para ter um impacto imediato sobre o seu público alvo.
O objetivo principal de toda empresa com fins lucrativos é, logicamente, vender e reter mais clientes, o que significa transformar a sua audiência em consumidores pagantes. Porém, para chegar lá, você terá que definir os seus objetivos intermediários, para ajuda-lo a mensurar o seu progresso e o dos consumidores, através do funil de vendas.
O ponto mais importante para ter objetivos claros e alinhados com as prioridades da sua empresa é fazer as perguntas certas. A primeira delas, como não poderia deixar de ser, é: por que você está criando e compartilhando conteúdo para a sua empresa?
A partir daí, você tem que fazer as perguntas mais específicas: Você quer que mais pessoas conheçam sua empresa, produtos e serviços? Sua necessidade principal está em converter e nutrir seus contatos (ou leads, como preferir) para que eles se tornem clientes? Ou você está precisando gerar conteúdo para que os seus clientes conheçam melhor e possam maximizar os seus produtos e serviços ao utilizá-los? Talvez, a sua rotatividade de clientes esteja muito alta e você precisa criar conteúdo para fideliza-los mais? Outra possibilidade pode ser criar conteúdo para fazer venda cruzada e aumentar o seu mix, certo? Ou ainda, o que você está precisando mesmo é nutrir advogados e assinantes apaixonados pela sua marca?
Você pode ter todas estas necessidades e ataca-las todas de uma só vez, ou você pode ter somente uma delas e ataca-la especificamente. Você não precisa seguir uma sequência, sendo possível pular de um objetivo para o outro, conforme a necessidade.
A seguir, veja 6 principais tipos de objetivos, baseados nos quais você poderá desenvolver à sua estratégia de marketing de conteúdo:
- Alcance e consciência da marca
- Conversão e nutrição de contatos
- Serviço ao consumidor
- Fidelização e clientes
- Venda cruzada
- Assinantes apaixonados
1) Consciência da marca: A primeira coisa que o marketing de conteúdo pode proporcionar aos seus negócios é aumentar a consciência da marca por parte do mercado, de uma forma orgânica e autêntica. O objetivo pode ser simplesmente uma nova forma de criar consciência da sua marca, além da publicidade tradicional.
2) Conversão e nutrição de leads: Este objetivo tem como foco encorajar as pessoas, através da oferta de conteúdo interessante, a disponibilizar informações suficientes sobre elas, para que você tenha permissão para se comunicar com elas de forma contínua. Estas informações podem incluir dados de registro para um evento ou curso, assinar a sua newsletter ou acessar o seu sistema. Em última instância, este é o conteúdo que você cria, com o objetivo de mostrar ao seu cliente em potencial, que já está quase pronto para a compra, que a sua solução é a melhor e que você está pronto para atender as necessidades dos seus clientes.
3) Serviço ao consumidor: Após vender a sua solução, você precisa criar valor e reforçar ao cliente que ele tomou a decisão certa. Esta etapa vai desde a criação de manuais, documentação de processos e de perguntas mais frequentes no site, até a divulgação das melhores práticas de como usar os seus produtos e serviços.
4) Fidelização de clientes: Está é uma das etapas mais importantes para transformar os clientes em assinantes apaixonados, que compartilham as suas histórias. As opções de conteúdo incluem a entrega de uma newsletter, e/ou uma revista eletrônica, e/ou da realização de eventos, e/ou da realização de uma série de webinars.
5) Venda cruzada: Uma vez que os clientes passem a receber o seu conteúdo de forma consistente e confiem cada vez mais na sua empresa, você tem a oportunidade de oferecer novos produtos e serviços. Os objetivos de fidelização de clientes e a venda cruzada podem trabalhar lado a lado.
6) Assinantes apaixonados: Se conseguirmos guiar os consumidores até esta etapa, nós realmente teremos realizado algo. Conteúdo, especialmente aquele gerado por consumidores satisfeitos, pode ser uma das formas mais poderosas para atingir os objetivos de negócios. Esta é a etapa onde o marketing de conteúdo começa a trabalhar de forma exponencial.
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Sobre o Autor: Formado em administração de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e certificado em Google Adwords, Ricardo é sócio fundador, presidente e estrategista chefe da HyTrade, responsável pelo planejamento estratégico, marketing, vendas, relacionamento com stakeholders e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios, além de editor do blog da HyTrade e demais conteúdos publicados pela agência.
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[…] no nosso tópico da semana, eu e Filipe falamos, com base em artigo publicado por mim, sobre como definir os objetivos da sua estratégia de marketing de conteúdo. Lembramos que o […]