Por Shelly Kramer
O LinkedIn anunciou outra característica à qual os marqueteiros B2B devem prestar atenção – postagens patrocinadas. No calcanhar de muitas mudanças, inclusive novos perfis pessoais e páginas reformuladas de empresas, esta nova característica é interessante e será certamente o que os marqueteiros B2B espertos usarão como parte das suas estratégias integradas de marketing.
Esta nova ferramenta publicitária é similar às postagens patrocinadas do Facebook, nas quais os usuários publicam conteúdo patrocinado sobre atualização de status, que são enviados a um seleto grupo de seguidores.
As postagens patrocinadas do LinkedIn estão sendo atualmente testadas por um pequeno número de sócios empresariais e o site espera lança-las a todos usuários em algum momento futuro, ainda neste ano. Por enquanto, as postagens patrocinadas somente funcionarão com usuários de desktop.
No período de teste, empresas como a GE, Xerox e BlackBerry estão usando esta oportunidade para reeditar pesquisas e outros conteúdos a elas relacionados, enviando-as a um grupo alvo de usuários, que se espera atribuam algum valor a estas atualizações. À medida que a base de usuários do LinkedIn continue a crescer, faz sentido achar modos de diminuir o ruído e servir à audiência a informação da qual ela precisa e quer. É claro que o LinkedIn irá também se beneficiar disso, uma vez que as postagens dos patrocinadores trarão mais receita para a empresa.
Nós não tivemos ainda a oportunidade de explorar as postagens patrocinadas do LinkedIn, portanto, nós não podemos ainda avaliar esta característica publicitária alternativa. Nós, todavia, gostamos de como ela soa, talvez, como uma alternativa para publicidade dirigida.
A publicidade dirigida no LinkedIn é cara. Nós fizemos recentemente uma cotação para um cliente e há um gasto necessário de aproximadamente 20 a 25.000 dólares americanos por trimestre – o que foi demais para este cliente particular arriscar. Este é um cliente de nível de empresa, mas um gasto publicitário como este é muito alto para ele, levando-se em conta que este é um território ainda inexplorado, que requer mais do que um simples ato de fé, um risco que ele não está disposto a correr. Como alternativa, nós optamos por experimentar a publicidade dirigida do LinkedIn, que basicamente oferece sobras de espaço para os seus anúncios dirigidos. Como você pode imaginar, os resultados foram, na melhor das hipóteses, abaixo do esperado.
Como o nosso cliente mencionou acima, muitas marcas e negócios não podem arriscar gastar grandes quantias de dinheiro em campanhas publicitárias online. Ferramentas como as novas postagens patrocinadas, entretanto, podem dar a estas empresas a capacidade de estender o seu alcance de uma maneira mais significativa, sem estourar os seus orçamentos.
Supondo que marcas e negócios usem as postagens patrocinadas inteligentemente (e nós sabemos que isto é pedir muito), os usuários se beneficiarão de uma experiência mais customizada. É claro que isto traz um novo ponto válido – antes de você mergulhar de cabeça em algo como as postagens patrocinadas, assegure-se de que você tem uma estratégia que apoia a sua decisão. Por exemplo, quais são os membros chave da sua audiência no LinkedIn? Que tipo de mensagem você quer enviar para eles? Qual é o resultado final que você espera obter? Nós tendemos a não ter muita paciência, e estamos sempre ansiosos pelo lançamento de características como as postagens patrocinadas do LinkedIn, o mais rapidamente possível. Há, entretanto, um lado positivo da demora do lançamento – ela lhe dá tempo para pensar e planejar, de forma que, quando você tiver a luz verde, você estará pronto para fazer uso total desta nova característica.
Você acha que irá usar as postagens patrocinadas do LinkedIn?
Fonte: V3 Integrated Marketing
Tradução: Fernando B. T. Leite