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O estranho motivo pelo qual o Facebook nunca terá um sério problema de spam

por dionei

Por Dennis Yu

Mashable relata que spam no Facebook é um negócio de 200 milhões de dólares americanos por ano. Quatro por cento das postagens nas páginas do Facebook são spam (difíceis de definir), enquanto que 70% dos e-mails é spam.

Rápida resposta: no Facebook, você não pode enviar mensagens para as pessoas que não conhece. Mas, você pode enviar e-mails para milhões de pessoas, uma vez que o contexto não é necessário.

Vamos supor que você seja um proeminente spammer no Facebook e que você criou uma rede zumbi de 10.000 falsos perfis. Não importa quantos amigos estes robôs tenham, quão completos sejam os seus perfis, ou quão interessante o seu contexto é. Se eles não têm amigos em comum com você, você provavelmente não liga para isso. E qualquer mensagem vai para a caixa de entrada de “outros”, de qualquer maneira.

As probabilidades de que um falso perfil tenha muitos amigos em comum com você é pequena. O Facebook incluiu um policiamento de modo que quanto maior for a rede, mais fácil é determinar se algum perfil é legítimo ou não.

PAGERANK vs. FRIENDRANK*

No SEO, não é quantos inbound links (links receptivos) você tem, mas a qualidade e a atualidade deles. Da mesma forma, na mídia social, não se trata de quantos amigos ou fãs você tem, mas da qualidade dessas relações e se tais pessoas têm influência nos assuntos que interessam a você.

O Facebook mede cuidadosamente os níveis de confiança que você gera. Esta é a sua moeda e a sua reputação, conforme explicamos aqui.

O sistema de anúncios do Facebook é construído sobre esta confiança e não apenas sobre uma história patrocinada, mas em ser capaz de pagar para espalhar esta influência. Não é exatamente comprar influência, porque ela precisa começar com um dos seus amigos engajando na sua página. Mas, ela certamente é uma disseminação oral (boca a boca) paga, ou disseminação oral em escala, como o Facebook gosta de chama-la.

É bom você poder amplificar esta bondade apenas para as pessoas que você gostaria que a vissem, alavancando apenas os amigos delas. Elas as vêm nos seus feeds de notícias, como você melhor determinar.

NADA É GRATIS

Não é apenas porque você tem que gastar dinheiro para divulgar a sua mensagem nos feeds de notícias, mas porque você honestamente precisa ter um grande produto ou serviço sobre os quais as pessoas estão falando (neste caso não me refiro ao “falando sobre isso” do Facebook).

Alguma coisa é necessária para amplificar.

Portanto, se você é um iniciante sem revisões ou barulho, ou se é um revendedor de carros com muitos clientes insatisfeitos, então a amplificação vai simplesmente fazer uma grande confusão ficar pior.

Um amigo me disse que o álcool faz os bons tempos ficarem melhor e os maus tempos ficarem pior – que você deve beber com amigos quando está feliz e não deve beber quando está sozinho e deprimido.

Logo, você é, na sua comunidade, um provedor de boa vontade com o conteúdo para apoia-lo? Então você tem as matérias primas necessárias para obter um sucesso social maciço. É a fonte escondida da influência.

O SPAMMER ACIDENTAL

O meu amigo Scott Richter diz que spam não é necessário, sendo apenas um dos remédios questionáveis ou um dos esquemas para ficar rico rapidamente. É qualquer coisa sem relevância para você. Isto inclui o papel preso no seu limpador de para-brisas quando você volta para o estacionamento, os jingles sobre os ridículos relatórios sobre créditos gratuitos na TV, as páginas amarelas jogadas na sua porta e praticamente todas as formas de anúncios interruptivos.

O Facebook resolve o problema de spam porque o algoritmo do feed de notícias pode detectar no que você mais provavelmente vai clicar, ao mesmo tempo em que lhe mostra o que os seus amigos estão fazendo. As mentes curiosas querem saber.

Para o jornalismo sensacionalista sobre o crescente spam na mídia social, que o Facebook eliminou 37% do spam desde junho de 2012, ou que 8,7% dos perfis do Facebook são falsos, a realidade é simples.

Você confia no que os seus amigos estão fazendo. Não importa quantos robôs estão por ai. O maior risco não são os spammers russos de Viagra, mas marcas que bem ou mal transmitem as suas mensagens para os feeds de notícias.

Está você acidentalmente fazendo spamming com os seus usuários através de disparates promocionais, ou está você criando algo tão incrível que as pessoas querem compartilhar (com um pequeno apoio de sua parte)?

*Nota do tradutor: PageRank (na tradução livre: classificação da página) é o algorítimo do Facebook que determina quais conteúdos aparecem para cada usuário. Já o FriendRank (na tradução livre: classificação dos amigos) foi um paralelo feito pelo autor para indicar que as conexões com os amigos influencia diretamente o PageRank.

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Sobre o autor: Dennis Yu é um empreendedor e apresentador internacionalmente reconhecido sobre análise de mídia social e marketing de buscas. Suas especialidades incluem análises de anúncios no Facebook, análises sobre buscas técnicas de marketing e desenvolvimento e otimização de campanhas de anúncios com pagamento por cliques (PPC). A sua empresa, BlitzMetrics, fornece painéis de mídia social (social media dashboards) e serviços de relatórios de análise para todos os tipos de empresas. Conecte-se com ele no Google+.

Fonte: Heyo

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

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