Por Kim Garst
A nossa amiga Kim Garst tem um site fantástico, Kimgarst.com, e nós decidimos passar adiante algo da sua sabedoria sobre a mídia social. Use esta lista para agitar uma sessão de “brainstorming”, sempre que você estiver procurando por alguma inspiração em relação à mídia social. Desfrute a leitura e deixe os seus pensamentos nos comentários.
Uma das perguntas que me fazem com maior frequência é: “O que devo compartilhar na mídia social?” Quando você está comprometido a usar consistente e ativamente a mídia social para a sua empresa, é fácil, de vez em quando, ficar sem boas ideias.
E, se você estiver também comprometido a conectar com os seus fãs e seguidores, de uma maneira autêntica e engajadora (isto é, não falar apenas sobre negócios e produtos), ter ideias de conteúdo pode ser ainda mais complicado.
Por este motivo, eu fiz esta lista de 50 ideias do que você pode compartilhar com os seus seguidores na mídia social, tanto em termos de posts relacionados a empresas, como também em relação a posts mais pessoais, que o ajudará a engajar com a sua comunidade, de uma forma mais pessoal e significativa.
Lembre-se:
As pessoas querem se conectar com você, não apenas para se atualizar sobre a sua empresa ou seus produtos!
Eis aqui o que eu postei no Google+ há quase 2 anos e eu ainda acredito 100% nisto!
O coração e a alma da mídia social são as pessoas compartilharem “a vida” entre elas. É disto que muitos sentem falta. É claro que compartilhamos a nossa empresa, compartilhamos blog posts, dicas, informação, etc., mas, no final do dia, AS PESSOAS COMPRAM DE PESSOAS. As pessoas e os relacionamentos são o coração das verdadeiras comunidades!
Veja a seguir cinquenta ideias para ajuda-lo a conectar com os seus seguidores:
1. Dicas únicas sobre negócios, que ajudam a sua audiência de alguma maneira.
2. Humor … as pessoas adoram rir!
3. A inspiração é ENORME e é um dos tipos de conteúdo mais COMPARTILHADOS na mídia social!
4. Perguntas! Mesmo perguntas aleatórias como “Qual é a sua sobremesa favorita?”
5. Ofertas e negócios. Esta é a maior razão pela qual as pessoas gostam de uma marca no Facebook.
6. Fotos dos bastidores da sua vida ou da sua empresa.
7. Opiniões. As pessoas gostam muito de saber que você é uma pessoa REAL, com ideias VERDADEIRAS e pontos de vista AUTÊNTICOS!
8. Recomendações pessoais para os seus produtos ou serviços favoritos.
9. Notícias sobre negócios em geral, que a sua audiência considere relevantes.
10. Dicas convenientes sobre como ter sucesso em alguma coisa.
11. Fotos de membros da sua família ou de animais de estimação.
12. Uma introdução pessoal: compartilhe um pouco sobre você mesmo e peça à sua comunidade para compartilhar também! >>>> Clique para retuitar <<<<
13. Citações encorajadoras e positivas (mensagens positivas são mais compartilhadas – que as negativas).
14. Postagens para os leitores preencherem os espaços vazios … as pessoas adoram mostrar o seu lado criativo!
15. Uma foto ou vídeo do seu escritório, escrivaninha (mesa de trabalho), ou de qualquer lugar onde você trabalha.
16. Inicie uma conversa: ofereça a sua opinião pessoal sobre alguma coisa e pergunte à sua comunidade o que ela acha.
17. Ideias incomuns: esta é uma grande maneira de se tornar um líder de pensamento no seu nicho.
18. Álbuns de fotografias de eventos ou de festas (no trabalho ou pessoais).
19. Conteúdo compartilhado pela sua audiência … isto permite que os seus fãs saibam que você os está ouvindo de verdade.
20. Histórias de sucesso de consumidores ou depoimentos.
21. Um resumo de como você começou a sua empresa atual.
22. Faça uma sessão de perguntas e de respostas … deixe a sua comunidade perguntar qualquer coisa a você! >>>> Clique aqui para retuitar <<<<
23. Faça uma enquete para coletar ideias e opiniões da sua comunidade.
24. Poste a sua IMAGEM DO DIA: poste uma foto de você mesmo todos os dias, para que os seus seguidores possam saber como você realmente é!
25. Peça contribuição sobre um tema ou sobre um problema em particular.
26. Crie quadros para audiências específicas no Pinterest, para encorajar todos os segmentos da sua comunidade a engajar com você (por exemplo, mães, pais, tias, etc.).
27. Faça funcionários, que geralmente não estão envolvidas na mídia social, postarem alguma coisa. Esta é uma grande maneira de colocar uma face mais humana na sua empresa.
28. Concursos ou sorteios são sempre bons para aumentar a sua base de fãs.
29. Capture uma foto: se você quiser tornar isto pessoal, pote uma foto sua, que seja engraçada.
30. Faça previsões. Posts de previsões são sempre populares e podem ajudar a estabelecê-lo como um líder de pensamento no seu ramo de atividades.
31. Poste um clipe de áudio. Muitos profissionais de marketing usam áudio (além de podcasts), mas postar uma breve mensagem de áudio acrescenta um toque pessoal extra aos seus posts.
32. Busque fontes de ideias: peça para a sua audiência lhe enviar algumas ideias.
33. Eventos atuais: pergunte aos seus seguidores o que eles pensam sobre uma notícia de última hora sobre uma história ou assunto.
34. Compartilhe os seus pensamentos sobre uma conferência ou evento de um determinado setor de atividades.
35. Desacredite mitos comuns no seu nicho.
36. Perfis personalizados: compartilhe informação ou fatos sobre um dos seus clientes (com a permissão dele, é claro).
37. Faça links para conteúdo de outras pessoas … você não deve compartilhar apenas os seus conteúdos!
38. Escreva ou faça filmes sobre sugestões.
39. Dicas sobre tecnologia ou ferramentas que podem beneficiar os seus seguidores.
40. Notícias pessoais: um novo bebê na família? Uma grande mudança? Comunique aos seus seguidores!
41. Vídeos virais de interesse para a sua audiência.
42. Infográficos .. apenas não deixe de dar crédito à sua fonte!
43. Compartilhe os seus itinerários de viagem (por bom motivo), para que você possa eventualmente encontrar com seus seguidores.
44. Se você não tem um produto ou serviço para oferecer, recomende alguém que tem.
45. Compartilhe postagens de outras pessoas nas redes sociais e assegure-se de mencionar a empresa deles no seu post.
46. Conselho de especialista … seja seu, ou de outra pessoa.
47. Agradeça aos seus fãs e seguidores por fazerem parte da sua vida e da vida da sua empresa.
48. Pense em voz alta: alguma ideia na sua cabeça? Compartilhe um pensamento sincero com os seus fãs e encoraje-os a fazer a mesma coisa.
49. Recomende pessoas a serem seguidas. Compartilhe a satisfação por recomendar outras pessoas ou empresas, das quais os seus fãs podem gostar, ou que eles podem seguir.
50. Pergunte aos seus seguidores qual é a maior necessidade ou dor deles. Você pode oferecer conselhos, apoio, ou serviço para ajudar a resolver o que for! Sugestão, sugestão!
Sobre a autora: Kim Garst é CEO (Presidente) da Boom! Social Media Marketing e autora de um dos dez principais blogs de mídia social do mundo. Kim está também entre as principais vinte mulheres e entre os principais cinquenta poderosos influenciadores da mídia social, de acordo com a Forbes. Ela colabora online com pessoas e empresas desde 1995!
Fonte: heyo
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
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