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Onde estará o marketing do Facebook nos próximos nove anos?

por dionei

 Por Kelsey Jones

Este mês marca o nono aniversário de quando o Facebook (então conhecido como TheFacebook.com) foi inicialmente concebido e criado por Mark Zuckerberg.

Desde então, o Facebook cresceu aos trancos e barrancos, tendo atualmente mais de um bilhão de usuários ativos até dezembro de 2012 e mais de 618 milhões de usuários diários ativos.

A capacidade e o layout do Facebook passaram pelas alterações mais óbvias nos últimos nove anos e a forma como os marqueteiros aprenderam a se conectar com os usuários também cresceu.

Para os marqueteiros, os próximos nove anos trarão uma variedade de oportunidades de conexão com a sua audiência online, incluindo o uso de vídeo e com páginas mais interativas.

Abas customizadas das páginas

Abas customizadas nas páginas do Facebook não são uma novidade, mas os aplicativos que suportam o modo como elas são feitas e desenhadas continuam a crescer. A FBML (também conhecida como Facebook Markup Language) pode ajudar programadores a criar abas customizadas, que podem, por sua vez, ajudar usuários a subscreverem uma listagem de mailing, a obter mais informações sobre uma empresa, ou mesmo entrar num sorteio.

Entretanto, nos próximos nove anos, é fácil supor que as abas customizadas do Facebook continuarão a ficar mais fluidas e diversificadas, oferecendo aos usuários uma experiência customizada de pesquisar no próprio Facebook.

À medida que as possibilidades continuarem a se expandir, os marqueteiros podem esperar criar websites completos ou ter experiências de compras online nas páginas do Facebook. Como as coisas estão agora, isto é uma façanha extremamente difícil e quase impossível, ou seja, ter uma aba sem erro, robusta e interativa, que permita ao usuário ficar no Facebook. Os programadores que desenvolvem os aplicativos continuarão a fazer abas customizadas mais fáceis de usar e de construir, com design melhor e mais acessíveis a mais donos de páginas.

Vídeo e voz

O Facebook anunciou recentemente uma atualização para o seu aplicativo móvel que permite aos seus usuários gravar e enviar vídeos diretamente do aplicativo do Facebook. Embora possamos supor que isto é uma resposta ao crescimento dos aplicativos como o SnapChat, isto pode representar uma oportunidade potencial para os marqueteiros.

Justamente quando o Google+ obteve algum sucesso na promoção dos seus vídeos “Hangouts”, fáceis de usar, o Facebook já tem uma base maciça de usuários, que poderia começar a fazer as suas próprias salas de vídeo aí mesmo no Facebook. Isto pode ser uma grande oportunidade para empresas patrocinarem, em salas de vídeo, discussões com a participação de blogueiros e consumidores, para divulgar informações sobre novos produtos ou obter feedback dos clientes. Os usuários poderiam também se reunir para debater cultura pop, como filmes e novos shows de TV, patrocinados por empresas ou por redes a cabo.

A nova atualização também deu aos usuários a capacidade de gravar e enviar mensagens de voz a outros. Embora possamos afirmar, com quase certeza, que a maioria dos usuários não quer receber mensagens de voz de empresas, esta via poderia servir para receber feedback dos usuários e para organizar concursos.

A capacidade de gravar vídeos e vozes mostra que o Facebook acredita que o movimento de compartilhamento e de comunicação através de diferentes tipos de mídia e conteúdo continuará a crescer.

Conteúdo exclusivo do Facebook

Os conteúdos de vídeo e vozes pelos usuários do Facebook também destacam uma ênfase crescente na criação de conteúdo único diretamente da plataforma do Facebook. Esta tendência poderia também continuar a crescer e a florescer com conteúdos escritos.

Embora o Facebook tenha abolido a sua velha característica Notes (Notas), que era um tipo de blog dentro da plataforma, poder-se-ia arguir que conteúdo escrito online ainda tem uma presença forte e leal entre os usuários online. Introduzir uma plataforma exclusiva para blogs dos usuários do Facebook, que permita maior customização e melhores características (tais como blogs com vídeo e voz, assim como a capacidade de obter receita através de publicidade) poderia ser outra possibilidade.

Os marqueteiros que queiram aumentar o número de leitores e a interação no Facebook poderiam ter um blog exclusivo para postar conteúdo único, que seja diferente dos seus outros blogs em outras plataformas de redes sociais. Quando se trata de marketing, muitos ainda acreditam que o conteúdo é o rei. Embora isto seja sempre sujeito a discussão, não há dúvida que melhor conteúdo em mais plataformas online certamente não podem prejudicar uma empresa ou uma marca.

Anúncios

A publicidade no Facebook continua a se desenvolver, oferecendo mais opções para os marqueteiros. Os anúncios no Facebook sempre tiveram uma grande capacidade de direcionamento demográfico, mas com o lançamento do Facebook Open Graph, as marcas terão maiores oportunidades para aprender mais sobre os hábitos de pesquisa e os interesses dos seus usuários.

Isto pode levar a uma publicidade de melhor qualidade, que seja altamente dirigida e mais aplicável a um grande número de consumidores ideais. O Facebook também fez uma parceria com o Bing para o desenvolvimento do Open Graph e, portanto, nós podemos esperar ver mais inovações e oportunidades para aprender mais sobre os milhões de usuários diários ativos do Facebook.

Qualquer que seja a melhor opção, páginas do Facebook, implementação de vídeos, ou publicidade segmentada, o Facebook terá muito mais a oferecer aos marqueteiros e aos usuários nos próximos nove anos.

Como o atual rei da mídia social, atrás de uma mudança cultural permanente em nossa sociedade e nos diferentes modos como ela se comunica, o Facebook força os marqueteiros a olhar além das estratégias do marketing tradicional e continuar a crescer junto com isso.

Sobre a autora: Kelsey Jones dirige o seu próprio negócio de mídia social e pesquisa de mercado, The Social Robot, no qual ajuda os clientes a aumentar a sua presença online. Ela foi eleita uma das 100 principais executivas de marketing do ano em 2009 pelo Invesp e trabalhou para as empresas Yelp, Run.com e Bounty Towels. Veja o blog dela em The Social Robot.

Fonte: Marketing Land

Tradução e adaptação: Fernando B. T. Leite

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