Por McKenzie Ingram
Se você for como eu, você acordou ontem não acreditando que já estamos em dezembro. Embora os feriados do fim de ano estejam à toda, está na hora de fazer alguns planos concretos para a sua equipe de marketing para 2017. Isto pode parecer um pouco tarde, mas, definitivamente, não é tarde demais para criar um sólido plano de marketing para o ano novo. Veja algumas orientações para ajuda-lo a verificar todos os detalhes do seu Plano de Marketing para 2017.
1. Avalie os sucessos e as falhas do ano passado
O melhor lugar para começar a planejar o futuro é olhar para o passado. O que aconteceu (ou não aconteceu) no ano passado é um grande indicador do que você deve tentar realizar no ano seguinte. Você atingiu as suas principais metas? A equipe de vendas atingiu as dela? A sua empresa atingiu as metas de receita? Essas perguntas não lhe darão dados específicos sobre o que o seu plano para 2017 deve conquistar, mas, lhe dará uma boa ideia do que é possível atingir, e em que você deve focar os seus esforços no ano que vem.
Gaste algum tempo conversando com outras equipes, especificamente a de vendas, sobre como transcorreu o ano. A equipe de vendas sentiu que faltaram leads, ou que os leads não eram adequadamente qualificados? A sua empresa teve altos níveis de rotatividade? A saúde geral da empresa deve ser a meta número um do marketing, e a única maneira de planejar para que isso aconteça é gastar algum tempo sentindo o pulso da saúde geral atual da empresa.
2. Defina claramente as metas do ano seguinte
Planejar para 2017 requer uma abordagem de cima para baixo. Se a sua equipe de executivos já criou um Plano de Ação para o ano que vem, este é um ótimo lugar para começar. Afinal, você sempre quer que as metas da sua equipe de marketing estejam diretamente alinhadas com as metas gerais da organização. Se a sua empresa estiver entrando numa iniciativa para atingir alto crescimento, ou quiser reduzir a rotatividade dos clientes, isto também deve influenciar o seu Plano de Marketing.
Eu sugiro que você estabeleça cinco (ou algo por aí) grandes metas de marketing. Metas ou tarefas adicionais podem ficar sob os seus principais objetivos. Estes objetivos chave – alinhados com as iniciativas da empresa – orientarão o resto das coisas que você gostaria de realizar durante o ano. Por exemplo:
Meta chave: Desenvolver relacionamentos mais profundos com os clientes para diminuir a rotatividade e aumentar o valor do tempo de vida deles.
Meta secundária número 1: Desenvolver cinco peças de sólido conteúdo para os nossos clientes
Meta secundária número 2: Criar uma campanha de nutrição à bordo, usando e-mails e newsletters de produtos
Meta secundária número 3: Criar uma campanha social sobre os atuais clientes e principais usuários
Meta secundária número 4: Obter uma classificação na G2 Crowd como um líder nas revisões para clientes
3. Acerte as suas mensagens
As mensagens são as batidas do coração do marketing. Criar conteúdo inteligente e educativo o ajuda a construir sólidos relacionamentos com os seus prospectos, e pode ajuda-lo a transforma-los em felizes clientes – e deve ser um ponto chave do seu Plano de Marketing de 2017. Mas, antes de agitar uma quantidade de conteúdo, dê uma olhada no que você já tem. Fazendo uma completa auditoria do seu atual inventário de conteúdo, você será capaz de identificar as lacunas e entender o que deve ser criado para o ano novo.
O seu conteúdo não deve apenas atrair compradores, mas também nutrir os atuais relacionamentos que você já criou. Para se dirigir aos seus clientes em cada estágio da jornada do comprador, é importante identificar a sua audiência para cada peça de conteúdo. É todo o seu conteúdo dirigido para o topo do funil, negligenciando os que já fizeram contato, mas que ainda não estão prontos para comprar? Ou, você está em falta de conteúdo que pode atrair novos compradores para o seu site? Avaliar essas coisas deixará claro o que deve estar no topo da lista de criação de conteúdo para o ano seguinte.
4. Conheça profundamente a sua audiência alvo
Antes de pular de cabeça no novo ano, reserve um momento para avaliar onde está a sua empresa no cenário da concorrência. Você é novo no pedaço, ou você é o líder no seu ramo de atividades? Isto deve influenciar fortemente os seus planos para o próximo ano. Conhecer a sua posição no mercado pode ajuda-lo a identificar as suas oportunidades. Isto começa sabendo quem são os seus concorrentes, o que eles estão dizendo e o que o torna diferente deles.
Saber e confirmar os seus pontos de diferenciação é crucial quando você está criando o seu Plano de Marketing para 2017. Se você souber que você tem a melhor solução para as empresas médias, ou que você está lutando com os concorrentes, você será capaz de focar mais tempo e energia para se tornar um líder no seu ramo de atividades. Você terá a chance de falar com alguns dos seus clientes sobre as experiências deles com a sua empresa e os seus produtos. Obter um honesto feedback pode ajuda-lo a adaptar a sua estratégia de marketing para alvejar a audiência correta, com a mensagem certa.
Além disso, se você ainda não identificou o “perfil do seu cliente ideal”, eu fortemente sugiro que você faça isto. Conhecer os dados específicos sobre o que faz um cliente ser ótimo para a sua empresa, é um grande lugar para começar quando você quiser descobrir a quem os seus esforços de marketing devem ser dirigidos. Os perfis dos clientes ideais geralmente incluem informação demográfica e firmográfica, como o tamanho da empresa, ramo de atividades e títulos comuns dos compradores. Conhecer os seus clientes permite que você se comunique melhor com eles, ultimamente impulsionando as taxas de retenção e a oportunidade para aumentar o valor das vendas e para fazer vendas cruzadas.
5. Construa um calendário com importantes marcos
Criar um calendário estrito para o ano seguinte pode ser traiçoeiro, portanto, é melhor programar o que você puder, mas, esteja pronto para se adaptar ao que vier. Comece pelas coisas principais, como lançamentos de novos produtos, próximos anúncios, ou eventos dos quais você sabe que participará neste ano. Identifique todos os ativos dos quais você precisará, como e-mails, comunicados de imprensa, ou conteúdo de apoio. A seguir, você pode fazer um plano de trás para frente, para facilitar a gerência dos tempos de espera. Se alguma das suas metas for criar um grande ativo em cada trimestre, comece a programar os rascunhos e a planejar o tempo para a edição e as revisões.
Ninguém sabe o que acontecerá no ano seguinte. Você pode precisar mudar de direção, ou mudar significativamente os seus planos, mas, começar por um plano e um programa o ajudará a atingir as metas estabelecidas para o ano novo.
6. Descubra o qual será o custo de ter sucesso (isto é, o seu orçamento)
De acordo com a WenStrategies, espera-se que os orçamentos de marketing para 2017 permaneçam consistentes ou que aumentem, em comparação com os níveis de 2016. Este é um bom lugar para começar ao determinar de quais recursos você precisará para ter sucesso em 2017. Se você queimou todo o seu orçamento de 2016, talvez você considere solicitar a alocação de um orçamento adicional – mas não faça isto sem um claro plano para obter ROI adicional. Tenha a certeza que o seu pedido seja validado por números reais e forte evidência que mais dinheiro no marketing será igual a mais sucesso no negócio. Por outro lado, se você gastar menos do que foi orçado, encontre uma maneira de maximizar o dinheiro extra em outras áreas. Lembre-se que isto é um jogo de números. O que realmente importa é a relação gasto:retorno do marketing.
Para determinar quais fatias do seu orçamento de marketing precisam ser aumentada ou diminuídas, gaste algum tempo para verificar as suas atividades de marketing e determinar se “isto nos ajudou a atingir as nossas metas de marketing claramente definidas”? Se a resposta for sim, considere manter o mesmo valor total, ou aumenta-lo. Se a resposta for não, reduza o orçamento ou avalie o que poderia ter sido feito de forma diferente para obter maior sucesso. Dito isto, as equipes de marketing sempre devem evoluir. Neste ano, considere investir em um ou dois programas nos quais você não investiu no ano passado. Estes programas poderiam ser hospedar eventos ao vivo, ou criar um programa de webinars. Tentar uma nova maneira de fazer marketing para os seus prospectos e clientes pode leva-lo a novas fontes de receita. É sempre bom vir à mesa com novas ideias no seu plano, para assegurar que a sua equipe esteja constantemente em atividade.
É tempo de crise para criar o seu Plano de Marketing para 2017. Em geral, nós sugerimos que você faça um rascunho do seu plano e do orçamento para o ano novo em novembro, ou no início de dezembro, para que você possa focar em terminar 2016 fortemente, e sentir-se com confiança para navegar no ano novo com um plano dirigido.
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Sobre a autora: McKenzie Ingram é uma jornalista de marketing da Act-On Software. Ela recebeu um B.A. em Publicidade e um B. S. em Alemão da Universidade de Oregon em 2011, e trabalha desde então com uma redatora, criadora de conteúdo e profissional de marketing digital.
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.
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