Qual é a sua definição de spam?
Se você for um profissional de marketing, sua definição poderá ser “mensagens de marketing, especificamente e-mails, enviados sem permissão”.
Provavelmente, se você for um consumidor, sua definição será mais ampla.
Para os atuais consumidores, spam é qualquer mensagem que eles não querem. São quaisquer mensagens irrelevantes, inúteis, ou inoportunas.
Uma pesquisa da Litmus revelou que o principal motivo para as pessoas classificarem uma mensagem como spam é porque “uma marca envia e-mails irrelevantes, ou demasiados e-mails”. A segunda razão é que “os assinantes não têm mais interesse na marca”.
Como você pode saber, somos grandes proponentes de enviar a mensagem certa para o cliente certo, no momento adequado. Diante dos resultados dessa pesquisa da Litmus, parece que, cada vez mais, os consumidores gostam da ideia de receber mensagens certas, no momento adequado.
De fato, muitos deles esperam isso. Enviar as mensagens erradas, ou no momento errado, ou para o cliente errado, está se tornando uma nova definição de spam. Spam – para alguns – é uma mensagem que não foi adaptada para eles.
Se esta ainda não for a definição correta de spam, essas mensagens mal dirigidas, definitivamente, não são boas mensagens de marketing. Há tipos de marketing que gostaríamos de deixar para trás. Uma espécie de “explosões de e-mails”.
Felizmente, muitos de nós, profissionais de marketing, estamos abandonando esse tipo de marketing. Isto também não é cedo demais para as nossas audiências.
Há cinco ou dez anos, prospects e clientes podem ter aceito mensagens mal dirigidas. Mas, atualmente, as caixas de entradas estão abarrotadas, os horários estão mais comprimidos, os prazos estão mais apertados e a concorrência está loucamente feroz.
Essa “meta” de enviar a mensagem certa, para a pessoa correta, no momento adequado pode não ser mais o marketing de ponta. Pode ser apenas o necessário… se você quiser engajar sua audiência.
Tudo isto é porque o marketing adaptável é para aonde estamos nos dirigindo. E embora essa possa ser a meta atual, − e você certamente terá uma vantagem competitiva se o implantar – em poucos anos isto não será uma vantagem tão grande como ponto de partida.
Seus clientes esperarão que a mensagem correta seja enviada a eles no tempo certo. Se você não o fizer, eles cancelarão a assinatura, deixarão de segui-lo, ou deixarão de receber as suas chamadas.
Uma boa plataforma de automação de marketing é essencial para ajuda-lo a prever e produzir a melhor mensagem para seus prospects no momento perfeito, através do canal ideal.