A conversão de pesquisadores digitais e de dispositivos móveis em compradores permanece sendo um desafio
O ramo de viagens de lazer no Brasil viu um intenso crescimento. Níveis mais altos de renda e aumento da capacidade aérea trouxeram para o mercado grupos de viajantes de lazer da nova classe média e também aumentaram os gastos entre os viajantes sazonais mais ricos, que saem de férias, de acordo com um novo relatório do eMarketer “Viagens digitais no Brasil: espectadores abundam enquanto que os que fazem reservas são menos comuns”.
À medida que os consumidores brasileiros vão em grandes números para a internet para pesquisar e planejar as suas viagens, agências de viagens online e websites de hotéis estão vendo um aumento do tráfego. Mas, os pesquisadores de viagens online não são necessariamente compradores de viagens online. As preocupações dos consumidores com a privacidade e a segurança estão impedindo muitos pesquisadores de fazerem reservas online, de acordo com alguns especialistas.
Ainda assim, aproximadamente um quarto das vendas de viagens no Brasil está sendo feita online, uma participação que se espera que cresça à medida que os consumidores sintam-se mais confortáveis ao fazer reservas online. Enquanto isso, espera-se que as vendas totais de viagens atinjam um pico em 2014 graças à Copa do Mundo de futebol da FIFA, que ocorrerá em 12 cidades sede amplamente espalhadas pelo país. As vendas digitais de viagens estão projetadas para crescer em 34,2% durante este ano, ajudadas pela loucura dos torcedores brasileiros pelo futebol e a corrida de local para local para assistir essa competição.
Num país no qual muito do novo uso da internet provém de telefones móveis, é provável que a internet móvel tenha um impacto significativo no setor de viagens. Mas, no momento, a maioria da atividade móvel relacionada a viagens parece consistir de reserva antecipada e de pesquisa à medida que o viajante se movimenta.
A pesquisa “TripBarometer” (Barômetro das Viagens) realizada em 2013 pela TripAdvisor e pela StrategyOne verificou que 95% de brasileiros entre 18 e 24 anos de idade usam dispositivos móveis durante as viagens. Esta maior penetração entre os jovens usuários, juntamente com a maior predisposição dos mais jovens de gastar mais em viagens “aponta para uma importante relação na qual os profissionais de marketing podem focar a sua publicidade e alcance”, disse Sam Thompson, diretor comercial da TripAdvisor para as Américas.
A edição de 2013 do mesmo estudo focou no uso e mostrou que 59% dos usuários da internet no Brasil navegaram pela web através de dispositivos móveis durante as suas viagens e que 44% deles usaram esses dispositivos para descobrir atividades locais.
O desafio encontrado pelos vendedores digitais no Brasil parece ser a conversão destes pesquisadores através de dispositivos móveis em compradores. “A alta adoção da internet e dos dispositivos móveis no Brasil gerou muita demanda, mas os vendedores não têm sido capazes de manter e de completar uma experiência de compra, que converta os consumidores da plataforma móvel”, disse o executivo Bruce Hogan do Hotel Urbano.
Fonte: eMarketer
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite