Apenas ter uma página no Facebook é realmente apenas o começo da construção de uma estratégia de sucesso na mídia social. Mas, a fórmula certa não vai apenas ajuda-lo a engajar fãs, como também gerar bons leads e real retorno sobre o investimento (ROI – Return On Investment, em inglês) dos seus seguidores no Facebook.
Como obter mais fãs (relevantes)
8,11% de todo o tráfico da internet provém do Facebook (4). As pessoas que procuram pelos seus produtos já estão no Facebook e a questão é como encontra-las e onde elas já estão olhando.
O primeiro passo para aumentar a sua base de fãs é desenvolver um personagem (usuário modelo) como se fosse seu fã ideal no Facebook. Você não pode encontrar o que você não está procurando.
Características do seu fã ideal, e ultimamente dos seus leads e consumidores estão baseados em dados demográficos, interesses e curtidas, experiências de trabalho e geografia. Combinando as características de cada uma dessas categorias você poderá desenvolver um cenário para usar. Neste caso, o cenário a ser usado é como a sua marca e o usuário ideal interagem na mídia social e no Facebook, em particular.
Todos os seus cenários se juntam para se tornar a sua estratégia de conteúdo. A sua estratégia de conteúdo deve ser dividida em pilares: categorias de conteúdo que são relevantes para os seus fãs ideais e que estejam alinhadas com a estratégia da sua empresa.
A seguir, estão 5 exemplos de tipos de pilares que você pode desenvolver para o seu fã modelo. Todos os seus conteúdos e postagens devem combinar com essas categorias. Note que essas 5 categorias podem ser ou não relevantes para a sua empresa.
Uma simples maneira de fazer crescer a sua contagem de curtidas é estabelecer um Portal de Curtidas restringindo, de alguma maneira, um conteúdo especial ‘Somente para Fãs’. Clique aqui para configurar gratuitamente um Portal de Curtidas para Fãs (ou fale conosco para configurarmos ele para você).
Como converter os seus fãs no Facebook em leads
Um fã torna-se um lead quando, voluntariamente fornece informação, assina a sua newsletter por e-mail, ou opta por aprender mais sobre a sua empresa. Isto pode ser conseguido mais facilmente quando já existir uma afinidade por uma marca e você já assumiu a posição de especialista no ramo.
Para construir a afinidade e a consciência da marca, você deve usar os pilares de conteúdo para criar conteúdo engajador e de boa qualidade. Fornecendo valor, você criará confiança e irá se firmar como um especialista. A troca de informação criará uma longa lealdade nos consumidores.
Comece encorajando o engajamento com o seu conteúdo no Feed de Notícias do Facebook. De acordo com um estudo da Hubspot feito em 2013, fotos no Facebook geraram 53% mais curtidas que a média das postagens (1). Quanto mais curtidas, compartilhamentos e comentários você receber, mais visível o futuro conteúdo será para os seus fãs.
Estratégia passiva
E-mail é a principal razão que adultos vão para o online. 92% dos usuários adultos da internet nos Estados Unidos* verificam regularmente a sua caixa de entrada (2). Capturar endereços de e-mail é vital para conduzir um relacionamento para o nível seguinte.
Para fazer isto, poste um formulário de cadastro na sua página do Facebook através de um aplicativo de terceiros. Ocasionalmente, encoraje fãs a assinar para receber atualizações por e-mail.
* Nota do tradutor: estatísticas parecidas também podem ser observadas no Brasil.
Estratégia ativa
84% de todos os usuários da internet nos Estados Unidos* procuram por ‘como fazer’ ou por informação sobre ‘faça você mesmo’ (2).
Alavanque os seus conhecimentos e o seu conteúdo sobre tópicos buscados pelo seu cliente ideal e peça informação de contato para baixar um arquivo ou informação. ‘Preencha o seu nome e endereço de e-mail e nós lhe mandaremos este documento’.
O download deve ser configurado como uma resposta automática para evitar que você precise fazer qualquer coisa.
48% dos usuários diários do Facebook estão apenas em dispositivos móveis (3). Uma maneira simples de obter leads no Facebook é configurar um concurso, cuja participação seja fácil em dispositivos móveis, usando o heyo. Clique aqui para entrar gratuitamente num concurso, usando o seu dispositivo móvel (ou fale conosco para configurarmos ele para você).
Como converter leads em clientes
Estimular leads faz as suas campanhas e promoções ficarem muito mais eficazes. Através da sua estratégia de conteúdo, você oferece inicialmente um tremendo valor, antes de pedir a venda.
Gary Vaynerchuk, um autor best-seller, usa a seguinte analogia em relação a aquecer leads para fazer vendas: “jab, jab, jab, seguidos de um gancho de direita”.
Uma maneira de estimular possíveis clientes em um processo de venda automática é através de uma campanha de gotejamento. A seguir, está um exemplo de uma campanha de gotejamento na qual você inicialmente fornece conteúdo e apenas faz uma demonstração do produto para aquecer os leads. Esta técnica requer pouca manutenção feita por uma equipe de marketing, para produzir vendas.
Outro exemplo para estimular leads seria convida-los para eventos pessoais como shows comerciais, encontros privados e palestras apenas para convidados interessados. Isto é mais caro, mas leva a uma afinidade muito alta com as marcas. Eles abrem uma avenida para uma interação face a face, que não tem preço.
Depois de ter fornecido grande quantidade de conteúdo e de ter aquecido os seus leads ao ponto de você se sentir à vontade para pedir a venda, está na hora de fazer exatamente isto. Venda através do marketing no Facebook, alavancando descontos e ofertas especiais.
Inclua vantagens adicionais como entrega gratuita, serviço com luvas brancas (de luxo) e pacotes de produtos para fechar o negócio.
Uma maneira simples de vender produtos no Facebook é configurar um negócio através do heyo. Clique aqui para vender gratuitamente os seus produtos no Facebook (ou fale conosco para configurarmos ele para você).
Gerar venda real no Facebook é uma estratégia de longo prazo, ao invés de uma solução rápida. Você precisa ter paciência e estar focado em oferecer vantagens para se colocar em posição de identificar os seus reais fãs, convertê-los em leads e aquecê-los para vender.
O ciclo da venda social é uma boa moldura para entender como a sua empresa pode se beneficiar da mídia social.
A sua marca segue uma estratégia semelhante para aproveitar as vantagens da mídia social?
Se não, você planeja adotar uma?
Sobre o autor: Alex Shamy é o Chefe de Conteúdo e Comunicação da Heyo. Conecte-se com ele através do Linkedin, Twitter, Facebook e Google+, ou por e-mail no endereço alex@heyo.com
Fonte: Heyo
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
Dados: 1. HubSpot Study of 1,545 B2B and B2C Companies in October, 2012 2. Pew Internet & American Life Project Tracking Surveys, March 2000–December 20133. Receita do Facebook no terceiro trimestre: coisas que qualquer profissional de marketing do Facebook deveria saber
4. Shareaholic, Social Media Traffic Trends October 2013