Por Brooks Tiffany
O Facebook está focando em fazer uma plataforma estável para dispositivos móveis e em colocar as pessoas em primeiro lugar.
Ontem (30/04/2014), na conferência F8, o CEO Mark Zuckerberg começou dizendo que “esta vai ser uma F8 diferente” e, por diferente, ele quis dizer sem grandes lançamentos de produtos ou mudanças de direção. Ao invés disto, ele enfatizou que eles agora estavam focados em construir uma plataforma estável para dispositivos móveis, que permitirá aos empreendedores e desenvolvedores construir, crescer e monetizar os seus aplicativos.
Zuckerberg também enfatizou que o Facebook estaria mudando para uma mentalidade “as pessoas em primeiro lugar”, na qual eles estariam tratando das preocupações com privacidade dos usuários e dando a eles mais poder e controle sobre quais dados eles querem compartilhar.
Vamos ver as dez características mais importantes que o Facebook revelou, e que contribuem para uma plataforma estável para dispositivos móveis e para colocar as pessoas em primeiro lugar.
1) Lançamento de uma rede oficial de anúncios para dispositivos móveis
A diretora de Gerência de Produtos do Facebook, Deb Liu, subiu no palco na F8 para anunciar o lançamento oficial da Rede de Audiência. Com mais de 8 milhões de anunciantes usando o Facebook, os dispositivos móveis representando até 59% da renda da empresa e mais de 50% dos usuários do Facebook usando apenas dispositivos móveis, muitos viram que isto iria acontecer.
Esta ferramenta permitirá que os anunciantes facilmente anunciem em aplicativos de terceiros, de forma simplificada.
Zuckerberg disse: “Nós já trabalhamos muito nos anos anteriores para ajuda-lo a construir e a fazer crescer os seus aplicativos. Esta é realmente a primeira vez que nós iremos ajuda-lo a ganhar dinheiro nos dispositivos móveis.”
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2) “Mova-se rapidamente com infraestrutura estável” substitui o mantra “mova-se rapidamente e quebre coisas”
Pela primeira vez, o Facebook está lançando uma garantia de 2 anos de Core API Stability (Estabilidade de Características Fundamentais de Interface para Programas Aplicativos), que dará confiança aos empreendedores e desenvolvedores que necessitem de uma plataforma estável sobre a qual construir. Isto incluirá características de Login e de Compartilhamento.
Isto significa que mesmo que o Facebook abandone uma determinada característica fundamental, eles continuarão a oferecer assistência e suporte para essa característica até 2 anos após a data na qual ela, por qualquer motivo, ficou obsoleta.
Isto constitui um alívio para os empreendedores e desenvolvedores que hesitavam em investir tempo e dinheiro em características do Facebook, que é conhecido por se mover rapidamente e quebrar coisas neste processo. Os empreendedores podem agora seguir adiante com confiança.
3) Versões das APIs
Agora, cada API (Application Programming Interface) que o Facebook lançar terá versões – que darão aos empreendedores e desenvolvedores alguma segurança e flexibilidade muito necessárias para decidir sobre qual versão da API eles gostariam de construir.
4) 48 horas de acordo de serviços para consertar grandes “bugs”
O Facebook sempre tentou se mover tão rapidamente quanto possível, no que se refere a consertar “bugs”, mas eles também queriam assumir publicamente um firme compromisso com a excelência, declarando que eles iriam garantir o conserto de todos os grandes “bugs” em 48 horas.
5) Atualização da conexão ao Facebook
O Facebook sabe que os usuários têm medo do grande botão azul de Login e eles estão cientes disso. Zuckerberg revelou que os usuários terão agora um controle muito maior sobre quais informações são compartilhadas quando eles decidem entrar no Facebook.
Eles serão apresentados a uma lista de verificação, que inclui coisas como Perfil Público, Lista de Amigos, Endereço de e-mail, etc., e serão capazes de escolher quais dessas permissões eles querem dar.
O usuário está entrando no Facebook nos seus próprios termos, que essencialmente consome o mesmo tempo que eles gastavam para logar anteriormente.
Esta abertura de dados para o usuário, numa experiência transparente, tem a intenção de construir uma maior confiança, o que significa um maior engajamento. Esta é uma situação de ganha/ganha para o usuário e o desenvolvedor.
6) Login anônimo
Continuando com o seu compromisso com a privacidade e com as pessoas em primeiro lugar, o Facebook também revelou a característica login anônimo.
Muitos usuários sempre quiseram experimentar um aplicativo antes de ter que seguir adiante no processo, abrindo uma nova conta e revelando a sua identidade.
Esta característica permite que o usuário faça exatamente isso, logue nos aplicativos e os experimente anonimamente. Algumas pessoas simplesmente ainda não estão prontas para dar o primeiro passo e, por causa disto, elas não instalam um aplicativo. Esta característica espera mudar esta situação, inicialmente engajando os usuários, antes de força-los a engajar de volta.
O login anônimo, combinado com uma experiência de conexão a um Facebook atualizado, é um golpe 1−2 (conhecida sequência de golpes de lutadores de box) de privacidade, que o Facebook espera que atenue até o maior dos críticos, no que se refere a preocupações com a privacidade.
Cético ou não, este é definitivamente um passo na direção correta para construir confiança e para favorecer um maior engajamento dos usuários.
7) Ferramenta para uso cruzado na plataforma: Applinks
De volta ao lado do desenvolvedor das coisas, foram reveladas algumas novas ferramentas, que facilitarão bastante a vida deles. Applinks é uma dessas ferramentas que permite aos desenvolvedores ligar-se a outros aplicativos com apenas algumas linhas de código.
Essencialmente, isto quer dizer que os aplicativos não vão mais ser tratados como silos de um único produto, com os usuários tendo que navegar para sair deles, para poder achar outros aplicativos. Com apenas algumas linhas de código, os desenvolvedores podem inserir, no seu próprio aplicativo, links para outros aplicativos, permitindo que os usuários mudem à vontade para frente ou para trás.
Por exemplo, você poderá estar no seu aplicativo Gmail e passar para a Soundcloud, para mudar uma música e voltar, através de uma conveniente aba “voltar para” no topo da sua tela, tudo sem ter que abrir o navegador ou uma nova janela para realizar esta ação. Este simples movimento lateral, combinado com a facilidade dos desenvolvedores de poder agora implementa-lo, faz desta situação um ganha/ganha para todos.
8) Compromisso com os dispositivos móveis
O Facebook também revelou três novas características para ajudar no suporte a aplicativos para dispositivos móveis.
Mande para o dispositivo móvel é uma característica que permite que aplicativos para desktops facilmente enviem um lembrete para o dispositivo móvel do usuário e o induz a instala-los. Portanto, ao invés do usuário ter que, inicialmente, lembrar-se do aplicativo e, em seguida, sair buscando o aplicativo numa loja de jogos, ele simplesmente pressiona o lembrete para instala-lo.
O botão do dispositivo móvel para Curtir, que não pode ser ignorado, é uma versão leve do velho botão para Curtir que todos nós um dia conhecemos e viemos a amar. Este botão para Curtir otimizado facilita, mais que nunca, para o usuário do dispositivo móvel engajar com conteúdo para dispositivos móveis. A familiaridade do usuário com o botão para Curtir, juntamente com a crescente base de usuários em dispositivos móveis fez desta adoção uma atitude básica.
O diálogo das mensagens permite que o usuário de dispositivos móveis seja, facilmente, muito seletivo sobre com quem ele quer compartilhar conteúdo. Essencialmente, o diálogo das mensagens faz o papel de um botão de compartilhamento privado, permitindo que você compartilhe conteúdo privadamente com quem você quiser.
9) Agora, a F8 é anual
Zuckerberg terminou a sua palestra reiterando que este ano não foi sobre “alguma nova brilhante diretiva ou produto [mas] sobre ouvi-lo e construir uma cultura de amar as pessoas às quais nós servimos”.
Para culminar, Zuckerberg anunciou que o Facebook agora estaria subindo em direção ao nível do Google e da Apple, tendo uma conferência anual. A conferência do próximo ano está marcada para 25 de março no Fort Mason em São Francisco.
10) 24% do tráfico em dispositivos móveis para sites de notícias e entretenimento vêm do Facebook
Em linha com a conferência F8, a Quantcast revelou dados adicionais sobre o panorama do consumidor em dispositivos móveis, compartilhando que 24% de todo o tráfico em dispositivos móveis para sites de notícias e entretenimento está vindo do Facebook.
Adicionalmente, o novo navegador do Facebook contido em aplicativos é agora o navegador de terceiros líder para iOS. A Quantcast compartilhou num blogpost que a navegação contida em aplicativos é responsável por 24% das visitas a páginas iOS. O aplicativo do Facebook foi o responsável por metade desse número, ou 12% de toda a navegação iOS. Isto é três vezes o número de visitas à pagina do segundo maior navegador, o Chrome para iOS.
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Diga-nos o que você pensa e nós poderemos cita-lo num futuro artigo:
Diga-nos em seu comentário a seguir, se você pensa que o Facebook continuará a aumentar a sua dominância no ecossistema móvel.
Sobre o autor: Brooks Tiffany é um Especialista em Engajamento de Consumidores da Heyo, em Blacksburg, estado da Virginia. Ele é um veterano da Força Aérea, que recentemente formou-se na Universidade da Virginia Tech, com grau B.A. em Escrita Profissional em Idioma Inglês e um grau menor em Psicologia.
Fonte: heyo
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
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