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Seis erros em e-mail marketing e como corrigi-los

por dionei

Por Angie Picardo

Hoje, o marketing por e-mail é uma necessidade. Uma campanha sólida pode ajudar a conquistar clientes, leitores e a promover a sua marca. Mas, ela é também um dos métodos de marketing mais fáceis de estragar. Coloque a palavra “livre” no seu título e você acaba de desencadear um filtro de spam. Apenas enviar e-mails cegamente e esperar por uma resposta? Isto não é aceitável.

Mas, não se preocupe, nós estamos aqui para fazer a sintonia fina da sua campanha por e-mails.

A seguir, estão seis erros comuns e não comuns feitos por campanhas de e-mail marketing:

1) Você não edita os seus e-mails

Os seus e-mails precisam ser editados. Erros gramaticais, de grafia, blocos de texto e links interrompidos prejudicam a imagem da sua empresa. Uma única palavra mal escrita pode deixar a sua marca com cheiro de amadorismo ou, pior ainda, pode fazê-la soar como uma mutreta.

HÁBITO IMPORTANTE:

Nunca aperte “enviar” sem editar o seu texto. Verifique sempre cada elemento do texto do seu e-mail. Arranje um par de olhos extra para revisar o seu texto, para ter a certeza de que tudo está perfeito.  Esta edição inclui a verificação da fonte, da possibilidade de escaneamento e ter a certeza de que quaisquer links fiquem na página correta.

2) Você parece um divulgador de spam

Se o seu título está em caixa alta (todas as letras maiúsculas) e oferece “UM GRANDE NEGÓCIO – DANDO O SEU PRODUTO PRATICAMENTE DE GRAÇA !!!” você vai se dar mal. De fato, o seu texto vai parar provavelmente na lixeira.

Todo o seu texto, desde o botão “não subscrever” até a linha “de”, deve ser apresentado de uma maneira profissional, ou você irá parecer um spam e um intruso.

HÁBITOS IMPORTANTES:

Minimize, ao invés de maximizar o seu conteúdo. O uso exagerado de letras maiúsculas dispara vários filtros antispam e cheira a amadorismo desesperado.

Verifique sempre a sua linha “de” e a sua linha “título”. A sua linha “de” (que contém o endereço de quem está enviando o e-mail) deve ter o nome da sua empresa, porque os seus leitores podem e irão verificar quem está enviando o e-mail para eles. Se for um nome desconhecido, é provável que ele seja bloqueado e considerado spam.

A sua linha de “título” deve também ser curta e direta ao ponto. Use textos como “Três mochilas de que cada estudante precisa”, ou “Duas maneiras de aumentar o número dos seus seguidores no Twitter”, ao invés de “Nós temos grandes negócios para você!”. Informe os seus clientes sobre qual é o assunto do seu e-mail, antes que eles o abram, para que eles não percam o tempo deles e você atraia os seus clientes mais interessados.

3) Você não tem um calendário de publicações

Vamos supor que você está ocupado trabalhando e um cliente ou o seu sócio lhe informa depressa sobre a existência de um feriado, sobre o qual você nunca ouviu falar. Você faz uma anotação em algum lugar e, em seguida, esquece-se dela. Semanas mais tarde, você vê este feriado nas manchetes dos jornais locais e bate a cabeça na parede ao ver que acaba de perder uma enorme oportunidade de conquistar clientes leais. Isto pode ser prevenido por meio de um calendário de publicações.

HÁBITO IMPORTANTE:

Mantenha um calendário de publicações dos seus e-mails. Ele vai diminuir o seu estresse e vai ajudar os seus textos a brilhar.

Os calendários de publicações ajudam a não esquecer datas importantes, desde aniversários locais até eventos que mudam todos os anos. Esta é uma ferramenta muito útil para polir, com antecedência, artigos importantes para as suas audiências, além de ser uma grande maneira de se manter adiante da concorrência.

Construa o seu próprio calendário de publicações para ficar atualizado com datas que são importantes para os seus clientes. Não se esqueça de que isto pode e deve incluir também datas importantes para os vários grupos étnicos. E você conhece alguns dos seus assinantes que estão a ponto de se formar no colégio, então prepare um e-mail para os futuros calouros da faculdade.

4) Você envia e-mails para “um monte” de possíveis clientes

Os velhos dias de enviar uma enormidade de e-mails para atingir um monte de possíveis clientes de uma só vez, felizmente, parecem estar acabando. Uma massa de e-mails acaba, frequentemente, alienando os clientes mais do que não. Estes e-mails não fazem os clientes se sentirem que estão num relacionamento, mas, que eles estão numa lista, para a qual alguém está desesperadamente tentando vender alguma coisa que eles não querem comprar. Leitores de notícias não leem artigos nos quais eles não estão interessados e clientes não leem textos que não interessam a eles.

HÁBITO IMPORTANTE:

Construa um relacionamento. É mais difícil, mas, construir um relacionamento com os seus clientes vale a pena. Não envie e-mails a eles apenas para lembra-los que você existe. Envie e-mails especialmente preparados para a classe social deles e faça ofertas pelas quais você genuinamente acredita que eles estarão interessados.

Não envie a uma dupla casada um e-mail com uma “lembrança do dia dos namorados” e não envie a uma pessoa solteira um texto “não se esqueça dos chocolates”. Esta é uma boa maneira de fazer clientes desistirem de subscrever os seus e-mails.

5) Você compra listas de e-mails

Você quer ter acesso instantâneo a 30.000 e-mails para anunciar a sua empresa por apenas um pequeno valor fixo? Não, você não quer, porque isto é uma má prática, pode ser considerado spam e pode ser ilegal. Enviar e-mails não solicitados gera o desprezo pela sua marca e pode rotula-lo como um gerador desesperado de spam.

HÁBITO IMPORTANTE:

Dê aos seus clientes a oportunidade de assinar newsletters e aproveitar ofertas no seu website, ou através de uma ficha de cadastro offline. Isto ajuda a criar boa vontade, a manter um bom nome para a sua marca e uma base de clientes, que estão ativamente interessados em ter relações comerciais com você.

6) Você não testa os seus e-mails

Você não testa os seus e-mails porque você pensa que todos os e-mails parecem ser iguais, independentemente do programa de e-mails no qual eles aparecem. Você está errado. Enviar um e-mail que não foi testado em diferentes plataformas de e-mail e em diferentes sistemas de computadores pode fazer o seu e-mail parecer estranho e fora de contexto, para os clientes que não tiverem o mesmo equipamento que você tem. Em outras palavras, quase todos.

HÁBITOS IMPORTANTES:

Teste e assegure-se que o seu e-mail aparecerá corretamente numa variedade de serviços de e-mail, como Gmail, Yahoo!, Hotmail, e Outlook. Não suponha que todo mundo usa apenas Gmail e Outlook.

Teste para ter a certeza de que símbolos estranhos não vão surgir na tela e que as suas imagens, se você as tiver, vão aparecer corretamente.

Testar pode também ajudar a refinar o seu texto. Por exemplo, você pode verificar se os seus links vão para a página correta e se a sua sugestão para ação está visível e fácil de ser interpretada.

Você não tem recursos para testar os seus e-mails? Errado. Você tem. Peça aos seus amigos, familiares e companheiros de trabalho para darem uma olhada rápida no seu texto e opinarem. Peça isto também aos amigos que entendem de computadores. Diferentes pessoas usam diferentes plataformas de e-mail e, frequentemente, podem testar melhor do que você sozinho. Pergunte a eles se alguma coisa parece estranha ou fora do lugar e faça os ajustes necessários.

Sobre a autora: Angie Picardo é uma das escritoras da equipe NerdWallet. A missão dela é ajudar os clientes a permanecer financeiramente capazes e a economizar dinheiro através das melhores contas de poupança (veja aqui)

Este artigo tem copyright © 2013

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Fonte: Heyo

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

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