fbpx
HyTrade Inbound Marketing

O glossário de termos da capacidade de entrega de e-mails – parte 2

por HyTrade
capacidade de entrega de e-mails

Este glossário define a maioria dos termos comuns que um profissional de e-mail marketing deve conhecer, para gerenciar os muitos componentes da capacidade de entrega.

Nós publicamos a parte 1 deste Glossário da Capacidade de Entrega na semana passada; você pode ver esta publicação aqui.

Termo

Definição

Baseado em permissão Num e-mail marketing baseado em permissão, os e-mails são apenas enviados para quem deu consentimento para ser contatado.
“Phishing” (fraude) Esta é uma estratégia de fraude de e-mails, na qual o autor envia e-mails aparentemente legítimos numa tentativa de obter identidade pessoal e/ou informação financeira dos destinatários. Frequentemente, as mensagens parecem vir de instituições bem conhecidas, como bancos, companhias de seguro, ou agências governamentais.
Colocação É aonde um e-mail acaba, depois de ser entregue para o domínio do pretendido destinatário. Por exemplo, quando você enviar uma correspondência para um subscritor do Gmail, o seu e-mail pode ser colocado em pastas como Primária, Social, Promoções, Atualizações, ou Lixo.
Postmaster É o administrador de um servidor de e-mail. Ele pode ser uma pessoa, ou uma resposta automática. De acordo com a Internet Engineering Task Force (IETF), quaisquer sistemas que incluam um servidor SMTP, para fazer a retransmissão ou a entrega de correspondência, precisa apoiar a caixa de correspondência reservada “postmaster”, como um nome local sensível a cada caso.
Filas Quando um e-mail for mantido num domínio, antes de ser aceito ou enviado para uma caixa de entrada, ele pode ser mantido numa fila por certo tempo, à espera de ser submetido a dispositivos para detecção de spam ou de passar por filtros.
Construção  É um período específico de tempo no qual o volume de e-mails de um IP dedicado aumenta gradualmente. Isto ajuda a garantir que o IP esteja adequadamente configurado para entregas com sucesso, e ajuda a construir uma boa reputação como remetente. Isso é também conhecido como “aquecer” um endereço de IP.
Reengajamento É a estratégia de tentar contatar um cliente inativo e reestabelecer um relacionamento ativo. Frequentemente assume a forma de perguntar se o destinatário quer permanecer em contato, e/ou de fazer uma oferta altamente dirigida.
Correção É um processo através do qual um representante de um domínio ou de um IP remetente, que foi bloqueado ou colocado numa lista negra, age perante um PSI ou domínio para retirar os bloqueios, ou para retirar o seu nome da lista negra.
Reputação É um quadro geral da confiabilidade de um remetente de e-mails, baseado em fatores como taxa de queixas, número de destinatários, taxa de rejeições, armadilhas de spam, histórico como remetente, etc. Isto é análogo a uma pontuação de crédito: quanto mais baixa for a sua reputação como remetente de e-mails, maior escrutínio os seus e-mails receberão.
Endereço de devolução É o endereço para aonde o e-mail deve ser devolvido.
Adoção do RFC A Internet Engineering Task Force (ietf.org) emite requisições por comentários (RFCs = requests for comments), que funcionam como padrões escritos. Os profissionais de marketing e provedores de serviços de e-mail devem adotar os padrões RFC para o envio de e-mails.
Lista de remetentes seguros Os destinatários de e-mails (na maioria dos clientes de e-mails) têm a opção de marcar os remetentes como Remetentes Seguros, uma prática que também é conhecida como colocar na lista branca. Se o seu endereço de IP de remetente estiver na lista de remetentes seguros de alguém, os seus e-mails geralmente o alcançarão sem impedimentos.
Segmentação Esta é a prática de segmentar as suas listas de marketing em diferentes grupos com diferentes características. Exemplos incluem compradores do produto A/compradores do produto B; engajados/não engajados; São Paulo/Rio de Janeiro; CEOs/gerentes; e assim por diante. A segmentação permite enviar mensagens mais dirigidas, o que, por sua vez, melhora o engajamento, que, por sua vez, aprimora a capacidade de entrega.
Pontuação como remetente Este é um dos muitos critérios usados para avaliar a confiabilidade de um envio de um IP. Pense sobre a sua pontuação como remetente como se fosse uma avaliação de crédito. Muitos fatores podem afeta-la. Se a sua pontuação como remetente for alta, os servidores que recebem os e-mails têm menor probabilidade de aplicar os critérios de filtragem em todos os seus endereços de IP (mas, ao invés disso, focarão em filtrar cada campanha de e-mail e engajamento de subscritores individuais). A pontuação como remetente vai de 0 a 100, sendo 100 a melhor pontuação.
Domínio de remetente É o domínio do qual se origina correspondência específica de e-mail, e que os seus destinatários finais veem ao visualizar a mensagem no seu cliente de e-mail.
Número de envios É a quantidade de e-mails enviados para os destinatários.
IP Compartilhado É um ambiente de envio de e-mails, no qual o IP varia e as reputações são compartilhadas pelos múltiplos remetentes (veja IP Dedicado para outra opção).
SMTP Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é um padrão da Internet para a transmissão de e-mails. Muitos sistemas privados (como o Microsoft Exchange) e sistemas de webmail (como o Gmail) usam os seus próprios protocolos não padronizados para acessar as contas das caixas de correspondência nos seus próprios servidores de correspondência; todos usam o SMTP ao enviar ou receber e-mails de fora dos seus próprios sistemas.
Rejeição suave É um tipo de rejeição que indica um problema técnico temporário para entregar o e-mail (como uma falha de conexão). É o oposto de “Rejeição Dura”, que indica a existência de um problema técnico permanente com o endereço do destinatário. As rejeições suaves podem ser causadas pelo fato das caixas de entrada de e-mails dos destinatários estarem cheias, ou por uma mensagem de e-mail que é muito grande. A maioria dos provedores de serviços de e-mail tentará durante algum tempo (o normal são três dias) entregar o e-mail. Geralmente, após certo número de rejeições suaves, o endereço é convertido numa rejeição dura.
Spam É uma comunicação indesejada de qualquer tipo de e-mail, isto é, e-mails comerciais não solicitados (UCE = Unsolicited Commercial E-mail), ou pacote de e-mails não solicitados (UBE = Unsolicited Bulk E-mail).
Queixas de spam Na maioria dos clientes de e-mails, as pessoas podem clicar no botão “Isto é lixo” para indicar que um e-mail recebido é spam. Estas queixas de spam são notadas pelos PSIs e podem ser prejudiciais para a sua reputação e capacidade de entrega. Você verá queixas de spam apenas de destinatários globais e/ou de PSIs que tenham Alças de Feedback.
Armadilhas de spam São endereços de e-mail inválidos usados para capturar os remetentes de spam. Há dois tipos de armadilhas de spam, o primitivo e o reciclado. Ambos irão ferir a sua reputação como remetente; a armadilha primitiva causará o maior dano.

  • Uma armadilha de spam primitiva é um endereço de e-mail criado por um PSI ou por uma lista negra. Se um profissional de marketing fizer um envio para uma armadilha primitiva, a reputação dele poderá cair e os seus e-mails poderão ser bloqueados.
  • Armadilhas recicladas de spam são endereços de e-mail antigamente válidos, que foram abandonados, e que um PSI reusa como uma armadilha de spam (para capturar o comportamento tipo spam de fazer envios para destinatários não engajados). Em virtude dos endereços de e-mail mudarem frequentemente, as listas que não forem limpas durante algum tempo poderão conter armadilhas de spam.

Quaisquer características de e-mails de spam (determinados caracteres especiais, e-mails apenas com imagens, etc.) devem ser evitadas pelos profissionais de marketing em e-mails comerciais legítimos, para que eles não sejam considerados como geradores de spam.

SPF (Sender Policy Framework) É outra forma comum de autenticação para identificar e capturar fraude ou outro comportamento tipo spam. Ela verifica se os e-mail recebidos de um domínio são originários de um hospedeiro autorizado pelos administradores desse domínio.
Spoofing (falsificação) É uma tática maliciosa de um remetente para falsificar um endereço de remetente, de modo a fazê-lo parecer confiável, para obter dados sensíveis. É muito parecida com “phishing”.
Razão texto/imagem É a proporção de quanto de cada um deve estar numa mensagem de e-mail. A melhor prática recomendada é que o texto e a imagem sejam igualmente divididos, ou a proporção deve ser 60/40 de texto/imagem. Os remetentes de spam frequentemente enviam e-mails que consistem apenas de imagens; ou não têm imagens, muito pouco texto e links. Os PSIs gostam de ver um bom equilíbrio entre texto e imagem. Nós recomendamos testar diversas porcentagens, para achar o melhor equilíbrio para a sua audiência e para os seus objetivos.
Estrangulamento É uma prática que os PSIs e domínios usam, a qualquer tempo, para limitar a quantidade de e-mails que chegam aos seus servidores, provenientes de um determinado remetente. Uma possível razão, entre outras é: se algum destinatário neste domínio, ou num servidor de recebimento marcou o seu e-mail como spam, o servidor pode recusar a receber mais e-mails até que ele veja se, e como, mais destinatários abrem e engajam com o seu e-mail.
Carimbo da hora Um carimbo da hora de um e-mail anota a hora na qual um e-mail foi enviado para o servidor de saída. Isto é usualmente uma fração de segundo depois de quando o e-mail alcança um servidor de recebimento e (após as barreiras, etc.) é entregue na caixa de entrada.
Não engajados São os destinatários de e-mail que nunca abriram ou clicaram num dos seus e-mails, ou que não interagiram no decorrer de um determinado período de tempo que você especificou. 180 dias é a métrica comum.
Cliques únicos É o número de destinatários que clicou num e-mail. Independentemente de quantas vezes alguém clicar, os cliques são contados apenas uma vez.
Aberturas únicas É o número de destinatários que abriu um e-mail. Independentemente do número de vezes que alguém abrir, as aberturas são contadas apenas uma vez.
Cancelar uma subscrição Por lei, todos os e-mails comerciais precisam oferecer ao destinatário a escolha de não mais receber mensagens de e-mail ou outras comunicações. Isto é comumente visto como um link para cancelar a subscrição.
Volume É o número total de destinatários aos quais um remetente envia e-mails durante um determinado período de tempo, como, por exemplo, um dia, ou um mês.
Gerenciamento do volume e da frequência É a melhor prática para manter o volume e a frequência de envios consistente e uniforme. Picos repentinos de cada uma destas coisas podem levar a problemas de capacidade de entrega.
Listas brancas Os PSIs e os domínios corporativos podem manter listas brancas: estas são listas do domínios e de endereços de IP que são sempre considerados seguros. Os e-mails de um remetente que consta das listas brancas não serão apagados ou enviados para a pasta do lixo pelo filtro de spam. Os usuários finais podem acrescentar remetentes às listas brancas quando eles receberem um e-mail e marcarem o remetente como um Remetente Seguro. Eles também podem retirar o remetente das listas brancas se um número suficiente deles marcar a mensagem do remetente como sendo spam.

Você achou estas informações úteis? Faltou alguma coisa? Por favor, deixe-nos saber nos comentários.

Você também pode gostar desses artigos

Deixe um comentário

* Ao realizar este comentário você concorda com a nossa política de privacidade.