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HyTrade Inbound Marketing

14 melhores práticas para enviar e-mails

por HyTrade
enviar e-mails

Por Gary Reinhard

Repetidamente, vemos que o e-mail marketing é uma tática de marketing de muito sucesso. Na verdade, ao analisar o ROI e o engajamento, o e-mail pode ser uma adição poderosa para o seu negócio, especialmente quando você usar as melhores práticas de envio de e-mails de forma eficaz:

  • Os e-mails têm taxas de cliques de 50 a 100 vezes mais altas quando comparados com o Facebook e com o Twitter;
  • Para cada dólar que os profissionais de marketing gastam em e-mail marketing, eles recebem 42 dólares em troca (podemos usar a proporção como bechmark para o Brasil).

É por isso que as empresas que começam a usar o e-mail marketing com eficácia continuarão a usá-lo como uma estratégia-chave em seu kit de ferramentas e buscarão maneiras de expandir seus esforços através da automação.

Se você estiver apenas começando ou recebendo a tarefa de gerenciar um programa de e-mail marketing, pode começar a se sentir pressionado. Existem muitos elementos a serem monitorados e avaliados para conseguir uma campanha perfeita. Nunca tema! Ao colocar essas práticas recomendadas de envio de e-mails em bom uso, você se sentirá um profissional e verá os resultados em um piscar de olhos. Confira a seguir, 14 melhores práticas para enviar e-mails:

1) Comece por uma estratégia básica

Sabemos que pode ser emocionante fazer o seu primeiro envio decolar, mas dê dois passos para trás antes de começar. Crie um plano para o tipo de e-mail que deseja enviar, a frequência com que os e-mails devem ser enviados e o tipo de conteúdo que estará neles, para que você possa começar a enviar com uma cadência regular. Isso o impedirá de cair na armadilha de enviar mensagens esporádicas, ou sempre que acontecer alguma coisa, o que poderá ser ruim para a saúde da sua lista.

Se você não tiver certeza sobre por onde começar, ou se tiver conteúdo suficiente para enviar com a frequência que deseja, este é o momento perfeito para planejar. Elabore um cronograma realista para agora, e estabeleça metas para aumentar a frequência. É melhor começar pequeno do que prometer demais e entregar menos que o insuficiente.

2) Construa sua lista de e-mails

Está sempre parece ser a parte mais difícil, mas, na verdade, é uma das mais fáceis depois de configurada. Se você tiver atualmente formulários em seu site, e não estiver vendo um bom número de inscrições (e o tráfego de seu site for bom), está na hora de revisar e otimizar para criar um formulário de inscrição que consiga converter.

Faça seus formulários de inscrição trabalharem para você! Eles deveriam ser inevitáveis e não queremos dizer um pop-up frustrante de fechar, mas se a única maneira de se inscrever para a lista for por meio de um pop-up, isso não será suficiente. Certifique-se de que se uma pessoa acessar o site e se mover por ele, ela ainda poderá ver facilmente como se inscrever para receber os seus e-mails.

A maioria dos ESPs, incluindo SharpSpring, não permitirá que você carregue listas de e-mails compradas. Especialmente com o número crescente de políticas de privacidade e regras de gerenciamento de dados, o upload de uma lista de contatos, dos quais você não tem consentimento explícito, pode resultar em multas caras. A prática recomendada é sempre construir listas organicamente.

Lembrete: seu site precisa receber tráfego consistente para também ver inscrições consistentes. Se o tráfego do seu site não for muito alto, você não conseguirá crescer a sua lista rapidamente. Pense em usar outros canais de marketing, como mídia social, para ajudar a promover a sua newsletter, por exemplo.

3) Diga olá para os novos inscritos

Cada estratégia de e-mails deve incluir uma campanha de boas-vindas para novos assinantes. Quantas listas de e-mail você assinou apenas para esquecer porque não recebeu um único e-mail até 3 semanas depois? Seus clientes não devem ter essa mesma experiência.

O e-mail não é um outdoor ou marketing de publicidade. O e-mail tenta construir um relacionamento de 1 para 1 entre a marca e o cliente. Esses clientes em potencial confiaram em você o suficiente para lhe entregar as chaves da caixa de entrada deles. Recebê-los com um e-mail de boas-vindas cria familiaridade e confiança.

Isto poderá ser um único e-mail, que simplesmente diz olá, ou uma série de e-mails que ajudam a apresentar sua marca, seus produtos e talvez até ofereçam um desconto. Uma série de boas-vindas deverá ser simples ou intrincada dependendo do que melhor se adaptar às necessidades da sua marca. Usar uma plataforma de crescimento de receita abrirá as portas para novas oportunidades de se conectar com seus clientes por meio de séries de boas-vindas, que são específicas para seus interesses e muito mais. Agende hoje mesmo uma demonstração da SharpSpring, para descobrir como atualizar as experiências de seus clientes desde a primeira interação.

4) Segmente as suas listas

Setenta e oito por cento dos profissionais de marketing dizem que a segmentação das listas é uma das características da automação, sem a qual os membros da lista não poderão viver, e nós entendemos completamente o porquê disto.

Existem muitas maneiras de criar segmentos para marketing direcionado com base nos dados que você coletou. O que eles compraram recentemente? Onde é que eles vivem? Quais páginas do seu site eles visitaram mais recentemente? Todos esses pontos de contato são oportunidades para ajustar a jornada do cliente e começar a oferecer a eles exatamente o que eles estão procurando.

É claro que os limites de seus segmentos são baseados nos pontos de dados que você estiver coletando. O uso de uma ferramenta integrada de marketing permitirá o rastreamento de mais pontos de contato e a criação de campanhas mais automatizadas em torno deles. É por isso que muitos profissionais de marketing estão recorrendo a ferramentas multifuncionais de automação de marketing para fazer crescer o e-mail marketing deles.

5) Conheça as leis

O e-mail não é o faroeste, embora às vezes possa parecer sê-lo! Existem políticas de coleta e armazenamento de informações pessoais sobre as pessoas. É importante conhecer as leis norte-americanas e europeias, com a GDPR, a CAN-SPAM e a CCPA, mas no Brasil você precisa seguir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

É importante saber o que fazer para estar em conformidade antes de começar a coletar endereços de e-mail. Consultar outras empresas pode não ser a melhor opção, a menos que você saiba que elas são remetentes confiáveis. Como o e-mail, ao contrário dos canais de mídia social, é amplamente gerenciado por indivíduos em websites, é muito comum ver exemplos de marcas que não seguem as regras.

Também será importante manter-se atualizado sobre essas políticas na eventualidade de haver quaisquer alterações. Normalmente, seu ESP informará seus usuários sobre quaisquer alterações. No entanto, ainda dependerá de você implementar essas alterações em seus formulários de inscrição e e-mails para manter a conformidade.

6) Teste e experimente

O teste A/B sempre foi uma prática padrão para otimizar e-mails, uma vez que você tenha uma lista com alguns milhares de assinantes ou mais. O teste é como os profissionais de e-mail marketing sabem se um assunto é melhor do que outro, ou qual dia da semana obtém o melhor engajamento.

Existem muitas maneiras de começar o teste além do assunto. Os profissionais experientes de e-mail marketing sabem que testar o conteúdo e o engajamento pode mudar o jogo. Os profissionais de marketing podem testar quais cores do botão obtêm os melhores cliques, se os clientes preferem ler sobre um tópico ou clicar em um vídeo explicativo, e até mesmo se eles respondem melhor a imagens ou a texto.

7) Decida antecipadamente quais serão as métricas-chave

Defina antecipadamente quais serão as metas de relatórios e indicadores-chave de desempenho (KPIs). Isso não apenas ajudará a tornar os relatórios mais fáceis quando uma campanha terminar, mas também ajudará os profissionais de marketing a buscar otimizações a serem feitas ao longo do caminho.

Decidir KPIs com antecedência dá às equipes de marketing uma meta específica para trabalhar e, em última análise, impulsiona essas equipes a criar melhores e-mails. Se os profissionais de marketing compreenderem bem os objetivos das campanhas, sejam eles aumentar o conhecimento sobre os produtos, clicar para acessar uma landing page, ou preencher formulários, eles poderão usar suas táticas e criatividade para orientar as pessoas a realizar as ações desejadas.

Reserve um tempo para configurar com antecedência seus dashboards de marketing com essas métricas, para que os dados possam ser aplicados assim que começarem a ser preenchidos.

8) Não tome pessoalmente os cancelamentos de assinaturas, mas também não os ignore

Altas taxas de cancelamento de assinatura não significam necessariamente que os clientes odeiem sua empresa, mas podem sinalizar outros problemas que deverão ser resolvidos. Taxas crescentes de cancelamento de assinatura, ou taxas mais altas do que a média, podem indicar que os clientes estão recebendo muitos e-mails, ou estão recebendo e-mails que consideram irrelevantes para eles.

Teste uma estratégia de conteúdo ajustada e observe se as taxas melhoram. Além disso, não tenha medo de perguntar! Pesquise seus leitores sobre qual seria a frequência ideal para obter alguns insights reais.

9) Crie uma estratégia para feriados/eventos

Todos nós sabemos que o quarto trimestre se aproxima rapidamente e a temporada de férias (Natal e fim de ano) pode ser uma loucura para todos os tipos de empresas de diferentes ramos de atividade. Se você estiver apenas começando a incorporar e-mail em seu marketing, certifique-se de levar em conta todos os e-mails adicionais ou campanhas especiais que precisarão ser criadas para feriados e eventos nacionais, locais e comerciais.

Usar a automação aqui pode ser a chave para obter grandes vendas ao longo da temporada. De e-mails sobre carrinhos abandonados a campanhas de incentivo após o lançamento de um novo produto, converse conosco para descobrir como a automação tem sido uma força motriz para as empresas.

10) Qualidade e não quantidade

O cansaço dos e-mails é real e é uma das principais coisas que afetam o status do remetente. Se os assinantes estiverem recebendo e-mails demais, eles poderão cancelar a assinatura, ou pior ainda, eles irão ignorá-lo, até que você comece a acessar a pasta de SPAM.

Comece devagar e teste como seu público responde observando as taxas de engajamento e de cancelamentos de assinaturas. Não se esqueça de contar todas as campanhas automatizadas que estiverem em execução. Se alguém estiver no meio de uma campanha de gotejamento que envia atualizações diárias por 7 dias, é uma boa prática mantê-lo fora da sua newsletter semanal, por exemplo, até que ela tenha concluído, para evitar a sobrecarga de e-mails.

11) Recompense seus contatos mais engajados

Crie segmentos para seus contatos VIP. Eles podem ser contatos que interagem com seus e-mails com maior frequência, que participam da maioria dos webinars, ou que compram mais. Campanhas especiais poderão ser enviadas a essas listas para fomentar o relacionamento. Essas recompensas podem ser descontos, participação em eventos especiais, convite para novos lançamentos, pedir a opinião deles sobre uma nova oferta de produto, ou sobre conteúdo interno.

É um bônus importante se o seu software de e-mail oferecer pontuação de leads. Essas pontuações são uma maneira fácil de segmentar seus clientes mais obstinados.

12) Use dados para personalizar a jornada dos compradores

Já se foram os dias de “Olá [primeiro nome]!”, como uma forma eficaz de obter aberturas e cliques. Personalizar campos de dados ainda é uma tática que os profissionais de marketing inteligentes mantêm em seu kit de ferramentas, mas a personalização evoluiu.

Além do nome e do aniversário, as equipes de marketing estão usando dados de localização, comportamentais e demográficos para personalizar a jornada dos clientes. Este novo mundo de personalização está utilizando dados para apresentar aos clientes a mensagem que eles procuram, e quando procuram. Ao combinar dados com automação, os profissionais de marketing estão oferecendo aos clientes uma jornada mais simplificada e, uma jornada sem atrito, significa mais vendas. É por isso que os dados e a automação estão assumindo o controle sobre a nossa forma de enviar e-mails.

13) Coordene as campanhas através de diferentes canais

Frequentemente, os canais de marketing são tratados como ferramentas desconectadas, quando são ferramentas destinadas a trabalhar juntas para construir negócios. Use os e-mails como outra ferramenta para alavancar a promoção de eventos de mídia social ou as Lives. A mídia social e outros canais também poderão ser usados para aumentar sua lista de e-mails. Seus seguidores de mídia social não são necessariamente seus assinantes de e-mail. Agarre-os nos dois lugares, para que haja menor probabilidade de perder uma mensagem.

14) Use uma checklist antes de enviá-los

Se você já teve que enviar uma ERRATA, então você sabe como é deixar passar algo errado antes de enviar. A melhor maneira de combater a ansiedade de apertar o botão de enviar é ter uma checklist de envio de e-mails sempre à mão, antes de clicar em “enviar”.

Comece seu e-mail marketing

Os e-mails podem ser mais complicados do que parecem, mas com as ferramentas e o suporte corretos para lançar uma forte estratégia de e-mail marketing, isto não precisa ser tão complicado! Experimente essas dicas e descubra como o e-mail marketing bem executado pode ajudar a impulsionar sua empresa na direção certa, para atingir suas metas de receita.


Uma plataforma de automação de marketing, como a SharpSpring, que tem a HyTrade como agência parceira, torna mais fácil o envio dos seus e-mails. Saiba mais sobre as principais características aqui ou agende uma demonstração hoje mesmo.


Sobre o Autor: Gary é o líder da equipe de Marketing Operations na SharpSpring, trabalhando para agilizar os processos internos entre departamentos e manter as coisas funcionando sem problemas. Seus cargos anteriores como Especialista de Onboarding e Gerente de Contas Principais o prepararam bem para essa função, permitindo que ele se familiarizasse com os meandros da plataforma.

Fonte: SharpSpring

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da SharpSpring e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

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