Por Paul Gruber
O WordPress foi lançado em 2003 e hoje está presente em um quinto dos sites da Internet, tornando-o o mais popular sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) do mundo. No início, era apenas um “software de blog”, mas hoje é considerado uma ferramenta de publicação flexível e de multiuso.
Se você tem planos para lançar o seu primeiro site ou modernizar o seu site atual, o WordPress oferece uma série de benefícios. E aqui estão 10 deles:
1. Ele é Software Open Source
Isso significa que ele é um programa de código aberto onde qualquer desenvolvedor pode ajudar a melhorá-lo ao criar novos recursos e layouts ou plugins e programas complementares que podem ser integrados à plataforma principal. Isso também significa, que ele é gratuito. Basta efetuar o download, instalá-lo e usá-lo da forma que desejar. O WordPress apenas lhe custará dinheiro, caso você contrate uma agência para criar um tema personalizado ou recursos personalizados para o seu site. Com o WordPress, você obtém um produto que foi criado por milhares de desenvolvedores ao redor do mundo, e eles estão constantemente trabalhando para torná-lo ainda melhor. Esta é uma enorme vantagem por trás do WordPress.
2. A Criação e Edição Do Seu Conteúdo É Fácil
Uma das razões pelas quais o WordPress é tão popular, é a facilidade de uso. É fácil aprender a usá-lo e gerenciá-lo. Mesmo se você não é um técnico de computador, você pode editar o conteúdo em seu site sem problemas e sem a contratação de qualquer web designer para isso. Difícil foram os dias em que as habilidades de programação eram indispensáveis para mudar um site. Se você pode trabalhar com um programa como o Word, então você também será capaz de usar WordPress. Você pode adicionar, alterar ou remover conteúdo em um computador, ou mesmo smartphone.
WordPress lida com muitas das tarefas além das tarefas para executar um site. Ele gera automaticamente links de navegação, indexa seu conteúdo e torna tudo pronto para pesquisas. Ele também ajuda você a gerenciar seus usuários, que é considerado uma das tarefas mais difíceis para desenvolvedores web. WordPress lida com um grande número de tarefas automaticamente, incluindo manter o controle das permissões de seus usuários e configurações de segurança.
3. Ele Possui Uma Grande Variedade De Funções
O WordPress lhe fornece uma variedade de funções com seus vários plugins, além de seus recursos básicos, como blogs e comentários. Os plugins são extensões que oferecem funcionalidade adicional. O fato de que o WordPress é tão popular, resultou na criação de uma quantidade diversificada de plugins para ele. Você pode criar galerias de vídeo, slideshows e outros tipos de conteúdo. Plugins podem ajudá-lo a usar o seu site WordPress para e-commerce ou aumentar o número de visitas. Há os plugins pagos e os gratuitos para satisfazer muitas das suas necessidades, e você ainda pode pagar uuma agência ou desenvolvedor para desenvolver um plugin específico só para a sua empresa.
4. Excelente Otimização Para Mecanismos De Buscas
Todos os proprietários de site precisam manter o SEO em mente ao procurar um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). O WordPress oferece já de início, uma série de opções que podem ajudá-lo a chegar ao topo dos resultados dos mecanismos de buscas. Mecanismos de buscas como o Google, têm preferência pelo WordPress, devido a sua arquitetura lógica e design responsivo. O código é limpo e simples, e as buscas não encontram nenhum problema ao identificar o seu site e seu local. Todas as páginas e posts do blog podem ser atribuídas com a sua palavras-chaves e tags, que permite um SEO ainda mais preciso. Se você não tem ideia de como usar meta tags, existem vários plugins disponíveis que lidam com elas para você.
5. Uma Grande Flexibilidade e Variedade de Plugins
Como mencionado na introdução, WordPress começou sua jornada como uma plataforma de blogs, mas evoluiu para algo muito além disso. Como um CMS completo, o WordPress é usado em mais de 75 milhões de sites em todo o mundo. Estes sites variam amplamente em suas funções e áreas de negócios, variando entre meios sociais aos sites de notícias. Com o plugin certo, é possível até mesmo usar WordPress para um site de diretório acessível com muitas opções. Existem vários sites que o utilizam, a maioria dos plugins populares, foram completamente testados e são completamente gratuitos.
6. Há Varios Materiais Gratuitos
Se você deseja aprender o bastante para ser considerado um especialista de WordPress, há milhares de blogs com tutoriais e guias à sua disposição. Se você é apenas um iniciante, ou tem um grande conhecimento de programação, existem fóruns e outros lugares onde você pode usar para encontrar ajuda, tais como respostas a quaisquer perguntas.
Verifique também, o Firstsiteguide, que é um grande exemplo de site para materiais gratuitos de WordPress.
7. A Segurança
A primeira impressão, devido ao fato de o WordPress ser de código aberto, é que isso irá torná-lo mais vulnerável aos hackers, uma vez que eles têm acesso ao código. No entanto, a realidade é o inverso. Existe uma grande equipe de segurança, que está constantemente trabalhando para tornar seu site mais seguro. O resultado é que seu blog ou site se torna menos vulnerável aos hackers do que se você estivesse usando um CMS proprietário.
8. A Aparência É 100% Personalizável
O WordPress permite que você dê ao seu site exatamente o olhar que você desejar. Há um tema para qualquer visual que você pode imaginar, de um site de revista ao e-commerce, por exemplo. Além disso, é possível personalizar os temas com suas próprias cores e imagens, muitos deles têm seu próprio painel de controle. Você pode mudar o fundo, fontes, cores, etc. Tudo sem nenhuma programação.
9. Suporta Múltiplos Tipos de Mídia
O WordPress lhe permite que você tenha uma quantidade de conteúdo muito maior do que apenas textos. É possível postar as suas músicas, seus vídeos ou qualquer outro tipo de mídia diferentes. Ele também suporta a incorporação do YouTube, Twitter e outros sites. É possível até mesmo que os seus visitantes postem vídeos em seus comentários.
10. Uma Plataforma Universal
O que acontece com um site da empresa e seu novo desenvolvedor ou agência? Na maioria dos casos, ele tem que começar do zero, isso pode ser caro e levar muito tempo. No entanto, com o WordPress, sua nova agência ou seu novo desenvolvedor será capaz de iniciar onde o desenvolvedor anterior parou, sem muitos problemas. Você sempre terá um custo menor ao atualizar o seu site para um novo tema mais moderno do que começar a programar um novo site do zero.
[wt_divider_dotted margin_top=”20″ margin_bottom=”20″]
[wt_framed_alt_box borderTopColor=”#DD4A38″ borderBottomColor=”#dddddd” borderLeftColor=”#dddddd” borderRightColor=”#dddddd” borderTopWidth=”3″ borderBottomWidth=”1″ borderLeftWidth=”1″ borderRightWidth=”1″ bgColor=”#eee” rounded=”false”]
[wt_row]
[col-lg-9 col-md-9 col-sm-9]
Precisando de ajuda?
Não perca tempo, conheça os nossos serviços de criação e customização de sites WordPress!
[/col-lg-9 col-md-9 col-sm-9]
[col-lg-3 col-md-3 col-sm-3]
[wt_margin type=”10″]
[wt_button colorStyle=”orange” size=”medium” type=”small_round” align=”right” className=”margin_20 wt_margin_r_0″ link=”https://www.hytrade.com.br/servicos/desenvolvimento-web/criacao-e-customizacao-de-webistes-wordpress/”]Ver Serviços[/wt_button]
[/col-lg-3 col-md-3 col-sm-3]
[/wt_row]
[/wt_framed_alt_box]
[wt_divider_dotted margin_top=”20″ margin_bottom=”20″]
Sobre o Autor: Paul Gruber tem 24 anos e é SEO na TemplateMonster
Este é um post convidado.