Por Nathan Latka
Está claro porque menos pessoas estão vendo as atualizações que você posta no Facebook. Durante a Copa do Mundo, o seu conteúdo estava competindo por espaço no Feed de Notícias com 3 bilhões de engajamentos gerados apenas pelo torneio.
Agora, há mais de 1,28 bilhões de pessoas e 30 mil marcas usando o Facebook a cada trimestre. Com o aumento da concorrência pela exposição, as empresas, especialmente as pequenas empresas que têm pequenos orçamentos publicitários, estão tendo que ser criativas para continuar tendo exposição na rede social.
Apesar do declínio do alcance e de uma paisagem mais competitiva para as empresas, o Facebook teve um desempenho acima das expectativas do mercado. Vamos examinar 25 pontos de dados sobre atualização, 9 novas atualizações e o que as pequenas empresas precisam saber sobre a chamada para dividendos do Facebook no segundo trimestre.
25 dados estatísticos que as pequenas empresas precisam saber sobre a chamada para dividendos do Facebook
1) 30 milhões de empresas agora têm uma página de fãs no Facebook.
2) 19 milhões de empresas otimizaram a sua página de fãs para dispositivos móveis.
3) As empresas estão pagando 122% mais por unidade de publicidade no Facebook que pagavam há um ano.
4) 1,5 milhão de empresas agora gastam dinheiro em publicidade no Facebook.
5) 399 milhões de usuários do Facebook usam apenas o Facebook em dispositivos móveis em cada mês.
6) 829 milhões de pessoas usam o Facebook diariamente, um aumento sobre 802 milhões no último trimestre.
7) 654 milhões de pessoas usam diariamente o Facebook em dispositivos móveis, um aumento sobre 609 milhões no último trimestre.
8) 1,32 bilhões de pessoas entram no Facebook pelo menos uma vez por mês, um aumento sobre 1,28 bilhões no último trimestre.
9) 63% dos usuários do Facebook engajam diariamente.
10) 1,07 bilhões de pessoas usam o Facebook em seus dispositivos móveis em cada mês, um aumento sobre 1,01 bilhões no último trimestre.
11) O usuário do Facebook gasta, em média, 40 minutos por dia nesta plataforma.
12) 12 bilhões de mensagens são enviadas por dia através do Facebook.
13) O messenger do Facebook é usado por 250 milhões de pessoas em cada mês.
14) O Instagram é usado por 200 milhões de pessoas em cada mês.
15) As empresas gastaram 2,66 bilhões de dólares americanos em publicidade no Facebook, um aumento sobre 2,27 bilhões no último trimestre.
16) A receita com publicidade em dispositivos móveis representou 62% da receita total com publicidade durante o segundo trimestre de 2014, um aumento de 41% ano sobre ano.
17) Os usuários do Facebook compraram o equivalente a 234 milhões de dólares americanos de mercadorias virtuais e de presentes no Facebook durante o segundo trimestre.
18) O engajamento no Facebook ultrapassou 1 bilhão durante a Copa do Mundo.
19) As pessoas que agora assistem vídeos no seu Feed no Facebook são o dobro das que os assistiam há apenas seis meses.
20) A maioria da receita do Facebook (1,175 bilhões de dólares americanos) vem dos Estados Unidos e do Canadá, ficando a Europa num próximo segundo lugar com 757 milhões de dólares americanos.
21) O Facebook recebeu, em média, 6,44 dólares americanos por usuário dos Estados Unidos e do Canadá no segundo trimestre, em comparação com 86 centavos de dólar americano dos usuários do resto do mundo (receita total dividida pelo total da base de usuários).
22) O Facebook recebeu 1,39 bilhões de dólares americanos de receita líquida durante o segundo trimestre de 2014.
23) As pessoas buscaram 1 bilhão de vezes por dia no Facebook.
24) Entre 12 de junho e 13 de julho 350 milhões de pessoas se juntaram a conversas no Facebook relacionadas à Copa do Mundo, gerando 3 bilhões de interações (postagens, comentários e curtidas).
25) 80% dos principais aplicativos em iOS e Android usam o Login do Facebook.
9 atualizações que transformarão a experiência no Facebook durante os próximos 4 meses
1) “Salvar” no Facebook permitirá que você salve (arquive) o que você descobrir no Facebook para explorar (usar) mais tarde.
2) “Menções” liberadas pelo Facebook sobre personalidades públicas permitem comunicações mais rápidas com os seus fãs e com outras personalidades publicas, que estão em viagem. Atualmente, 800 milhões de pessoas curtiram páginas de fãs de personalidades públicas.
3) O Facebook adquiriu a LiveRail para continuar a desenvolver o futuro da publicidade em vídeos para publicitários e profissionais de marketing.
4) O Facebook lançou uma melhora do algoritmo de ranking para vídeos que as pessoas e páginas estão carregando (uploading) diretamente no Facebook. O algoritmo considera quantas pessoas assistiram ao vídeo e por quanto tempo elas o assistiram.
5) O Facebook lançou o Slingshot (estilingue), o segundo aplicativo do Facebook Creative Labs. O Slingshot permite que você compartilhe rapidamente momentos de todos os dias com muitas pessoas, de uma só vez.
6) O Facebook contratou David Marcus, antigo CEO da Paypal, para ser Vice-Presidente de Produtos de Mensagens. Quando perguntado na chamada para dividendos se David estaria focado nas iniciativas de pagamentos, Mark respondeu que “Poderia haver alguma sobreposição”.
7) O Facebook lançou recentemente a unidade de publicidade “Buy” (Comprar), que permitirá que as empresas vendam diretamente, através de uma atualização de status. Quando Mark foi perguntado se o Facebook estava procurando vender mercadorias, ele respondeu: “Nós continuaremos a trabalhar em pagamentos. Nós ainda nos vemos como parceiros de outros em espaço para pagamentos, ao invés de tentar competir diretamente nesta área. O nosso principal negócio é a publicidade”.
8) O Facebook irá lançar lentamente publicidade no Instagram, focada em engajamento por dispositivos móveis. O Instagram poderia eventualmente gerar entre 800 milhões a 1 bilhão de dólares americanos de receita anual, de acordo com alguns analistas.
9) Fique atento ao Facebook, sobre o lançamento de formas orgânicas de engajar consumidores no WhatsApp e no Instagram, antes que o Facebook insira publicidade nestas plataformas. Na chamada para dividendos, Mark fez uma referência ao Facebook ter acrescentado características ás páginas em 2006, para facilitar o engajamento de consumidores pelas empresas antes de liberar anúncios.
O futuro do marketing social para os donos de pequenas empresas:
1) Os níveis de engajamento em dispositivos móveis pelos consumidores estão aumentando rapidamente de ano para ano. A demanda por anunciantes por unidades publicitárias para dispositivos móveis continua a ser forte. À medida que o Facebook torna-se uma compra necessária para uma gama mais ampla de anunciantes, e considerando-se que a empresa está limitando a oferta, há espaço significativo para aumento de preços.
Dica: as unidades publicitárias aumentaram 122% de ano para ano. Isto é uma preocupação para os donos de pequenas empresas, que não dispõem de grandes orçamentos, sendo um motivo pelo qual as pequenas empresas deveriam focar em construir a sua lista de e-mails a partir do tráfico social o mais rápido que puderem.
2) Espere que o Facebook continue a avançar os seus produtos de mensagens com a adição de David Marcus da Paypal. É provável que David vá misturar os ativos gerados pela aquisição do WhatsApp com o seu conhecimento de pagamentos online, para criar a plataforma mais transacionada do mundo para que pares paguem os seus pares. Este não será um método para consumidores pagarem marcas. Na realidade, o Facebook está pensando na transação de “consumidores para empresas” via a sua nova unidade publicitária “Buy”.
Dica: espere experimentos contínuos sobre comércio, através dos produtos para mensagens.
3) A regra de Zuck (que o compartilhamento de conteúdo irá dobrar de ano para ano) continuará a deslanchar, conforme é evidenciado pelos 3 bilhões de interações durante a Copa do Mundo. Com uma área finita de espaço no Feed de Notícias, e o suprimento de conteúdo para o Feed de Notícias dobrando de ano para ano, as pequenas empresas, que não dispõem de orçamentos de marketing de milhões de dólares americanos precisarão encontrar formas rentáveis de criar conteúdo convincente, para sobressair-se na barulheira geral.
Dica: seja criativo no seu conteúdo ou sofra uma contínua diminuição de alcance.
4) O comércio na mídia social é um espaço pelo qual muitas empresas de mídia social estão lutando, inclusive o Twitter, o LinkedIn e o Facebook. Com o teste do botão do Facebook Compre Agora, as marcas podem ter a certeza que elas serão capazes de fazer uma tentativa no comércio social nos próximos meses. Eu creio que esta unidade publicitária será incrivelmente cara e será alvo das grandes marcas, com orçamentos de milhões de dólares americanos para começar. O problema é que eu não vejo esta unidade publicitária se tornar viável para as pequenas empresas, uma vez que o Facebook a lança para todos os profissionais de marketing.
Dica: com disponibilidade limitada de unidades publicitárias, e a capacidade das grandes marcas de pagar mais que as pequenas empresas, espere que estes anúncios sejam dominados pelas empresas da Fortune 500. Eles serão extremamente caros e apenas estarão presentes no Feed de Notícias.
5) As pequenas empresas devem continuar a focar em construir os seus próprios ativos, usando o Facebook como um meio para dirigir o tráfico. O ativo de maior valor que uma pequena empresa pode construir no Facebook é a sua pequena lista de e-mails, evidenciada pela Amy Lombard with Mixed Bag Designs no mês passado. Com o seu alcance diminuindo no Facebook, Amy tentou realizar um concurso no Facebook, que pedia aos usuários para digitar os seus endereços de e-mail em troca de uma oportunidade para ganhar uma bolsa com o seu novo desenho. A campanha de Amy atraiu 1.799 visitantes e 532 deles decidiram colocar o seu endereço de e-mail. Amy agora foca nos 532 novos e-mails para vender mais bolsas.
Dica: construa a sua lista de e-mails.
Em resumo: O Facebook está procurando conectar todos, entender o mundo e fazer crescer a economia do conhecimento. Para os donos de pequenas empresas com tempo e orçamento limitados, o melhor caminho é manter o foco contínuo na construção de pequenas comunidades, organicamente desenvolvidas no Facebook. Usar essas comunidades para aumentar os relacionamentos com os seus fãs e então coletar e-mails para aumentar o seu ativo pessoal, que pode ser usado, independentemente do declínio do alcance, que inevitavelmente continuará a existir no Facebook no decorrer do tempo.
Sobre o autor: Nathan Latka, CEO da heyo, já apoiou o crescimento de mais de 100.000 pequenas empresas usando a mídia social e dados derivados de campanhas, tudo isso sem um diploma universitário. Conhecido como a pessoa das pequenas empresas, a sua paixão é ajudar as empresas a obter receita usando a mídia social. Ele está a caminho de ter 500.000 pequenas empresas pagando para usar o seu software até 2017. Ele combina dados raros (tamanhos expansivos de amostras), ações comprovadas e histórias inesquecíveis na apresentação de um único importante pacote de ação.
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
® Copyright: Todos os artigos da heyo são traduzidos com autorização.