Por Niels Tybjerg
O espetáculo de Jerry Seinfeld “Comediantes nos carros indo tomar café” não é apenas um bom divertimento – ele também é construído sobre um simples fundamento de qualidade ouro de conteúdo, que você pode replicar sem quebrar o banco de automóveis antigos.
Quando um dos comediantes mais amados do mundo escolheu voltar para a tela em 2012 (14 anos após o término da melhor “sitcom” de todas), foi uma grande surpresa que ele fez, num formato livre num pequeno serviço de transmissão, o Crackle.
Seinfeld queria total controle sobre a criação do seu projeto de paixão – algo que as grandes redes não lhe ofereceriam.
E Seinfeld se aproveitou da liberdade concedida pela Crackle da melhor maneira possível, criando um sucesso da Internet de alta velocidade com carros rápidos e piadas ainda mais rápidas, de algumas das pessoas mais engraçadas do mundo.
Jerry Seinfeld, o gênio do conteúdo
Seinfeld é um gênio como comediante, e ninguém pode fazer o que ele faz – em termos de comédia. Mas, a maneira como ele construiu o conceito de “Comediantes nos carros indo tomar café”, foi seguindo um rígido formato, e isto emprestou mais que alguns truques de um manual de estratégia de conteúdo. Todos esses métodos podem nos inspirar a fazer melhor o nosso trabalho, de maneira mais rápida – e ter o nosso conteúdo visto pelas pessoas certas.
Primeiro truque de conteúdo de Jerry: não reinvente a roda
Comediantes nos carros indo tomar café pode parecer descontraído e ao acaso. Mas, cada episódio segue uma estrutura rigorosa, que se repete em todos os episódios:
- Jerry apresenta o carro (geralmente um modelo antigo) em que ele e os seus convidados andarão
- Ele liga para o seu convidado e o convida para tomar um café
- Ele faz uma curta apresentação do seu convidado
- Ele vai buscar o convidado (que elogia o carro)
- Eles vão dar uma volta, durante a qual se desenrola a comédia
- Eles param para tomar café e comer
- Eles dão um pequeno passeio a pé
- Eles vão para o carro e retornam.
Isto facilita o planejamento, a execução e a edição do show, e a consistência torna a marca mais reconhecível. A estrutura também significa que realmente não há necessidade de muito desenvolvimento criativo para cada episódio – exceto em relação ao diálogo da entrevista.
Conteúdo de Seinfeld para levar para casa: Se você puder criar conceitos repetidos dentro da sua estratégia de conteúdo, é mais fácil gerenciar a produção do conteúdo no longo prazo. Ache um formato que se encaixe em diferentes situações e o transforme numa série de posts.
Poderia ser uma entrevista semanal com mais ou menos as mesmas perguntas, mas novos convidados; um e-Book no qual os capítulos descrevem o mesmo desafio sob diferentes ângulos; um relatório de um ramo de atividades que você atualiza trimestralmente com novos dados dentro da mesma estrutura; etc.
Segundo truque de conteúdo de Jerry: dê vida nova às piadas
Alguns comediantes de “stand-up” fazem turnês com as mesmas piadas durante anos, mas é difícil usar reprises num espetáculo de TV (ou em outro episódio de vídeo). Mas, Seinfeld adotou uma abordagem elegante para fazer isto, introduzindo a “Tomada Única”, que é um pequeno vídeo (de até alguns minutos) que combina clips de diferentes episódios dos seus comediantes – seguindo sempre um determinado assunto. Este assunto pode ser quebras de carros (que acontecem muito), ter filhos pequenos, a anatomia de uma piada, ou apenas o que outros comediantes acham de David Letterman.
Isto torna possível permanecer no topo da mente da audiência por episódios inteiros, e os donos do show também podem usar parte do material que foi editado dos principais episódios ou o material de temporadas anteriores. E, em virtude da rigorosa estrutura, muito dos mesmos temas veem à tona de episódio para episódio – facilitando a edição de trechos deles em algo novo.
Conteúdo de Seinfeld para levar para casa: Quando você criar conteúdo, pense em como você poderá usa-lo em múltiplos formatos.
Uma coleção de blog posts pode se tornar um e-Book; o e-Book pode funcionar como um pequeno curso por e-mail; o seu relatório de tendências pode ser transformado num infográfico; e o seu post sobre a lista dos 10 mais pode ser fatiado em 10 tuites, ou em posts para o Instagram. Pense sempre em reciclagem quando você planejar o seu calendário de conteúdo.
Terceiro truque de conteúdo de Jerry: divirta-se com gente famosa
Jerry Seinfeld é um dos comediantes mais influentes do mundo – sem discussão. Mas, o seu último sucesso da TV antes dos Comediantes em Carros foi Seinfeld, que saiu do ar em 1998, portanto, ele pode não ser uma autoridade tão grande para as pessoas atuais, quanto ele era há 20 anos (isto sem mencionar a nova geração que está atingindo a maioridade).
É por isso que a seleção dos convidados de Jerry é tão importante – por que as pessoas certas chegam com uma audiência embutida e com autoridade. Isto é o que é conhecido no mundo do marketing como o marketing do influenciador, e Jerry faz isto à perfeição.
Ele convida os comediantes mais conhecidos, mais amados e altamente provocantes do topo da prateleira para o seu show. E a variedade é verdadeiramente ampla – desde apresentadores de “talk-shows” já estabelecidos há muito tempo, como David Letterman e Jay Leno, a novos astros como Amy Schumer e o fenômeno do YouTube, Miranda Sings. Ele até levou o Presidente dos Estados Unidos Barack Obama para dirigir o carro – você não consegue uma autoridade maior que esta!
Desta maneira, Comediantes em carros indo tomar café está constantemente sendo introduzido a novas audiências através dos convidados – que frequentemente compartilham com os seus seguidores que eles estão participando, criando então uma euforia extra.
Conteúdo de Seinfeld para levar para casa: Entre em contato com influenciadores de nichos do seu negócio e tente convencê-los a participar do seu conteúdo. Você pode entrevista-los, eles podem fazer posts ou podcasts de convidados, eles podem fazer parte de listas “a quem seguir”, e/ou eles podem fazer apresentações nos seus eventos. Pense sempre em combinar influenciadores com os personagens dos seus clientes. Se você puder encontrar influenciadores com quem os seus principais clientes se identificarem, ou que eles admirarem, isto já é meio caminho andado.
Dica de bônus de Seinfeld: você não pode falsificar uma paixão
Embora você possa roubar muito da estratégia de conteúdo de Jerry Seinfeld, há uma coisa que você não pode apenas copiar: Seinfeld ama os carros e a comédia – e isto transborda de cada tomada do show. Este é um projeto de paixão, e você não pode falsificar uma paixão no longo prazo no marketing de conteúdo. E as pessoas apaixonadas são muito mais interessantes de serem ouvidas e de quem comprar.
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Sobre o autor: Niels Tybjerg é um estrategista de conteúdo digital da Scandinavian digital marketing agency IIH Nordic. Ele é um especialista em combinar conteúdo em diversos canais para criar jornadas significativas para os usuários, ligadas à automação de marketing. Siga-o no Twitter ou no LinkedIn para ter valiosas percepções sobre marketing de conteúdo gerado por dados.
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
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