Por Silvio Tanabe
Janeiro começa com grandes desafios para os profissionais de marketing. Por um lado, corte de orçamentos e necessidade de manter os custos baixos; por outro, pressão por resultados e maximização dos investimentos. Por esses motivos, 2015 deverá ser o ano da automação de marketing no Brasil.
Softwares de automação são atualmente a melhor forma de aumentar a eficiência das ações de marketing em seus mais diversos níveis. Nos EUA é um dos segmentos que mais cresce, devendo movimentar cerca de US$ 32 bilhões até 2018, segundo o IDC. O motivo é simples: 79% das empresas com maior desempenho em vendas usaram a automação de marketing durante mais de dois anos, sendo que 79% dos diretores de marketing indicaram aumento da receita como o motivo mais convincente para a adoção.
As vantagens da automação de marketing são várias, mas vamos citar as quatro que mais se adequam a nossa realidade de mercado:
1) Fazer mais sem gastar mais
O uso de softwares automatiza atividades operacionais, liberando a equipe para se concentrar nas ações mais importantes como o desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo e nutrição de leads para aumentar a captação e fidelização de clientes. Empresas que desenvolveram com sucesso programas de nutrição de leads tiveram, em média, crescimento de 20% nas oportunidades de vendas (pesquisa Demand Gen).
2) Ciclo completo
Ferramentas de automação integram as principais atividades de marketing digital (website, newsletters, landing pages, blogs, redes sociais) permitindo acompanhar com exatidão todas as etapas do funil de vendas, desde o primeiro contato do potencial cliente com a empresa até a conversão.
3) Mais eficiência
Softwares de automação de marketing também permitem monitorar a performance de maneira integrada, possibilitando analisar as ações que geram maior ou menor resultado e segmentá-los de acordo com os interesses e necessidades dos clientes. Segundo a eConsuntancy, 96% dos profissionais de marketing consideram a segmentação como um dos métodos mais valiosos para aumentar as taxas de conversão.
4) Redução de custos
De acordo com a Act-On, softwares de automação de marketing aliados a uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo e nutrição de leads aumentaram em 49% o número de contatos comerciais gerados mensalmente com redução de 68% no custo por lead.
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Sobre o autor: Jornalista com pós-graduação em comunicação com o mercado pela ESPM-SP, Silvio Tanabe é empresário, sócio da Clínica Marketing 8Ps, agência parceira da HyTrade no desenvolvimento de mercado e novos negócios.