Por Lisa Cannon
Determinar os principais indicadores de desempenho (PIDs) que são importantes para a sua empresa é uma arte, como também uma ciência. O que realmente importa para a sua organização? Isto depende dos seus objetivos, das suas metas e da sua estratégia global. Para muitas empresas, as campanhas de e-mail podem não ser primariamente medidas em termos de quanta receita elas geram, ou de quanto elas podem contribuir, indiretamente, para a lucratividade da empresa.
Para um varejista, isto pode ser muito simples. O destinatário clicou no link “Compre Agora”? E ele realmente comprou? Para uma presa do ramo de seguro saúde, isto é mais complexo. O convite para ação pode ser induzir o destinatário a ler um artigo sobre como controlar a pressão arterial, em cujo caso o número de cliques e o tempo gasto no site são métricas importantes, como também são a diminuição, mais adiante, de custos de atendimento médico.
PIDs para e-mail
Há PIDs relevantes para o marketing por e-mails que você deve rastrear regularmente, incluindo:
1. Novos prospectos. Quantos novos prospectos você descobriu? Isto está ligado à lista de crescimento dos e-mails. Este número inclui quaisquer contatos acrescentados à sua base de dados para nutrição, para que a sua equipe de marketing possa, no decorrer do tempo, incluir temas do interesse de prospectos (usando campanhas de e-mails e outros programas), aumentando progressivamente as suas pontuações de leads.
2. Taxas de respostas. Quais foram as suas taxas? Quantas impressões, bem como quantas conversões os seus e-mails geraram? Veja as taxas de abertura e de cliques, bem como os compartilhamentos sociais e os encaminhamentos, se estiverem disponíveis.
3. Leads qualificados. Dos leads que foram gerados, quantos foram estimulados a transpor o limiar de pontuação (usualmente um número estabelecido de comum acordo entre o pessoal de vendas e de marketing) que indique que eles estão qualificados e prontos para serem encaminhados para o pessoal de vendas?
4. Novos clientes. Quantos novos clientes a sua campanha de e-mail marketing ajudou a gerar? Rastrear as taxas de cliques e de conversões, bem como o comportamento online, é importante para ser capaz de atribuir um número de vendas fechadas a uma campanha de e-mails.
5. Receita total. Quanto você obteve de clientes capturados e estimulados usando e-mails? Novamente, medir as conversões o ajudará a estabelecer uma ligação entre o faturamento e o comportamento dos clientes.
Lembre-se que nem todas as métricas são PIDs. As métricas medem todos os tipos de informação interessante, mas os PIDs são as métricas realmente importantes para a sua empresa. As PIDs devem ser ligadas a um objetivo, como também devem ser quantificáveis e acionáveis, de modo que você possa agir de uma maneira específica, que moverá o ponteiro da pontuação.
Relatório do funil
Um relatório do funil pode prover informação vital sobre como está o desempenho da sua campanha de e-mails em relação à conversão de leads em clientes. Usualmente, os programas de marketing por e-mails costumam converter visitantes em leads, ou transformar leads em oportunidades. Com um relatório do funil, você pode descobrir quantos dos seus prospectos estão viajando com sucesso através do funil, e quanta receita eles representarão quando se tornarem oportunidades abertas e conquistadas.
Com a correta solução para automação de marketing, você pode também seguir os resultados dos e-mails usando um painel, que forneça uma visão geral, num só olhar, das métricas principais de cada campanha. Ao incluir links rastreáveis nas suas mensagens de e-mail, você poderá ver os resultados no decorrer do tempo, entender quais horas do dia, ou quais dias da semana são os melhores momentos para enviar, comparar mês a mês, ou ano a ano, os resultados e ver as tendências globais, bem como obter informação em profundidade sobre cada e-mail enviado.
Uma vez que você já estiver rastreando os resultados das suas campanhas de e-mail por algum tempo, você saberá que tipo de resposta você pode geralmente esperar e aprenderá rapidamente a identificar se algo está errado.
Parâmetros de referência podem ser valiosos para identificar tendências e entender alguma informação geral sobre os tipos de resultados que outras empresas no seu ramo de atividades estão obtendo através dos seus respectivos programas. Mas não fique muito preocupado sobre como as suas métricas se comparam com as dos outros. Há muitas variáveis em jogo e demasiados profissionais de marketing por e-mails ficam fixados em ter um melhor desempenho que todos os demais, ao invés de focar em melhorar as suas próprias métricas que são realmente mais importantes para o sucesso das suas respectivas empresas.
Então, os seus e-mails estão funcionando? Estão eles obtendo os resultados dos quais você precisa? Verificando os PIDs e os painéis corretos, você poderá saber com certeza. E com toda a valiosa informação que você angariar, você poderá corrigir um programa que está falhando, aperfeiçoar um que está desempenhando bem e continuamente melhorar os resultados de cada campanha de e-mail que você desenvolver.
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Sobre a Autora: Lisa Cannon é uma escritora e editora sênior na Act-On Software, baseada em Portland, nos EUA. Ela possui mais de 25 anos de experiência como redatora de marketing, diretora editorial e gosta de especializar-se em transformar temas complexos e técnicos em textos de fácil compreensão.
Fonte: Act-On Software
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
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