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5 técnicas poderosas para impulsionar o seu marketing de conteúdo

por dionei

Por Aaron Gray

Todos os dias, empresas grandes e pequenas usam o marketing de conteúdo para aumentar as suas conversões, o número de leads e o tráfico.

Ter uma poderosa estratégia de marketing de conteúdo pode fazer toda a diferença se você estiver vendo todo o potencial dos seus esforços através da quantidade de conversões que estão ocorrendo. Para realmente produzir grandes conversões, você precisa sair um pouco da sua zona de conforto e levar a sua estratégia de marketing de conteúdo ao nível seguinte.

Portanto, como você pode realizar esta grande tarefa? Este guia para especialistas lhe dará dicas sobre as melhores técnicas a serem usadas para conduzir a sua estratégia de marketing de conteúdo ao nível seguinte.

Quantidade x Qualidade – a qualidade sempre vencerá

Escrever conteúdo é fácil, escrever conteúdo de qualidade excepcional é difícil.

Para que o seu marketing de conteúdo realmente vá para o nível seguinte, você precisa garantir que cada peça tenha a melhor qualidade que você puder criar. Por exemplo, muitas pessoas produzem muitos blog posts num período de tempo muito curto. O resultado é geralmente um post de baixa qualidade, menos interessante e com probabilidade muito menor de converter.

A qualidade requer tempo e consideração, mas, é o único jogo na cidade. A sua estratégia de marketing de conteúdo precisa enfatizar a qualidade e os padrões necessários para realmente enriquecer a experiência dos leitores.

Não construa conteúdo apenas por que você é capaz. Ao invés disso, implante um processo de controle de qualidade para assegurar que você mantenha padrões acima da média. Algumas dicas para fazer isto incluem:

  • Conheça a sua audiência e crie conteúdo que ela ache útil, interessante e/ou divertido.
  • Escreva conteúdo baseado em pesquisas, fatos e apoiados por links, para dar aos seus visitantes resultados precisos e confiáveis.
  • Garanta que todos os títulos sejam interessantes, verdadeiros e engajadores para a sua audiência.
  • Crie um layout ou modelo de conteúdo para ser usado em cada tipo de conteúdo.
    • Um modelo básico de blog pode ser um título, uma introdução, ponto, ponto, ponto e uma conclusão.
    • Um e-book básico pode ter um índice, uma introdução, ponto, imagem, ponto, imagem, um gráfico e uma conclusão.

Mantenha o layout e o modelo de cada diferente tipo de conteúdo consistente durante toda a produção, para que cada peça funcione juto com as demais para criar um corpo de conteúdo coerente e coeso, que pareça e seja profissional.

Vamos ver algumas técnicas específicas para ajuda-lo a conseguir a qualidade que os seus leitores procuram.

Técnicas para impulsionar os seus esforços de conteúdo

1. Pense fora da caixa do blog post

Muitas empresas pressupõem que os blogs são um grande caminho a ser seguido ao criar um sólido plano de marketing de conteúdo. Isto simplesmente não é verdade. Para levar a sua estratégia de marketing de conteúdo para o nível seguinte, você precisa descobrir novas avenidas de conteúdo a serem exploradas, para impulsionar os seus esforços de marketing de conteúdo mais além do seu mercado atual. Isto é verdadeiro mesmo se você já tiver ido além de apenas blog posts. Algumas avenidas de conteúdo a serem exploradas, se você ainda não fez isto, incluem:

  • Infográficos
  • Vídeos
  • Estudos de caso
  • Artigos sobre como fazer alguma coisa
  • Entrevistas
  • Podcasts
  • Memes
  • Guias
  • e-Books
  • Posts sobre opiniões
  • Revisões de produtos
  • Lísticos (artigos que incluem listas de algumas coisas, como esta)
  • Pesquisas/Publicações de dados originais

Embora nem todos estes sirvam para todas as empresas, é importante conhecer quais deles você pode usar para realmente impulsionar a sua estratégia de conteúdo. Incorporar mesmo apenas uma destas avenidas de conteúdo na sua estratégia de marketing lhe dará a oportunidade para aumentar a base da sua audiência.

Lembre-se que os que assistem a vídeos não necessariamente ouvem podcasts, e aqueles que leem e-books podem não ler posts que contêm opiniões. Cada uma dessas áreas tem a sua audiência própria e, batendo em múltiplos tipos de conteúdo você pode construir uma estratégia de marketing muito poderosa que alcança uma ampla gama de compradores potenciais, para produzir resultados de sucesso.

Uma maneira fácil de começar: olhe para os seus blog posts mais populares. Você é capaz de escalonar o seu conteúdo? Pode um deles ser expandido para se tornar um e-book? Pode outro tornar-se um questionário? Pode um terceiro ser apresentado sob a forma de um podcast, ou de um webinar?

2. Seja determinado em relação à sua imagem e ao sentimento que ela produz

Todo o seu conteúdo deve refletir consistentemente a promoção da sua marca (branding). Use cores, fontes e o seu logo de acordo com as diretrizes da sua marca.

  • Escolha cuidadosamente as fontes e use-as consistentemente. Você frequentemente vê uma fonte ser usada para o corpo do texto e outra para o título, e este contraste pode funcionar bem. Mas não use mais que duas fontes numa única peça (você pode usar diferentes pesos, mas da mesma fonte). Esteja consciente que as fontes pouco comuns podem não aparecer adequadamente nas telas de todas as pessoas. A clareza e a facilidade de leitura sobrepujam outras preocupações.
  • Use bem a construção de parágrafos e de espaços em branco. Os leitores não gostam de longos blocos de texto denso. Crie um bom equilíbrio de espaço em branco, ao construir os parágrafos de texto denso. Quando puder, use pontos de bolinhas (como estes) para quebrar grandes blocos de texto e para melhorar o significado.

técnicas

Use o seu tempo para escrever e formatar o seu conteúdo, que vai fazer a diferença se o seu conteúdo será notado ou não, e se a sua estratégia de marketing de conteúdo terá sucesso.

3. Use imagens

Acrescente imagens ao seu conteúdo que ofereçam alta qualidade com clareza. Se você for o dono de uma imagem – você tirou a foto ou criou o gráfico, ou pagou alguém para fazer isto – isto é bom, você é dono dos direitos e não haverá problemas. Se você precisar usar  imagens que não possui, há dois bons lugares aonde procurar:

  • Imagens de estoque vêm de sites que licenciam imagens sem royalty, como Stock Photo Secrets, Fotolia, ShutterStock e Pixabay. Eles têm diferentes modelos de negócios; alguns deles requerem que você seja um membro e permitem que você faça download de até um determinado número de imagens; outros, pedem que você pague pela imagem.
  • Imagens gratuitas podem ser achadas em alguns sites como Creative Commons. Cada artista pode estabelecer as suas próprias regras para o uso de imagens (como se você pode ou não modificar uma imagem). Verifique os direitos do dono para ter certeza, e siga as regras que se aplicam.

A maior regra: não use uma imagem sem saber quem é o dono dela, ou você poderá estar cometendo uma violação dos direitos de imagem (é por isso que as agências que as estocam são tão úteis; elas cuidam de tudo isto para você).

Mais importante de tudo: evite usar imagens que não complementem a peça de conteúdo, ou que contêm apenas uma parte da história. Uma peça de conteúdo é melhor sozinha que acompanhada da imagem errada.

4. Não pule o processo de edição

Desenvolva um guia  de estilo da empresa, de forma que todos os criadores de conteúdo usem os mesmos termos e, da mesma maneira, as convenções de ortografia. Compartilhe isto com as agências e com os profissionais autônomos que trabalham para você. A consistência é importante – e profissional.

  • Verifique se não há erros de ortografia, erros de uso de palavras e inconsistências gramaticais. Esses tipos de erros afastam o leitor e são fatais para a sua credibilidade.
  • Verifique a estrutura. A peça tem fluência? É fácil e ler? Ela começa por algo que intriga o leitor, progride através de informação/educação/diversão, e então termina com um resumo, ou com um bom “botão”? Está faltando alguma parte da história?
  • Verifique os fatos. Verifique os links. Verifique quaisquer reivindicações feitas.

5. Encoraje a postagem de convidados entre os seus seguidores

Encorajar os seguidores a ajuda-lo a construir o seu conteúdo através de posts de convidados é uma grande maneira de encontrar novos e talentosos escritores. Isto também lhe abre outra avenida para expandir o seu conteúdo, sem que você tenha que cria-lo pessoalmente. Você ainda precisa estabelecer uma padrão de qualidade para assegurar que a classificação do seu website e a sua autoridade permaneçam intactas. Lembre-se que quase todos podem escrever, mas nem todos podem  escrever grande conteúdo. Para fixar um padrão de qualidade para publicar, você pode implantar diretrizes que precisam ser satisfeitas. Algumas coisas a serem consideradas ao criar as diretrizes incluem:

  • Número de palavras – De acordo com uma pesquisa compilada da Buffer, o tamanho ideal de um blog post é de 1.600 palavras (com um tempo de leitura de sete minutos). Mas, o seu site e a sua audiência são únicos. Veja os seus blog posts mais populares e outros conteúdos; qual é o tamanho deles? O seu conteúdo também é um fator importante. Se você precisar de mais palavras para contar a história, use-as. Se a história for mais curta, digamos 750 palavras, e o resto seria encher linguiça, fique com as 750 palavras, que terão valor para o seu leitor, e esqueça do enchimento.
  • Links –Geralmente, um blogueiro convidado espera ter links com o website dele, uma indicação no Twitter, no LinkedIn, e assim por diante. Cabe a você decidir o que e quanto permitir. Apenas seja consistente com todos os seus blogueiros convidados.
  • Conteúdo promocional – A não ser que realmente sirva para os seus clientes, não aceite conteúdo exageradamente promocional de um blogueiro convidado. Uma ligação muito sutil com um ponto de prova no site dele, etc., pode ser aceitável, se estive de acordo com as suas diretrizes.
  • Imagens – Decida se você quer que o blogueiro convidado acrescente imagens, ou se você quer fazer isto. Lembre-se que as imagens precisam ser de boa qualidade. Lembre-se que se o blogueiro enviar imagens para você, ou se ele as obtiver sob licença de uma agência de estoque, as licenças dessas imagens não são transferidas para outras pessoas jurídicas. Você precisará licencia-las pessoalmente, se quiser usa-las.
  • Conteúdo duplicado – Conteúdo duplicado pode causar uma penalização do Google. Não aceite conteúdo que tenha sido publicado em outro lugar. Você pode verificar a submissão através da Copyscape.com, se estiver preocupado.
  • Assunto – O blogueiro convidado deve informa-lo sobre o que ele gostaria de escrever para o seu site. Sinta-se livre para solicitar ajustes ou para fazer sugestões. Tenha a certeza de que o blogueiro saiba que você não aceitará um assunto se ele não se encaixar bem na sua audiência.

Ter essas diretrizes o ajudará a manter o controle sobre as submissões dos seus posts de convidados. Lembre-se de que você não precisa publicar o conteúdo apenas por que eles o escreveram. Publicar o post de um blogueiro convidado no seu website resume-se a você achar que o que foi escrito satisfaz o padrão da sua empresa e se você crê que ele está de acordo com o resto do conteúdo que está no website da sua empresa.

No Geral

Demasiados planos de empresas são escritos, e depois abandonados; com os planos de conteúdo não é diferente. Embora ter um grande plano de conteúdo seja ótimo, usar esse plano é ainda melhor. Impulsionar a sua estratégia de marketing de conteúdo para o nível seguinte depende muito de você estar gerenciando o seu atual plano tão bem que você está pronto para subir de nível.

Se você estiver pronto, implante quaisquer destas dicas que, para você, pareçam ser a próxima, e você será capaz de ver mais leads, visitantes e conversões num período muito curto de tempo.

Portanto: quais técnicas você vai implantar em primeiro lugar?

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Você está pronto para implantar o seu plano de conteúdo? Verifique o nosso e-book para aprender a criar conteúdo de qualidade através de uma estratégia vencedora que atraia potenciais compradores e que crie afinidade pela marca. Ele te ajudará a desenvolver personagens de compradores, a mapear a jornada deles através do ciclo de engajamento até a tomada de decisão e produzir conteúdo que os ajudará em cada estágio dessa jornada.

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Sobre o autor: Aaron é o fundador do Studio 56 e é um especialista apaixonado pelo marketing digital, que trabalhou com algumas das maiores agências de marketing digital da Austrália. Ele tem trabalhado no campo do marketing digital por dez anos. Aaron ama viajar pelo mundo para não somente melhorar as suas experiências culturais, como para aprender e melhorar as suas habilidades no ramo de atividades do marketing digital. Ele é dedicado a ajudar outros a alcançar as suas próprias metas do marketing online.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

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