70% dos consumidores no Brasil disseram que verificam regularmente as páginas de marcas na mídia social
A Internet pode ser um fenômeno global, mas os hábitos de procurar diferem amplamente de região para região e de país para país. Um exemplo: as diferentes maneiras como usuários da internet em vários países interagem com a presença de marcas nas redes sociais, como foi observado num estudo recente.
O estudo, realizado pela Ipsos OTX e Ipsos Global @dvisor, verificou que grande número de usuários da internet na América Latina e em partes da região Ásia-Pacífico segue páginas de marcas nas redes sociais, enquanto que usuários da internet na América do Norte e na Europa Ocidental mais provavelmente as ignoram.
Na América Latina, 70% dos consumidores no Brasil, 72% dos consumidores no México e 64% dos consumidores na Argentina concordaram que eles “muito provavelmente” ou “com alguma probabilidade” verificavam regularmente páginas de marcas nas redes sociais. No Brasil e no México, apenas 12% dos consumidores em cada um desses países considerou que “provavelmente” não as verificaria.
Países na região Ásia-Pacífico mostraram maior variação. Na Índia, 40% dos usuários da internet disseram que muito provavelmente seguem páginas de marcas na mídia social e apenas 6% consideraram que provavelmente não o fariam. Ao contrário, no Japão, apenas 4% provavelmente o fariam contra 51% que não o fariam.
Os diferentes graus de entusiasmo por páginas de marcas na mídia social parecem corresponder, a grosso modo, à maturidade dos mercados digitais em cada país. A eMarketer estima que 10,9% da população da Índia estará na internet em 2013, enquanto que nela estará 76,1% da população do Japão.
De acordo com esta tendência, os usuários da internet na Indonésia e na China, dois países nos quais o uso da internet ainda está se desenvolvendo, pareceram consideravelmente mais interessados em procurar conteúdo de páginas de marcas na mídia social, em comparação com usuários da internet na Coreia do Sul e na Austrália, onde a internet está bem estabelecida. A América Latina tende a ficar em algum lugar no meio, em termos da adoção da internet: a eMarketer projeta que 46% desta população será de usuários da internet em 2013.
Na América do Norte e na Europa Ocidental, onde as taxas de adoção da internet tendem a se assemelhar às do Japão e da Austrália, o interesse em páginas de marcas na mídia social é igualmente pequeno.
Esta correlação poderia ser explicada pelo fato de que, em países nos quais a internet ainda está principalmente na fase provinciana dos primeiros usuários, os participantes das redes sociais estarão, mais provavelmente, interessados por ofertas nas páginas de marcas na mídia social do que a população geral. Outra possibilidade é que países que estão acostumados à internet tenham ficado insensíveis às ofertas das marcas na mídia social, enquanto que, em outros países, estas ofertas são ainda uma novidade e são emocionantes.
Fonte: eMarketer
Tradução: Fernando B. T. Leite