Por Ricardo De Lucia Leite (diretor de relacionamento na hytrade)
Um dos princípios fundamentais do marketing de conteúdo (que engloba todo marketing online) está em lhe auxiliar a se posicionar como um especialista em seu mercado. Independentemente de você ser um consultor, uma empresa de serviços ou um grande varejista, para ganhar a confiança dos consumidores, você precisa atentar para a questão do “por que”:
- ➲ Por que você é o melhor?
- ➲ Por que eu devo acreditar em você?
- ➲ Por que eu devo comprar algo seu?
Responder estas perguntas, a princípio, pode não ser tão difícil assim, pelo menos sob o seu ponto de vista. As respostas podem ser bem abrangentes, o que aparentemente pode ser uma vantagem, mas paradoxalmente, na verdade, elas acabam sendo um problema.
Não se esqueça de que estas perguntas já foram respondidas na mente dos prospectos, mesmo antes de você os conhecer. A Internet facilita muito o processo de compra para os consumidores.
Hoje em dia, com tanta informação disponível, estas três perguntas podem muito bem se resumir em uma: Por que devo comprar de você no fim das contas, se conheço seu concorrente melhor que você e, no fundo, não há diferença?
Você diz que é diferente e melhor, mas os consumidores sabem que você não é. De fato, talvez você nem seja levado em consideração no processo de escolha.
Repare que estamos passando por um período de farta oferta de informação com recessão econômica. É um momento onde as pessoas precisam reavaliar seus orçamentos e, no processo, seus hábitos de consumo.
Se antes eu tinha simpatia pelos seus comerciais e aceitava pagar um “prêmio” por acreditar no que você me dizia, hoje eu posso reavaliar com certa facilidade se o que você me diz é realmente verdade e se faz sentido eu pagar este “prêmio” pelos seus produtos e serviços.
Portanto, o que você precisa saber e fazer é o seguinte:
1) Os consumidores precisam lhe achar. Não por interrupção, mas através de suas pesquisas online, seja em buscadores ou nas redes sociais;
2) Você precisará demonstrar que a sua proposta de valor é a melhor. Não alegar, mas demonstrar;
3) Lembre-se que você será avaliado basicamente pelo triângulo mágico:
A oferta de conteúdo permite que você seja descoberto e que possa expressar suas diferenças de diversas formas, desde que a sua missão de conteúdo seja clara, mesmo que o seu produto, em última instância, seja uma comodidade. Se você não quiser jogar, você não só irá perder; na verdade, você nem no jogo vai estar!
Se você acredita em tudo que acabo de dizer e estiver precisando de ajuda, preencha o fomulário abaixo que faremos um diagnóstico gratuito sobre marketing de conteúdo para a sua empresa.
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Caso você ainda não esteja convencido, aqui no nosso blog você poderá encontrar mais informações sobre o assunto.
Um cordial abraço,