Uma vez, porque a cerveja é realmente sensacional. Outra vez, porque o marketing de conteúdo da cerveja é ainda mais sensacional.
Vejamos por que:
Sabe-se que as cervejas inglesas estão entre as melhores do mundo. Eu trabalhei durante muitos anos para uma empresa inglesa e, num pouco mais de dois desses anos, eu morei na Inglaterra. Tive então a oportunidade de beber várias diferentes marcas de cervejas fabricadas nesse país e, realmente, elas são muito boas.
Entre as marcas que eu bebi, está a Newcastle, fabricada por uma empresa localizada na cidade que tem o mesmo nome, localizada no norte, perto da fronteira com a Escócia. Desta fábrica, eu me lembro de ter bebido algumas vezes a Newcastle Brown Ale, que achei verdadeiramente sensacional!
Recentemente, eu verifiquei que esta marca lançou uma campanha na Internet, que também é sensacional!
Vejamos alguns detalhes desta campanha: se quiserem vê-la pessoalmente, acessem o site http://www.ifwewon.com/. A campanha, desenvolvida pela agência Droga5, está baseada no fato de que os norte-americanos declararam a sua independência da Inglaterra no dia 4 de julho 1776. Portanto, o dia 4 de julho é, para os americanos, o equivalente ao dia 7 de setembro para nós brasileiros.
Logo, a campanha criou um “novo feriado”: a véspera da comemoração da independência dos Estados Unidos, ou seja, o dia 3 de julho, com o tema “se nós tivéssemos vencido”. A principal mensagem é: comemore este novo feriado (o dia 3 de julho) bebendo a Newcastle Brown Ale e veja como as coisas poderiam ter sido melhores, se nós (os ingleses) tivéssemos vencido a guerra.
Sob o ponto de vista de marketing de conteúdo, a campanha é realmente brilhante. Foi criado, especialmente para essa campanha, o site acima mencionado e, como todos podem ver, o conteúdo é sensacional! São vários vídeos, nos quais se destacam o comediante inglês Stephan Merchant e a atriz britânica Elizabeth Hurley, além do ator americano Zachary Quinto.
Lembrando que o marketing de conteúdo é sobre entregar o conteúdo que a sua audiência estiver procurando em todos os lugares possíveis onde eles possam procurar. É a combinação efetiva da criação de conteúdo, sua curadoria e sindicância. É o processo de desenvolvimento e compartilhamento de conteúdo relevante, valioso e cativante para um público alvo, com o objetivo de conquistar novos consumidores ou aumentar os negócios a partir da base atual de clientes. Marketing de conteúdo é acima de tudo investir em mídia proprietária ao invés de investir em mídia de terceiros.
Os vídeos são, ademais de muito bem feitos, engraçados e divertidos. Eles sugerem que, se os ingleses tivessem vencido, os Estados Unidos chamar-se-iam Grâ-Bretanha 2, falariam com sotaque britânico, teriam taxis pretos e não amarelos, teriam expressões e palavras vulgares e ofensivas muito melhores, além de várias outras coisas deste tipo, como melhor comédia, melhor cultura, melhor comida, além de toda a “mushy peas” (puré de ervilha, muito apreciado na Inglaterra, que se come com fish and chips – peixe frito com batatas fritas) que eles fossem capazes de comer! Isto sem falar dos famosos muffins (bolinhos de vários tipos e sabores).
O vídeo com Stephan Merchant (que tem cerca de 480.000 seguidores), passou de 2 milhões de visualizações, desde que ele foi carregado no YouTube em 24 de junho. Elizabeth Hurley (com 458.000 tweeps) viu o seu spot, carregado em 02 de julho, atingir mais de 1 milhão de visualizações.
O que você achou desta ação da Newcastle Brown Ale? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.